Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134098 |
Resumo: | O cálculo desde a década de 60 foi extinto do currículo da Educação Básica, porém ainda é uma ferramenta muito importante para a realização de diversas construções algébricas e para o entendimento de diferentes conteúdos das mais variadas disciplinas. A didática de resoluções de problemas é uma excelente forma de estimular o aluno a aprender, a pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exmplo, aplicar seus conhecimentos de derivada em problemas de máximo e mínimo, pode tornar a aprendizagem mais significativa. Aliada ao software Geogebra, software de Geometria dinâmica que possibilita a visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a resolução de problemas poderá auxiliar positivamente a aprendizagem dos alunos. Então, neste trabalho, busca-se apresentar problemas que promovam nos alunos a capacidade de explorar, desenvolver e consolidar o uso de derivada em problemas de máximos e mínimos. |
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Numer, Francine MireleJusto, Dagoberto Adriano Rizzotto2016-03-24T02:06:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134098000983993O cálculo desde a década de 60 foi extinto do currículo da Educação Básica, porém ainda é uma ferramenta muito importante para a realização de diversas construções algébricas e para o entendimento de diferentes conteúdos das mais variadas disciplinas. A didática de resoluções de problemas é uma excelente forma de estimular o aluno a aprender, a pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exmplo, aplicar seus conhecimentos de derivada em problemas de máximo e mínimo, pode tornar a aprendizagem mais significativa. Aliada ao software Geogebra, software de Geometria dinâmica que possibilita a visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a resolução de problemas poderá auxiliar positivamente a aprendizagem dos alunos. Então, neste trabalho, busca-se apresentar problemas que promovam nos alunos a capacidade de explorar, desenvolver e consolidar o uso de derivada em problemas de máximos e mínimos.application/pdfporResolução de problemasGeoGebra : SoftwareProblemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983993.pdf000983993.pdfTexto completoapplication/pdf853245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/1/000983993.pdff260766d2e9583416229d4e66ed1d51cMD51TEXT000983993.pdf.txt000983993.pdf.txtExtracted Texttext/plain68688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/2/000983993.pdf.txt0a30a77ded807e72a9fe4605dbbc3538MD52THUMBNAIL000983993.pdf.jpg000983993.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/3/000983993.pdf.jpg79837253d58a543a59e0f253569e460dMD5310183/1340982018-10-29 08:05:00.012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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