Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Numer, Francine Mirele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134098
Resumo: O cálculo desde a década de 60 foi extinto do currículo da Educação Básica, porém ainda é uma ferramenta muito importante para a realização de diversas construções algébricas e para o entendimento de diferentes conteúdos das mais variadas disciplinas. A didática de resoluções de problemas é uma excelente forma de estimular o aluno a aprender, a pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exmplo, aplicar seus conhecimentos de derivada em problemas de máximo e mínimo, pode tornar a aprendizagem mais significativa. Aliada ao software Geogebra, software de Geometria dinâmica que possibilita a visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a resolução de problemas poderá auxiliar positivamente a aprendizagem dos alunos. Então, neste trabalho, busca-se apresentar problemas que promovam nos alunos a capacidade de explorar, desenvolver e consolidar o uso de derivada em problemas de máximos e mínimos.
id UFRGS-2_4654d851c29f0779662fd36793eb4cf3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134098
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Numer, Francine MireleJusto, Dagoberto Adriano Rizzotto2016-03-24T02:06:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134098000983993O cálculo desde a década de 60 foi extinto do currículo da Educação Básica, porém ainda é uma ferramenta muito importante para a realização de diversas construções algébricas e para o entendimento de diferentes conteúdos das mais variadas disciplinas. A didática de resoluções de problemas é uma excelente forma de estimular o aluno a aprender, a pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exmplo, aplicar seus conhecimentos de derivada em problemas de máximo e mínimo, pode tornar a aprendizagem mais significativa. Aliada ao software Geogebra, software de Geometria dinâmica que possibilita a visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a resolução de problemas poderá auxiliar positivamente a aprendizagem dos alunos. Então, neste trabalho, busca-se apresentar problemas que promovam nos alunos a capacidade de explorar, desenvolver e consolidar o uso de derivada em problemas de máximos e mínimos.application/pdfporResolução de problemasGeoGebra : SoftwareProblemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983993.pdf000983993.pdfTexto completoapplication/pdf853245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/1/000983993.pdff260766d2e9583416229d4e66ed1d51cMD51TEXT000983993.pdf.txt000983993.pdf.txtExtracted Texttext/plain68688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/2/000983993.pdf.txt0a30a77ded807e72a9fe4605dbbc3538MD52THUMBNAIL000983993.pdf.jpg000983993.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/3/000983993.pdf.jpg79837253d58a543a59e0f253569e460dMD5310183/1340982018-10-29 08:05:00.012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
title Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
spellingShingle Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
Numer, Francine Mirele
Resolução de problemas
GeoGebra : Software
title_short Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
title_full Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
title_fullStr Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
title_full_unstemmed Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
title_sort Problemas de máximos e mínimos com o auxílio do software GeoGebra e conhecimento de derivadas
author Numer, Francine Mirele
author_facet Numer, Francine Mirele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Numer, Francine Mirele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justo, Dagoberto Adriano Rizzotto
contributor_str_mv Justo, Dagoberto Adriano Rizzotto
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
GeoGebra : Software
topic Resolução de problemas
GeoGebra : Software
description O cálculo desde a década de 60 foi extinto do currículo da Educação Básica, porém ainda é uma ferramenta muito importante para a realização de diversas construções algébricas e para o entendimento de diferentes conteúdos das mais variadas disciplinas. A didática de resoluções de problemas é uma excelente forma de estimular o aluno a aprender, a pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exmplo, aplicar seus conhecimentos de derivada em problemas de máximo e mínimo, pode tornar a aprendizagem mais significativa. Aliada ao software Geogebra, software de Geometria dinâmica que possibilita a visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a resolução de problemas poderá auxiliar positivamente a aprendizagem dos alunos. Então, neste trabalho, busca-se apresentar problemas que promovam nos alunos a capacidade de explorar, desenvolver e consolidar o uso de derivada em problemas de máximos e mínimos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134098
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983993
url http://hdl.handle.net/10183/134098
identifier_str_mv 000983993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/1/000983993.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/2/000983993.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134098/3/000983993.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f260766d2e9583416229d4e66ed1d51c
0a30a77ded807e72a9fe4605dbbc3538
79837253d58a543a59e0f253569e460d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501421146112