Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Renato Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32253
Resumo: Neste artigo, abordaremos a complexa relação entre política e educação, passando pela proposta de um currículo orientado de acordo com os interesses burgueses e fazendo o contraponto com a proposta de uma educação popular, uma educação que nasça das classes populares em acordo com as demandas e aspirações dessa classe. Apresentaremos em linhas gerais a razão social do trabalho pedagógico e seus (des)caminhos, bem como alternativas para a educação pública. Autores como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Moacir Gadotti, entre outros, nos ajudaram a construir e reconstruir significados e reflexões acerca do cenário políticoe social no qual a escola pública está inserida.
id UFJF-7_17e107d38e2a020f315a656b6190eaf2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32253
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popularCurrículoIdeologiaPolíticaEducação PopularNeste artigo, abordaremos a complexa relação entre política e educação, passando pela proposta de um currículo orientado de acordo com os interesses burgueses e fazendo o contraponto com a proposta de uma educação popular, uma educação que nasça das classes populares em acordo com as demandas e aspirações dessa classe. Apresentaremos em linhas gerais a razão social do trabalho pedagógico e seus (des)caminhos, bem como alternativas para a educação pública. Autores como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Moacir Gadotti, entre outros, nos ajudaram a construir e reconstruir significados e reflexões acerca do cenário políticoe social no qual a escola pública está inserida.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32253Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 2 (2013): Gestão educacional; 106-1182237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32253/21329Leite, Renato Costa info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-20T17:30:12Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32253Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.440006Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
title Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
spellingShingle Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
Leite, Renato Costa
Currículo
Ideologia
Política
Educação Popular
title_short Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
title_full Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
title_fullStr Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
title_full_unstemmed Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
title_sort Educação e política: a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
author Leite, Renato Costa
author_facet Leite, Renato Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Renato Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ideologia
Política
Educação Popular
topic Currículo
Ideologia
Política
Educação Popular
description Neste artigo, abordaremos a complexa relação entre política e educação, passando pela proposta de um currículo orientado de acordo com os interesses burgueses e fazendo o contraponto com a proposta de uma educação popular, uma educação que nasça das classes populares em acordo com as demandas e aspirações dessa classe. Apresentaremos em linhas gerais a razão social do trabalho pedagógico e seus (des)caminhos, bem como alternativas para a educação pública. Autores como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Moacir Gadotti, entre outros, nos ajudaram a construir e reconstruir significados e reflexões acerca do cenário políticoe social no qual a escola pública está inserida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32253
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32253/21329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 2 (2013): Gestão educacional; 106-118
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124097798144