Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Deise Mazzarella
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Sueli Maria Goulart, Ferreira, Marcello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31826
Resumo: Esse artigo discute a suposta incorporação de características das Organizações Sociais pelas Instituições Federais de Ensino Superior a partir da adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A investigação teve por referência a Teoria da Contingência Estrutural e as características do Estado Gerencial. Como estratégia de pesquisa, foi utilizado o estudo do caso de adesão ao Sistema UAB pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram coletados em documentos e entrevistas, e processados sob a perspectiva da análise interpretativa. Nesta pesquisa, constatou-se que o MEC adotou o contrato como estratégia para expansão de vagas na modalidade EaD, configurando um ambiente de dependência de recursos para o ensino a distância. Com efeito, a UFRGS foi forçada a adotar a estratégia de captação de recursos, empreendida pela ação de adesão ao Sistema UAB, que resultou na ampliação significativa do seu número de vagas no ensino de graduação e de especializações lato sensu. Essa expansão organizacional foi viabilizada pela intensificação do trabalho dos seus servidores e pelas contratações temporárias de vínculo precário. O contrato fez emergir na UFRGS características das Organizações Sociais, conforme idealizava a proposta gerencial de reforma do aparelho do Estado.
id UFJF-7_2f3aef862a8e96e33a7d2865c0f723b2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31826
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?Ensino superior. Educação a DistânciaSistema UABEstado GerencialTeoria da Contingência EstruturalEsse artigo discute a suposta incorporação de características das Organizações Sociais pelas Instituições Federais de Ensino Superior a partir da adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A investigação teve por referência a Teoria da Contingência Estrutural e as características do Estado Gerencial. Como estratégia de pesquisa, foi utilizado o estudo do caso de adesão ao Sistema UAB pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram coletados em documentos e entrevistas, e processados sob a perspectiva da análise interpretativa. Nesta pesquisa, constatou-se que o MEC adotou o contrato como estratégia para expansão de vagas na modalidade EaD, configurando um ambiente de dependência de recursos para o ensino a distância. Com efeito, a UFRGS foi forçada a adotar a estratégia de captação de recursos, empreendida pela ação de adesão ao Sistema UAB, que resultou na ampliação significativa do seu número de vagas no ensino de graduação e de especializações lato sensu. Essa expansão organizacional foi viabilizada pela intensificação do trabalho dos seus servidores e pelas contratações temporárias de vínculo precário. O contrato fez emergir na UFRGS características das Organizações Sociais, conforme idealizava a proposta gerencial de reforma do aparelho do Estado.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3182610.34019/2237-9444.2016.v6.31826Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 11-302237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31826/21106 Goulart, Deise MazzarellaSilva, Sueli Maria Goulart Ferreira, Marcello info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T21:14:10Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31826Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:31.407905Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
title Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
spellingShingle Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
Goulart, Deise Mazzarella
Ensino superior. Educação a Distância
Sistema UAB
Estado Gerencial
Teoria da Contingência Estrutural
title_short Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
title_full Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
title_fullStr Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
title_full_unstemmed Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
title_sort Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?
author Goulart, Deise Mazzarella
author_facet Goulart, Deise Mazzarella
Silva, Sueli Maria Goulart
Ferreira, Marcello
author_role author
author2 Silva, Sueli Maria Goulart
Ferreira, Marcello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Deise Mazzarella
Silva, Sueli Maria Goulart
Ferreira, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior. Educação a Distância
Sistema UAB
Estado Gerencial
Teoria da Contingência Estrutural
topic Ensino superior. Educação a Distância
Sistema UAB
Estado Gerencial
Teoria da Contingência Estrutural
description Esse artigo discute a suposta incorporação de características das Organizações Sociais pelas Instituições Federais de Ensino Superior a partir da adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A investigação teve por referência a Teoria da Contingência Estrutural e as características do Estado Gerencial. Como estratégia de pesquisa, foi utilizado o estudo do caso de adesão ao Sistema UAB pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados foram coletados em documentos e entrevistas, e processados sob a perspectiva da análise interpretativa. Nesta pesquisa, constatou-se que o MEC adotou o contrato como estratégia para expansão de vagas na modalidade EaD, configurando um ambiente de dependência de recursos para o ensino a distância. Com efeito, a UFRGS foi forçada a adotar a estratégia de captação de recursos, empreendida pela ação de adesão ao Sistema UAB, que resultou na ampliação significativa do seu número de vagas no ensino de graduação e de especializações lato sensu. Essa expansão organizacional foi viabilizada pela intensificação do trabalho dos seus servidores e pelas contratações temporárias de vínculo precário. O contrato fez emergir na UFRGS características das Organizações Sociais, conforme idealizava a proposta gerencial de reforma do aparelho do Estado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31826
10.34019/2237-9444.2016.v6.31826
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31826
identifier_str_mv 10.34019/2237-9444.2016.v6.31826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31826/21106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 11-30
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123431952384