Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Priscilla Anne Castro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31653
Resumo: O objetivo do trabalho é relatar a avaliação do uso de maquetes, vídeos, teatro e gincana em oficinas pedagógicas em um projeto de extensão, utilizando a escala de Likert. Avaliou-se o poder de fixação da atenção, compreensão, reflexão e suficiência do tempo para cada tipo de metodologia. O teatro apresentou os maiores índices de atenção e compreensão, a gincana deteve o de reflexão e demonstrou maior eficiência quanto ao tempo, enquanto as maquetes e vídeos foram as menos interessantes nas opiniões dos participantes.
id UFJF-7_39df8cbbbefd1a065d9c48c57064b23a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31653
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentesEducaçãoMetodologias pedagógicasAdolescentesO objetivo do trabalho é relatar a avaliação do uso de maquetes, vídeos, teatro e gincana em oficinas pedagógicas em um projeto de extensão, utilizando a escala de Likert. Avaliou-se o poder de fixação da atenção, compreensão, reflexão e suficiência do tempo para cada tipo de metodologia. O teatro apresentou os maiores índices de atenção e compreensão, a gincana deteve o de reflexão e demonstrou maior eficiência quanto ao tempo, enquanto as maquetes e vídeos foram as menos interessantes nas opiniões dos participantes.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31653Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 494-5042237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31653/21071Assis, Priscilla Anne Castro de info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-16T19:07:58Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31653Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:30.324982Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
title Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
spellingShingle Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
Assis, Priscilla Anne Castro de
Educação
Metodologias pedagógicas
Adolescentes
title_short Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
title_full Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
title_fullStr Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
title_full_unstemmed Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
title_sort Análise da eficiência de metodologias didáticas utilizadas em um projeto de extensão: uma experiência com adolescentes
author Assis, Priscilla Anne Castro de
author_facet Assis, Priscilla Anne Castro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Priscilla Anne Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Metodologias pedagógicas
Adolescentes
topic Educação
Metodologias pedagógicas
Adolescentes
description O objetivo do trabalho é relatar a avaliação do uso de maquetes, vídeos, teatro e gincana em oficinas pedagógicas em um projeto de extensão, utilizando a escala de Likert. Avaliou-se o poder de fixação da atenção, compreensão, reflexão e suficiência do tempo para cada tipo de metodologia. O teatro apresentou os maiores índices de atenção e compreensão, a gincana deteve o de reflexão e demonstrou maior eficiência quanto ao tempo, enquanto as maquetes e vídeos foram as menos interessantes nas opiniões dos participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31653
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31653/21071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 494-504
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123394203648