A didática na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal do Paraná / The didactics in technical secondary education at the Federal Institute of Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/90 |
Resumo: | Esta comunicação apresenta pesquisa sobre a didática na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal do Paraná, que envolve diversos aspectos e peculiaridades. O estudo tem como objetivo compreender os significados e os impactos da didática na formação de profissionais para o mundo do trabalho. A metodologiafoi orientada pela pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, a partir da análise documental, sendo subsidiada na visão dialética incorporada pela hermenêutica, nas experiências escolares e acadêmicas do pesquisador. Isso justifica a interlocução com diversos autores, dentre os quais: Bazzo, Castelli &Pedrini, Comenius, Cury, Demo, Frigotto, Gramsci, Guareschi, Libâneo, Oliveira Júnior, Pimenta,Queluz, Rocha e Tremblay. Com esse referencial teórico e com as análises dos documentos educacionais, algumas conclusões foram possíveis: os sujeitos da educação profissional são mais conscientes de seu papel social e menos inflexíveis em suas convicções, com a formação politécnica; mudanças na sociedade brasileira transformam a didática; a formação inicial não é suficiente para a qualificação integral dos bacharéis; as pesquisas estimulam os debates e as ideias novas; a filosofia da práxis é importante na educação profissional técnica de nível médio; e, não são suficientes as pesquisas sobre a didática, é necessário um compromisso ético e pedagógico do pesquisadorcom a busca de alternativas. Ressalte-se que a pesquisa está alicerçada em uma perspectiva educacional integral no IFPR, com formação humana e técnica dos profissionais. Por isso, entende-se que a didática presente nos cursos técnicos de nível médio deve preparar o aluno para o mundo do trabalho, onde consegue seu sustento e a manutenção da vida privada, mas sem submeter-se à lógica do capital. |
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