Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes. |
id |
UFJF-7_4aa88b9452a2cad6a653e78d7b8b03b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31834 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em focoAdulteraçãoEnsino de QuímicaEstudo de casoEste trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes. Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 31-472237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834/21107Pereira, Ademir de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-29T18:13:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31834Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:31.452799Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
title |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
spellingShingle |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco Pereira, Ademir de Souza Adulteração Ensino de Química Estudo de caso |
title_short |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
title_full |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
title_fullStr |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
title_sort |
Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco |
author |
Pereira, Ademir de Souza |
author_facet |
Pereira, Ademir de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ademir de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adulteração Ensino de Química Estudo de caso |
topic |
Adulteração Ensino de Química Estudo de caso |
description |
Este trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31834/21107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 2 (2016): Formação docente e ensino superior; 31-47 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123434049536 |