Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcello
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leopoldino da Silva Filho, Olavo, Pinto Freitas, Alessandro, Lourenço, Renato, Lourenço, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo apresentar um material didático que permitisse tratar da Física Moderna e Contemporânea, em especial o efeito fotoelétrico, de modo contextualizado no cotidiano do aluno. O público alvo foi uma turma do 3ª ano de Ensino Médio, turno noturno, na Região Administrativa do Gama, administrado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. As aulas foram elaboradas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, aqui denominados: 1ª fase – situações do cotidiano de conhecimento diário dos alunos; 2ª fase – exposição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos temas estudados e da problematização inicial; e 3ª fase – abordagem sistemática do conhecimento incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo quanto outras que, embora não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, possam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Após a coleta de dados, foi possível constatar que o material elaborado experimentalmente em sala de aula instigou os alunos, qualificando a aprendizagem e a curiosidade. Assim, mostra-se evidente a necessidade de aplicabilidade da FMC ao cotidiano, de modo a facilitar sua abordagem. Espera-se que o material aqui produzido sirva de modelo para professores de Física.
id UFJF-7_85643bd241957c56d8f08197ff9f269d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31179
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétricoFísica Moderna e ContemporâneaEfeito fotoelétricoTrês Momentos PedagógicosEnsino de FísicaO presente trabalho teve por objetivo apresentar um material didático que permitisse tratar da Física Moderna e Contemporânea, em especial o efeito fotoelétrico, de modo contextualizado no cotidiano do aluno. O público alvo foi uma turma do 3ª ano de Ensino Médio, turno noturno, na Região Administrativa do Gama, administrado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. As aulas foram elaboradas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, aqui denominados: 1ª fase – situações do cotidiano de conhecimento diário dos alunos; 2ª fase – exposição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos temas estudados e da problematização inicial; e 3ª fase – abordagem sistemática do conhecimento incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo quanto outras que, embora não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, possam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Após a coleta de dados, foi possível constatar que o material elaborado experimentalmente em sala de aula instigou os alunos, qualificando a aprendizagem e a curiosidade. Assim, mostra-se evidente a necessidade de aplicabilidade da FMC ao cotidiano, de modo a facilitar sua abordagem. Espera-se que o material aqui produzido sirva de modelo para professores de Física.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 312-3572237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179/20876Ferreira, MarcelloLeopoldino da Silva Filho, OlavoPinto Freitas, AlessandroLourenço, RenatoLourenço, Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T22:26:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31179Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:27.577887Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
title Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
spellingShingle Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
Ferreira, Marcello
Física Moderna e Contemporânea
Efeito fotoelétrico
Três Momentos Pedagógicos
Ensino de Física
title_short Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
title_full Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
title_fullStr Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
title_sort Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
author Ferreira, Marcello
author_facet Ferreira, Marcello
Leopoldino da Silva Filho, Olavo
Pinto Freitas, Alessandro
Lourenço, Renato
Lourenço, Michel
author_role author
author2 Leopoldino da Silva Filho, Olavo
Pinto Freitas, Alessandro
Lourenço, Renato
Lourenço, Michel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcello
Leopoldino da Silva Filho, Olavo
Pinto Freitas, Alessandro
Lourenço, Renato
Lourenço, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Física Moderna e Contemporânea
Efeito fotoelétrico
Três Momentos Pedagógicos
Ensino de Física
topic Física Moderna e Contemporânea
Efeito fotoelétrico
Três Momentos Pedagógicos
Ensino de Física
description O presente trabalho teve por objetivo apresentar um material didático que permitisse tratar da Física Moderna e Contemporânea, em especial o efeito fotoelétrico, de modo contextualizado no cotidiano do aluno. O público alvo foi uma turma do 3ª ano de Ensino Médio, turno noturno, na Região Administrativa do Gama, administrado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. As aulas foram elaboradas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, aqui denominados: 1ª fase – situações do cotidiano de conhecimento diário dos alunos; 2ª fase – exposição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos temas estudados e da problematização inicial; e 3ª fase – abordagem sistemática do conhecimento incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo quanto outras que, embora não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, possam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Após a coleta de dados, foi possível constatar que o material elaborado experimentalmente em sala de aula instigou os alunos, qualificando a aprendizagem e a curiosidade. Assim, mostra-se evidente a necessidade de aplicabilidade da FMC ao cotidiano, de modo a facilitar sua abordagem. Espera-se que o material aqui produzido sirva de modelo para professores de Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179/20876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 312-357
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123049222144