Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo apresentar um material didático que permitisse tratar da Física Moderna e Contemporânea, em especial o efeito fotoelétrico, de modo contextualizado no cotidiano do aluno. O público alvo foi uma turma do 3ª ano de Ensino Médio, turno noturno, na Região Administrativa do Gama, administrado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. As aulas foram elaboradas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, aqui denominados: 1ª fase – situações do cotidiano de conhecimento diário dos alunos; 2ª fase – exposição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos temas estudados e da problematização inicial; e 3ª fase – abordagem sistemática do conhecimento incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo quanto outras que, embora não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, possam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Após a coleta de dados, foi possível constatar que o material elaborado experimentalmente em sala de aula instigou os alunos, qualificando a aprendizagem e a curiosidade. Assim, mostra-se evidente a necessidade de aplicabilidade da FMC ao cotidiano, de modo a facilitar sua abordagem. Espera-se que o material aqui produzido sirva de modelo para professores de Física. |
id |
UFJF-7_85643bd241957c56d8f08197ff9f269d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31179 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétricoFísica Moderna e ContemporâneaEfeito fotoelétricoTrês Momentos PedagógicosEnsino de FísicaO presente trabalho teve por objetivo apresentar um material didático que permitisse tratar da Física Moderna e Contemporânea, em especial o efeito fotoelétrico, de modo contextualizado no cotidiano do aluno. O público alvo foi uma turma do 3ª ano de Ensino Médio, turno noturno, na Região Administrativa do Gama, administrado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. As aulas foram elaboradas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, aqui denominados: 1ª fase – situações do cotidiano de conhecimento diário dos alunos; 2ª fase – exposição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos temas estudados e da problematização inicial; e 3ª fase – abordagem sistemática do conhecimento incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo quanto outras que, embora não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, possam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Após a coleta de dados, foi possível constatar que o material elaborado experimentalmente em sala de aula instigou os alunos, qualificando a aprendizagem e a curiosidade. Assim, mostra-se evidente a necessidade de aplicabilidade da FMC ao cotidiano, de modo a facilitar sua abordagem. Espera-se que o material aqui produzido sirva de modelo para professores de Física.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 312-3572237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179/20876Ferreira, MarcelloLeopoldino da Silva Filho, OlavoPinto Freitas, AlessandroLourenço, RenatoLourenço, Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T22:26:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31179Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:27.577887Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
title |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico Ferreira, Marcello Física Moderna e Contemporânea Efeito fotoelétrico Três Momentos Pedagógicos Ensino de Física |
title_short |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
title_full |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
title_sort |
Uma proposta de ensino investigativo sobre a física moderna e contemporânea: o efeito fotoelétrico |
author |
Ferreira, Marcello |
author_facet |
Ferreira, Marcello Leopoldino da Silva Filho, Olavo Pinto Freitas, Alessandro Lourenço, Renato Lourenço, Michel |
author_role |
author |
author2 |
Leopoldino da Silva Filho, Olavo Pinto Freitas, Alessandro Lourenço, Renato Lourenço, Michel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcello Leopoldino da Silva Filho, Olavo Pinto Freitas, Alessandro Lourenço, Renato Lourenço, Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Moderna e Contemporânea Efeito fotoelétrico Três Momentos Pedagógicos Ensino de Física |
topic |
Física Moderna e Contemporânea Efeito fotoelétrico Três Momentos Pedagógicos Ensino de Física |
description |
O presente trabalho teve por objetivo apresentar um material didático que permitisse tratar da Física Moderna e Contemporânea, em especial o efeito fotoelétrico, de modo contextualizado no cotidiano do aluno. O público alvo foi uma turma do 3ª ano de Ensino Médio, turno noturno, na Região Administrativa do Gama, administrado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. As aulas foram elaboradas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, aqui denominados: 1ª fase – situações do cotidiano de conhecimento diário dos alunos; 2ª fase – exposição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos temas estudados e da problematização inicial; e 3ª fase – abordagem sistemática do conhecimento incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo quanto outras que, embora não estejam diretamente ligadas ao momento inicial, possam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Após a coleta de dados, foi possível constatar que o material elaborado experimentalmente em sala de aula instigou os alunos, qualificando a aprendizagem e a curiosidade. Assim, mostra-se evidente a necessidade de aplicabilidade da FMC ao cotidiano, de modo a facilitar sua abordagem. Espera-se que o material aqui produzido sirva de modelo para professores de Física. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31179/20876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 312-357 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123049222144 |