UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199 |
Resumo: | O currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes. |
id |
IFES-1_396468507fd18c6c6ee8b77ee592914f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/199 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSEfeito fotoelétricoSimulação computacionalTrês momentos pedagógicosO currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19910.36524/dect.v7i02.199Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 103-1292236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199/194Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis Lima de Sousa Junior, FranciscoPereira, Marcus Vinícius2019-10-18T17:37:51Zoai::article/199Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.131352Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco Efeito fotoelétrico Simulação computacional Três momentos pedagógicos |
title_short |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_full |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
author |
de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco |
author_facet |
de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco Pereira, Marcus Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcus Vinícius |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco Pereira, Marcus Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito fotoelétrico Simulação computacional Três momentos pedagógicos |
topic |
Efeito fotoelétrico Simulação computacional Três momentos pedagógicos |
description |
O currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199 10.36524/dect.v7i02.199 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i02.199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199/194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 103-129 2236-2150 10.36524/dect.v7i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028208381952 |