A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237 |
Resumo: | Atualmente, os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos. Para os jovens da geração Z ou geração digital essa realidade é considerada natural. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação. Diante disso, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, além de apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as necessidades desses jovens. |
id |
UFJF-7_878a005bc7aa6d1803bbec858efc53c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32237 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digitalNovas geraçõesEnsino superiorRegulaçãoSupervisãoAtualmente, os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos. Para os jovens da geração Z ou geração digital essa realidade é considerada natural. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação. Diante disso, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, além de apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as necessidades desses jovens.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 2 (2013): Gestão educacional; 61-732237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237/21318 Soares, Antonio Augusto dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-20T12:35:03Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32237Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:35.883254Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
title |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
spellingShingle |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital Soares, Antonio Augusto dos Santos Novas gerações Ensino superior Regulação Supervisão |
title_short |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
title_full |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
title_fullStr |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
title_full_unstemmed |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
title_sort |
A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital |
author |
Soares, Antonio Augusto dos Santos |
author_facet |
Soares, Antonio Augusto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Antonio Augusto dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas gerações Ensino superior Regulação Supervisão |
topic |
Novas gerações Ensino superior Regulação Supervisão |
description |
Atualmente, os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos. Para os jovens da geração Z ou geração digital essa realidade é considerada natural. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação. Diante disso, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, além de apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as necessidades desses jovens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237/21318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 2 (2013): Gestão educacional; 61-73 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124086263808 |