A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Antonio Augusto dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marques, Carla Susana, Moré, Rafael Pereira Orcampo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114904
Resumo: Os avanços tecnológicos estão em constantes mudanças e aperfeiçoamento nos dias de hoje, e nesse sentido, para os jovens nascidos no final do século XX, também conhecidos como geração Z ou geração digital, essa realidade é considerada natural. Não é difícil observar crianças de dois anos manuseando smartphones e tablets, sem, se quer, ainda saberem muito bem pra quê esses aparelhos servem. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação, e esses jovens aprenderam a ter voz ativa em casa e repetem esse comportamento na escola e no trabalho. A geração Z caracteriza-se pela impaciência e dinamismo, em que jovens executam várias atividades ao mesmo tempo, como assistir televisão, ouvir música, conversar em chats e jogar on-line, tudo ao mesmo tempo. Diante deste cenário, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior e as expectativas da geração digital sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, em que a pesquisa trata-se de uma abordagem quantitativa, realizada com 72 alunos de universidades públicas e privadas no Brasil e em Portugal, e o que se pretende é apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as expectativas, interesses e necessidades apontados por esses jovens.
id UFSC_1325b29a60806d234ce078f0fbf5c45a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114904
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITALOs avanços tecnológicos estão em constantes mudanças e aperfeiçoamento nos dias de hoje, e nesse sentido, para os jovens nascidos no final do século XX, também conhecidos como geração Z ou geração digital, essa realidade é considerada natural. Não é difícil observar crianças de dois anos manuseando smartphones e tablets, sem, se quer, ainda saberem muito bem pra quê esses aparelhos servem. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação, e esses jovens aprenderam a ter voz ativa em casa e repetem esse comportamento na escola e no trabalho. A geração Z caracteriza-se pela impaciência e dinamismo, em que jovens executam várias atividades ao mesmo tempo, como assistir televisão, ouvir música, conversar em chats e jogar on-line, tudo ao mesmo tempo. Diante deste cenário, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior e as expectativas da geração digital sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, em que a pesquisa trata-se de uma abordagem quantitativa, realizada com 72 alunos de universidades públicas e privadas no Brasil e em Portugal, e o que se pretende é apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as expectativas, interesses e necessidades apontados por esses jovens.2013-12-18T18:56:11Z2013-12-18T18:56:11Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114904Soares, Antonio Augusto dos SantosMarques, Carla SusanaMoré, Rafael Pereira Orcampoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:17:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:17:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
title A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
spellingShingle A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
Soares, Antonio Augusto dos Santos
title_short A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
title_full A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
title_fullStr A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
title_full_unstemmed A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
title_sort A GESTÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS EXPECTATIVAS DA GERAÇÃO DIGITAL
author Soares, Antonio Augusto dos Santos
author_facet Soares, Antonio Augusto dos Santos
Marques, Carla Susana
Moré, Rafael Pereira Orcampo
author_role author
author2 Marques, Carla Susana
Moré, Rafael Pereira Orcampo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Antonio Augusto dos Santos
Marques, Carla Susana
Moré, Rafael Pereira Orcampo
description Os avanços tecnológicos estão em constantes mudanças e aperfeiçoamento nos dias de hoje, e nesse sentido, para os jovens nascidos no final do século XX, também conhecidos como geração Z ou geração digital, essa realidade é considerada natural. Não é difícil observar crianças de dois anos manuseando smartphones e tablets, sem, se quer, ainda saberem muito bem pra quê esses aparelhos servem. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação, e esses jovens aprenderam a ter voz ativa em casa e repetem esse comportamento na escola e no trabalho. A geração Z caracteriza-se pela impaciência e dinamismo, em que jovens executam várias atividades ao mesmo tempo, como assistir televisão, ouvir música, conversar em chats e jogar on-line, tudo ao mesmo tempo. Diante deste cenário, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior e as expectativas da geração digital sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, em que a pesquisa trata-se de uma abordagem quantitativa, realizada com 72 alunos de universidades públicas e privadas no Brasil e em Portugal, e o que se pretende é apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as expectativas, interesses e necessidades apontados por esses jovens.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T18:56:11Z
2013-12-18T18:56:11Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114904
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651954487820288