Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31986 |
Resumo: | Discorrer sobre os principais elementos do marco constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de educação, com foco nos principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) consiste em tarefa hercúlea e desafiadora, quer em função da complexidade da temática e do esforço em torná-la cognoscível, quer em decorrência, por um lado, da extensão do marco legislativo e normativo federal que circunda ambos os planos, e, por outro, do acúmulo de conhecimento científico na área de política e gestão da educação no Brasil. Assim, o presente trabalho se esforça em atender às exigências acima postas, de modo coeso às demandas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultado de um esforço analítico-descritivo em torno dos planos em tela, trazendo à vista uma boa amostra do vigor investigativo, em geral, da área da educação, e, em particular, do campo relativo às políticas públicas e gestão da educação. Dividido em três partes fundamentais, a primeira aborda o PNE 2001-2010, principiando por meio de alguns apontamentos sobre o contexto político-educacional a partir do qual o PNE é elaborado, seguindo-se à caracterização das propostas que veio a dar causa, dos trâmites efetuados nos Poderes Legislativo e Executivo e, ainda, de aspectos relativos às avaliações atinentes ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no plano. O capítulo seguinte versa sobre o PDE e os dois planos que o sustentam – Plano Compromisso Todos pela Educação e Plano de Ações Articuladas (PAR) –, estruturado de forma relativamente próxima ao modelo adotado para a abordagem do PNE, qual seja, examinando-se, com brevidade, o contexto de elaboração e, na sequência, as principais características do plano, incluindo algumas considerações sobre a sua avaliação. À guisa de conclusão, a última seção destaca as mudanças mais recentes relativas a ambos os planos, nomeadamente em termos do novo PNE e do novo formato assumido pelo PAR. |
id |
UFJF-7_9121c0b59a93c1261b2de6893de18059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31986 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)Plano de Ações Articuladas (PAR)Plano Nacional de Educação (PNE)Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)Discorrer sobre os principais elementos do marco constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de educação, com foco nos principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) consiste em tarefa hercúlea e desafiadora, quer em função da complexidade da temática e do esforço em torná-la cognoscível, quer em decorrência, por um lado, da extensão do marco legislativo e normativo federal que circunda ambos os planos, e, por outro, do acúmulo de conhecimento científico na área de política e gestão da educação no Brasil. Assim, o presente trabalho se esforça em atender às exigências acima postas, de modo coeso às demandas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultado de um esforço analítico-descritivo em torno dos planos em tela, trazendo à vista uma boa amostra do vigor investigativo, em geral, da área da educação, e, em particular, do campo relativo às políticas públicas e gestão da educação. Dividido em três partes fundamentais, a primeira aborda o PNE 2001-2010, principiando por meio de alguns apontamentos sobre o contexto político-educacional a partir do qual o PNE é elaborado, seguindo-se à caracterização das propostas que veio a dar causa, dos trâmites efetuados nos Poderes Legislativo e Executivo e, ainda, de aspectos relativos às avaliações atinentes ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no plano. O capítulo seguinte versa sobre o PDE e os dois planos que o sustentam – Plano Compromisso Todos pela Educação e Plano de Ações Articuladas (PAR) –, estruturado de forma relativamente próxima ao modelo adotado para a abordagem do PNE, qual seja, examinando-se, com brevidade, o contexto de elaboração e, na sequência, as principais características do plano, incluindo algumas considerações sobre a sua avaliação. À guisa de conclusão, a última seção destaca as mudanças mais recentes relativas a ambos os planos, nomeadamente em termos do novo PNE e do novo formato assumido pelo PAR.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31986Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 95-1212237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31986/21208Souza, Donaldo Bello de info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T19:59:29Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31986Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.136908Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
title |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
spellingShingle |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Souza, Donaldo Bello de Plano de Ações Articuladas (PAR) Plano Nacional de Educação (PNE) Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
title_short |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
title_full |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
title_fullStr |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
title_full_unstemmed |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
title_sort |
Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação: principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
author |
Souza, Donaldo Bello de |
author_facet |
Souza, Donaldo Bello de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Donaldo Bello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Ações Articuladas (PAR) Plano Nacional de Educação (PNE) Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
topic |
Plano de Ações Articuladas (PAR) Plano Nacional de Educação (PNE) Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) |
description |
Discorrer sobre os principais elementos do marco constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de educação, com foco nos principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) consiste em tarefa hercúlea e desafiadora, quer em função da complexidade da temática e do esforço em torná-la cognoscível, quer em decorrência, por um lado, da extensão do marco legislativo e normativo federal que circunda ambos os planos, e, por outro, do acúmulo de conhecimento científico na área de política e gestão da educação no Brasil. Assim, o presente trabalho se esforça em atender às exigências acima postas, de modo coeso às demandas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultado de um esforço analítico-descritivo em torno dos planos em tela, trazendo à vista uma boa amostra do vigor investigativo, em geral, da área da educação, e, em particular, do campo relativo às políticas públicas e gestão da educação. Dividido em três partes fundamentais, a primeira aborda o PNE 2001-2010, principiando por meio de alguns apontamentos sobre o contexto político-educacional a partir do qual o PNE é elaborado, seguindo-se à caracterização das propostas que veio a dar causa, dos trâmites efetuados nos Poderes Legislativo e Executivo e, ainda, de aspectos relativos às avaliações atinentes ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no plano. O capítulo seguinte versa sobre o PDE e os dois planos que o sustentam – Plano Compromisso Todos pela Educação e Plano de Ações Articuladas (PAR) –, estruturado de forma relativamente próxima ao modelo adotado para a abordagem do PNE, qual seja, examinando-se, com brevidade, o contexto de elaboração e, na sequência, as principais características do plano, incluindo algumas considerações sobre a sua avaliação. À guisa de conclusão, a última seção destaca as mudanças mais recentes relativas a ambos os planos, nomeadamente em termos do novo PNE e do novo formato assumido pelo PAR. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31986 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31986/21208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 95-121 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123522129920 |