O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candian, Juliana Frizzoni
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rezende, Wagner Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235
Resumo: O objetivo deste trabalho é evidenciar a relação positiva entre desempenho escolar acima do esperado e o clima escolar favorável ao bom desempenho, em um aspecto bastante específico: a percepção, por parte dos alunos, das normas que vigoram na escola. É tema comum na pesquisa em educação explorar as razões das diferençasentre os resultados de escolas e alunos. Buscamos evidências de que escolas semelhantes, no que se refere à condição dos seus alunos, mas que se distinguem pela qualidade do clima escolar no seu contexto normativo, afetam de forma diferente o desempenho dos alunos. A evidência empírica vem das informações dos questionários contextuais e dos testes de proficiência dos sistemas estaduais de avaliação de três estados brasileiros (GO, PE, RS) no ano de 2011, e permite destacar a relação entre o desempenho escolar e o clima escolar percebido pelos alunos, no seu aspecto normativo. Esse vínculo entre desempenho e normas permite estabelecer conexões entre clima escolar e gestão escolar.
id UFJF-7_a31a81b289eb325678640a24d56fb005
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32235
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolarClima escolarDesempenhoValor agregadoContexto normativoO objetivo deste trabalho é evidenciar a relação positiva entre desempenho escolar acima do esperado e o clima escolar favorável ao bom desempenho, em um aspecto bastante específico: a percepção, por parte dos alunos, das normas que vigoram na escola. É tema comum na pesquisa em educação explorar as razões das diferençasentre os resultados de escolas e alunos. Buscamos evidências de que escolas semelhantes, no que se refere à condição dos seus alunos, mas que se distinguem pela qualidade do clima escolar no seu contexto normativo, afetam de forma diferente o desempenho dos alunos. A evidência empírica vem das informações dos questionários contextuais e dos testes de proficiência dos sistemas estaduais de avaliação de três estados brasileiros (GO, PE, RS) no ano de 2011, e permite destacar a relação entre o desempenho escolar e o clima escolar percebido pelos alunos, no seu aspecto normativo. Esse vínculo entre desempenho e normas permite estabelecer conexões entre clima escolar e gestão escolar.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 2 (2013): Gestão educacional; 25-412237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235/21316Candian, Juliana Frizzoni Rezende, Wagner Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-20T11:39:16Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32235Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:35.777055Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
title O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
spellingShingle O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
Candian, Juliana Frizzoni
Clima escolar
Desempenho
Valor agregado
Contexto normativo
title_short O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
title_full O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
title_fullStr O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
title_full_unstemmed O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
title_sort O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar
author Candian, Juliana Frizzoni
author_facet Candian, Juliana Frizzoni
Rezende, Wagner Silveira
author_role author
author2 Rezende, Wagner Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candian, Juliana Frizzoni
Rezende, Wagner Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Clima escolar
Desempenho
Valor agregado
Contexto normativo
topic Clima escolar
Desempenho
Valor agregado
Contexto normativo
description O objetivo deste trabalho é evidenciar a relação positiva entre desempenho escolar acima do esperado e o clima escolar favorável ao bom desempenho, em um aspecto bastante específico: a percepção, por parte dos alunos, das normas que vigoram na escola. É tema comum na pesquisa em educação explorar as razões das diferençasentre os resultados de escolas e alunos. Buscamos evidências de que escolas semelhantes, no que se refere à condição dos seus alunos, mas que se distinguem pela qualidade do clima escolar no seu contexto normativo, afetam de forma diferente o desempenho dos alunos. A evidência empírica vem das informações dos questionários contextuais e dos testes de proficiência dos sistemas estaduais de avaliação de três estados brasileiros (GO, PE, RS) no ano de 2011, e permite destacar a relação entre o desempenho escolar e o clima escolar percebido pelos alunos, no seu aspecto normativo. Esse vínculo entre desempenho e normas permite estabelecer conexões entre clima escolar e gestão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235/21316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 3 n. 2 (2013): Gestão educacional; 25-41
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124083118080