A avaliação educacional em Moçambique
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32361 |
Resumo: | As avaliações da educação são, hoje, um fenômeno mundial. Os países membros da ONU – Organização das Nações Unidas –, que participaram do encontro promovido por esta instituição, em 1990, na Tailândia, com patrocínio do Banco Mundial, assinaram um compromisso para a promoção de uma educação de qualidade em escala mundial. O Fórum Mundial da Educação que ocorreu em Dacar, no Senegal, em 2000, reafirmou o empenho na Educação Para Todos e determinou que, até 2015, todas as crianças deveriam ter acesso à educação básica, gratuita e de boa qualidade. O principal foco dos investimentos foram os países periféricos, que ainda têm uma defasagem em relação aos mais industrializados. O Brasil tem feito esforços para o cumprimento das metas no que se refere à realização de qualidade, o que também vem acontecendo com Moçambique – um país com problemas no desempenho dos alunos, como as demais nações periféricas, mas com uma história peculiar. |
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