Os cavalos tambem caem: Tratado das inconsistencias do IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Dalson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carmo, Erinaldo, Maia, Romero, Silva, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1178
Resumo: Este artigo apresenta algumas incoerencias identificadas na analise dos resultados do IDEB 2015, referentes ao ensino público. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatistica descritiva e multivariada. As conclusoes indicam que: 1) a alta taxa de aprovação interna infla artificialmente a magnitude do IDEB; 2) nao existe correlação, em determinados estados, entre o desempenho do IDEB nas diferentes etapas da educação basica; 3) em alguns estados, nao ha correspondencia entre o IDEB do ensino medio e o ENEM. Em conjunto, essas limitacoes comprometem a validade da inferencia do Indice sobre a educação basica do pais e justificam a imposicao de dúvidas plausiveis sobre o proprio modelo de avaliação adotado pelo INEP.
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