Os cavalos tambem caem: Tratado das inconsistencias do IDEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1178 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas incoerencias identificadas na analise dos resultados do IDEB 2015, referentes ao ensino público. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatistica descritiva e multivariada. As conclusoes indicam que: 1) a alta taxa de aprovação interna infla artificialmente a magnitude do IDEB; 2) nao existe correlação, em determinados estados, entre o desempenho do IDEB nas diferentes etapas da educação basica; 3) em alguns estados, nao ha correspondencia entre o IDEB do ensino medio e o ENEM. Em conjunto, essas limitacoes comprometem a validade da inferencia do Indice sobre a educação basica do pais e justificam a imposicao de dúvidas plausiveis sobre o proprio modelo de avaliação adotado pelo INEP. |
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Os cavalos tambem caem: Tratado das inconsistencias do IDEBHorses also fall: treaty of IDEB’s inconsistenciesLos caballos tambien se caen: tratado de las inconsistencias del IDEBEducaçãoAvaliação; Educação basica; Ensino público; IDEBEvaluation; Basic education; Public education; IDEBEvaluacion; Educacion basica; Enseñanza pública; IDEBEste artigo apresenta algumas incoerencias identificadas na analise dos resultados do IDEB 2015, referentes ao ensino público. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatistica descritiva e multivariada. As conclusoes indicam que: 1) a alta taxa de aprovação interna infla artificialmente a magnitude do IDEB; 2) nao existe correlação, em determinados estados, entre o desempenho do IDEB nas diferentes etapas da educação basica; 3) em alguns estados, nao ha correspondencia entre o IDEB do ensino medio e o ENEM. Em conjunto, essas limitacoes comprometem a validade da inferencia do Indice sobre a educação basica do pais e justificam a imposicao de dúvidas plausiveis sobre o proprio modelo de avaliação adotado pelo INEP.This article analyzes the inconsistencies of the results of the IDEB 2015 related to public education. Methodologically, we use descriptive and multivariate statistics. The findings indicate that: 1) high pass rate artificially inflates the IDEB’s magnitude; 2) there is no correspondence between the performance of the IDEB at different levels of education; 3) there is no correlation between the position in the IDEB and in the ENEM; Together, these methodological limitations compromise the validity of the published inference and justify the existence of doubts about the assessment model adopted by INEP.Este artículo presenta algunas incoherencias identificadas en el analisis de los resultados del IDEB 2015, referentes a la enseñanza pública. Metodologicamente, el diseño de investigación combina estadistica descriptiva y multivariada. Las conclusiones indican que: 1) la alta tasa de aprobacion interna infla artificialmente la magnitud del IDEB; 2) no existe correlacion, en determinados estados, entre el desempeño del IDEB en las diferentes etapas de la educacion basica; 3) en algunos estados, no hay correspondencia entre el IDEB de la enseñanza media y el ENEM. En conjunto, esas limitaciones comprometen la validez de la inferencia del Indice sobre la educacion basica del pais y justifican la imposicion de dudas plausibles sobre el propio modelo de evaluacion adoptado por el INEP.Fundação CesgranrioFigueiredo, DalsonCarmo, ErinaldoMaia, RomeroSilva, Lucas2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/117810.1590/s0104-403620180026001178Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 552-5721809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1178/879https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1178/880https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1178/881BrasilDados do INEP com tratamento estatistico no SPSSDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1178Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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