A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Wélica Patrícia Souza de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Ademir de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de investigação da trajetória acadêmico-profissional de uma ex-bolsista do PIBID e egressa do curso de química da UFGD, atualmente professora da educação básica e mestranda em ensino de Ciências. Acompanhar o trajeto de uma egressa do PIBID nos permite averiguar se as ações formativas realizadas pelo subprojeto, são possíveis de serem desenvolvidas na educação básica, mas, agora, por uma professora que participou dessa formação de iniciação à docência. Por meio da fundamentação de Giroux (1997), é possível proporcionar discussões em torno de possíveis ações para que se contribua para a formação do professor como intelectual. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do relato de uma professora de Química da Educação Básica, as influências que o PIBID teve em sua formação. O instrumento de construção de dados foi um relato de experiência, produzido pela egressa, sobre a sua trajetória, com o olhar sobre as ações realizadas pelo PIBID. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou a técnica da análise textual discursiva para avaliar o relato produzido. As categorias emergentes e os fragmentos explicitados ao longo do texto denotam que, além de promover a reflexão crítica sobre as atividades em sala de aula, os professores em formação, ao unirem-se com os professores da universidade e da escola, adquirem a possibilidade em construir significativas aprendizagens sobre sua ação pedagógica e sua a função como “ser professor crítico”.
id UFJF-7_eba88c4ba73e891db7a6be54dfd5e96a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31594
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBIDPIBIDEgressoTrajetóriaEste trabalho apresenta os resultados de investigação da trajetória acadêmico-profissional de uma ex-bolsista do PIBID e egressa do curso de química da UFGD, atualmente professora da educação básica e mestranda em ensino de Ciências. Acompanhar o trajeto de uma egressa do PIBID nos permite averiguar se as ações formativas realizadas pelo subprojeto, são possíveis de serem desenvolvidas na educação básica, mas, agora, por uma professora que participou dessa formação de iniciação à docência. Por meio da fundamentação de Giroux (1997), é possível proporcionar discussões em torno de possíveis ações para que se contribua para a formação do professor como intelectual. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do relato de uma professora de Química da Educação Básica, as influências que o PIBID teve em sua formação. O instrumento de construção de dados foi um relato de experiência, produzido pela egressa, sobre a sua trajetória, com o olhar sobre as ações realizadas pelo PIBID. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou a técnica da análise textual discursiva para avaliar o relato produzido. As categorias emergentes e os fragmentos explicitados ao longo do texto denotam que, além de promover a reflexão crítica sobre as atividades em sala de aula, os professores em formação, ao unirem-se com os professores da universidade e da escola, adquirem a possibilidade em construir significativas aprendizagens sobre sua ação pedagógica e sua a função como “ser professor crítico”.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 635-6542237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594/21043Freitas, Wélica Patrícia Souza dePereira, Ademir de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:42:08Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31594Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:29.009427Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
title A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
spellingShingle A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
Freitas, Wélica Patrícia Souza de
PIBID
Egresso
Trajetória
title_short A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
title_full A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
title_fullStr A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
title_full_unstemmed A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
title_sort A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
author Freitas, Wélica Patrícia Souza de
author_facet Freitas, Wélica Patrícia Souza de
Pereira, Ademir de Souza
author_role author
author2 Pereira, Ademir de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Wélica Patrícia Souza de
Pereira, Ademir de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Egresso
Trajetória
topic PIBID
Egresso
Trajetória
description Este trabalho apresenta os resultados de investigação da trajetória acadêmico-profissional de uma ex-bolsista do PIBID e egressa do curso de química da UFGD, atualmente professora da educação básica e mestranda em ensino de Ciências. Acompanhar o trajeto de uma egressa do PIBID nos permite averiguar se as ações formativas realizadas pelo subprojeto, são possíveis de serem desenvolvidas na educação básica, mas, agora, por uma professora que participou dessa formação de iniciação à docência. Por meio da fundamentação de Giroux (1997), é possível proporcionar discussões em torno de possíveis ações para que se contribua para a formação do professor como intelectual. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do relato de uma professora de Química da Educação Básica, as influências que o PIBID teve em sua formação. O instrumento de construção de dados foi um relato de experiência, produzido pela egressa, sobre a sua trajetória, com o olhar sobre as ações realizadas pelo PIBID. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou a técnica da análise textual discursiva para avaliar o relato produzido. As categorias emergentes e os fragmentos explicitados ao longo do texto denotam que, além de promover a reflexão crítica sobre as atividades em sala de aula, os professores em formação, ao unirem-se com os professores da universidade e da escola, adquirem a possibilidade em construir significativas aprendizagens sobre sua ação pedagógica e sua a função como “ser professor crítico”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594/21043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 635-654
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123084873728