A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de investigação da trajetória acadêmico-profissional de uma ex-bolsista do PIBID e egressa do curso de química da UFGD, atualmente professora da educação básica e mestranda em ensino de Ciências. Acompanhar o trajeto de uma egressa do PIBID nos permite averiguar se as ações formativas realizadas pelo subprojeto, são possíveis de serem desenvolvidas na educação básica, mas, agora, por uma professora que participou dessa formação de iniciação à docência. Por meio da fundamentação de Giroux (1997), é possível proporcionar discussões em torno de possíveis ações para que se contribua para a formação do professor como intelectual. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do relato de uma professora de Química da Educação Básica, as influências que o PIBID teve em sua formação. O instrumento de construção de dados foi um relato de experiência, produzido pela egressa, sobre a sua trajetória, com o olhar sobre as ações realizadas pelo PIBID. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou a técnica da análise textual discursiva para avaliar o relato produzido. As categorias emergentes e os fragmentos explicitados ao longo do texto denotam que, além de promover a reflexão crítica sobre as atividades em sala de aula, os professores em formação, ao unirem-se com os professores da universidade e da escola, adquirem a possibilidade em construir significativas aprendizagens sobre sua ação pedagógica e sua a função como “ser professor crítico”. |
id |
UFJF-7_eba88c4ba73e891db7a6be54dfd5e96a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31594 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBIDPIBIDEgressoTrajetóriaEste trabalho apresenta os resultados de investigação da trajetória acadêmico-profissional de uma ex-bolsista do PIBID e egressa do curso de química da UFGD, atualmente professora da educação básica e mestranda em ensino de Ciências. Acompanhar o trajeto de uma egressa do PIBID nos permite averiguar se as ações formativas realizadas pelo subprojeto, são possíveis de serem desenvolvidas na educação básica, mas, agora, por uma professora que participou dessa formação de iniciação à docência. Por meio da fundamentação de Giroux (1997), é possível proporcionar discussões em torno de possíveis ações para que se contribua para a formação do professor como intelectual. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do relato de uma professora de Química da Educação Básica, as influências que o PIBID teve em sua formação. O instrumento de construção de dados foi um relato de experiência, produzido pela egressa, sobre a sua trajetória, com o olhar sobre as ações realizadas pelo PIBID. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou a técnica da análise textual discursiva para avaliar o relato produzido. As categorias emergentes e os fragmentos explicitados ao longo do texto denotam que, além de promover a reflexão crítica sobre as atividades em sala de aula, os professores em formação, ao unirem-se com os professores da universidade e da escola, adquirem a possibilidade em construir significativas aprendizagens sobre sua ação pedagógica e sua a função como “ser professor crítico”.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 635-6542237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594/21043Freitas, Wélica Patrícia Souza dePereira, Ademir de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:42:08Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31594Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:29.009427Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
title |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
spellingShingle |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID Freitas, Wélica Patrícia Souza de PIBID Egresso Trajetória |
title_short |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
title_full |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
title_fullStr |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
title_full_unstemmed |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
title_sort |
A trajetória acadêmico-profissional de uma professora de química egressa do PIBID |
author |
Freitas, Wélica Patrícia Souza de |
author_facet |
Freitas, Wélica Patrícia Souza de Pereira, Ademir de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ademir de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Wélica Patrícia Souza de Pereira, Ademir de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Egresso Trajetória |
topic |
PIBID Egresso Trajetória |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de investigação da trajetória acadêmico-profissional de uma ex-bolsista do PIBID e egressa do curso de química da UFGD, atualmente professora da educação básica e mestranda em ensino de Ciências. Acompanhar o trajeto de uma egressa do PIBID nos permite averiguar se as ações formativas realizadas pelo subprojeto, são possíveis de serem desenvolvidas na educação básica, mas, agora, por uma professora que participou dessa formação de iniciação à docência. Por meio da fundamentação de Giroux (1997), é possível proporcionar discussões em torno de possíveis ações para que se contribua para a formação do professor como intelectual. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do relato de uma professora de Química da Educação Básica, as influências que o PIBID teve em sua formação. O instrumento de construção de dados foi um relato de experiência, produzido pela egressa, sobre a sua trajetória, com o olhar sobre as ações realizadas pelo PIBID. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou a técnica da análise textual discursiva para avaliar o relato produzido. As categorias emergentes e os fragmentos explicitados ao longo do texto denotam que, além de promover a reflexão crítica sobre as atividades em sala de aula, os professores em formação, ao unirem-se com os professores da universidade e da escola, adquirem a possibilidade em construir significativas aprendizagens sobre sua ação pedagógica e sua a função como “ser professor crítico”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31594/21043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 635-654 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123084873728 |