Efeitos da metodologia de formação esportiva tradicional sobre as qualidades físicas de escolares de 12 anos
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | HU Revista (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/669 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da metodologia de formação esportiva tradicional sobre as qualidades físicas de escolares de 12 anos, submetidos a 16 semanas de intervenção. A amostra foi composta por 40 crianças do gênero masculino, divididos em 2 grupos: GT (n=20) e GC (n=20). Para a avaliação da Maturação Biológica foi utilizado o RX de mão e punho através do protocolo Greulich-Pyle. Para determinar a massa corporal e a estatura dos indivíduos utilizou-se uma balança com estadiômetro da marca FILIZOLA. Para avaliação das qualidades físicas foram realizados os seguintes protocolos: coordenação (teste de Burpee), força explosiva (Sargent Jump Test), resistência aeróbica (Shuttle Run Test), agilidade (Shuttle Run), velocidade (teste de velocidade de 50 metros lançado) e Flexibilidade (Testes Angulares de Goniometria). O procedimento estatístico utilizado na análise intragrupos foi o teste t-Student pareado ou de Wilcoxon, quando apropriado e para a avaliação intergrupos, foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal Wallis seguido das comparações múltiplas pelo teste de Mann-Whitney com um nível de significância de α £ 0,05. Nas comparações intergrupos, observaram-se diferenças significativas nas variáveis agilidade (D%= -42,88%, p= 0,004) e coordenação (D%= 52,89%, p= 0,011). As demais variáveis não apresentaram diferenças significativas. Os resultados permitiram concluir que a utilização de uma metodologia tradicional se mostrou mais eficaz no desenvolvimento da coordenação e da agilidade. |
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Efeitos da metodologia de formação esportiva tradicional sobre as qualidades físicas de escolares de 12 anosDesenvolvimento Infantil. Crescimento. Adolescente. Atividade Motora.O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da metodologia de formação esportiva tradicional sobre as qualidades físicas de escolares de 12 anos, submetidos a 16 semanas de intervenção. A amostra foi composta por 40 crianças do gênero masculino, divididos em 2 grupos: GT (n=20) e GC (n=20). Para a avaliação da Maturação Biológica foi utilizado o RX de mão e punho através do protocolo Greulich-Pyle. Para determinar a massa corporal e a estatura dos indivíduos utilizou-se uma balança com estadiômetro da marca FILIZOLA. Para avaliação das qualidades físicas foram realizados os seguintes protocolos: coordenação (teste de Burpee), força explosiva (Sargent Jump Test), resistência aeróbica (Shuttle Run Test), agilidade (Shuttle Run), velocidade (teste de velocidade de 50 metros lançado) e Flexibilidade (Testes Angulares de Goniometria). O procedimento estatístico utilizado na análise intragrupos foi o teste t-Student pareado ou de Wilcoxon, quando apropriado e para a avaliação intergrupos, foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal Wallis seguido das comparações múltiplas pelo teste de Mann-Whitney com um nível de significância de α £ 0,05. Nas comparações intergrupos, observaram-se diferenças significativas nas variáveis agilidade (D%= -42,88%, p= 0,004) e coordenação (D%= 52,89%, p= 0,011). As demais variáveis não apresentaram diferenças significativas. Os resultados permitiram concluir que a utilização de uma metodologia tradicional se mostrou mais eficaz no desenvolvimento da coordenação e da agilidade.Editora UFJF2010-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrpesuisa experimentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/669HU Revista; v. 35 n. 4 (2009)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/669/280Saraiva, Alam ReisSilva, João BitencourtMonte, Gerson CruzPortal, Maria DiasDantas, Estélio Martininfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/669Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:20HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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