Conhecimentos e atitudes de adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Pereira, Leonarda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loiola Leite, Paloma, Ayslan Ferreira Torres, Francisco, Ryan Loiola Lima, Marcos, Nascimento de Vasconcelos, Mayara, Dias Soares Machado, Lucas, Rocineide Ferreira da Silva, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/37778
Resumo: Introdução: A educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes deve contemplar a identificação de conhecimentos, dúvidas, comportamentos e atitudes para se adequar as necessidades reais, aumentando sua efetividade. Objetivo: Identificar os conhecimentos e atitudes de adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva. Material e Métodos: Estudo transversal, realizado junto a 60 adolescentes escolares de um município do centro sul cearense. Para a coleta de dados utilizou-se uma adaptação do instrumento Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade (QCS) para reconhecer riscos e identificar necessidades de educação sexual e reprodutiva. Realizou-se estatística descritiva (frequência absoluta e relativa, média e desvio-padrão) e inferencial bivariada. Para verificar associação entre as variáveis qualitativas foi utilizado teste qui-quadrado (x2). Para averiguar em que medida os escores de conhecimento sobre sexualidade eram equivalentes entre os adolescentes segundo suas idades, foram utilizados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados: O nível de conhecimento geral da amostra foi classificado como satisfatório (70,3% de acertos), no entanto, algumas questões como testagem de HIV e aconselhamento sobre sexualidade na escola apresentaram frequência de acerto insatisfatória. Houve associação entre conhecimento sobre cancro e níveis satisfatórios de conhecimento, e acreditar que ter apenas um/a parceiro/a é uma forma de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e níveis insatisfatórios e regular de conhecimento. Conclusão: Reconhece-se que os conhecimentos não são suficientemente claros para aplicação de forma segura nas suas relações, apontando a necessidade de educação em saúde capaz de emponderá-los para a melhoria da qualidade de vida.
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