O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4615
Resumo: O público contemporâneo parece manter características de diálogo, comunicação e democracia que ainda garantem certa unidade, porém mudou imensamente em diversos termos. É possível observar transformações que vão desde um novo tipo de público, os consumidores cujo direcionamento do discurso está conectado à retórica da publicidade, até questões da mediação discursiva realizada através de telas e profissionais midiáticos que contemporaneamente admitem uma interatividade antes impensável. Historicamente, o sentido de público enquanto plateia foi se desenvolvendo paralelamente ao significado original, derivado de res publica, e depois gradualmente o substituiu. Surgiu como alternativa para designar o espaço literário e social que se desenhava não mais apenas em torno do rei, la cour, nem se restringia aos burgueses de la ville, mas passa a atingir o gosto de um grand public e admitia a inclusão do parterre dentro de uma unidade cultural urbana delineada na França ao final do século XVII e XVIII (AUERBACH). Assim sinaliza-se para a interdependência entre uma forma literária, uma mentalidade específica e a formação de um público dentro de um processo histórico. Esta acepção de público ainda hoje guia o imaginário dos artistas em sua produção, embora diversos aspectos estruturais tenham transformado a realidade social contemporânea. Com a emergência de novas tecnologias da informação e da comunicação, questiona-se o papel das instâncias de consagração (imprensa, editoras, crítica etc.) enquanto supostos formadores de público, não apenas colocando em xeque a organização e os mediadores do circuito cultural, mas tensionando a ideia de audiência presumida. Partimos daí para a leitura de alguns casos na intenção de um gesto dêitico (GUMBRECHT), que apresente a complexidade da questão. Dentre eles, a Exposição em Desmontagem, de Yuri Firmeza, realizada no MAC do Centro Cultural Dragão do Mar, casos de censura a obras erótico-pornográficas e a ascensão da literatura e dos saraus na periferia urbana de São Paulo.
id UFJF_083afab9b6f224f43ce3f82bbdc85e88
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/4615
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Faria, Alexandre Graçahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2Gumbrecht, Hans Ulrichhttp://lattes.cnpq.brGomes, Renato Cordeirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783966P2Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734642J3Carrizo, Silvina Lilianahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261782D6Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga2017-05-22T17:20:47Z2017-05-192017-05-22T17:20:47Z2015-03-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4615O público contemporâneo parece manter características de diálogo, comunicação e democracia que ainda garantem certa unidade, porém mudou imensamente em diversos termos. É possível observar transformações que vão desde um novo tipo de público, os consumidores cujo direcionamento do discurso está conectado à retórica da publicidade, até questões da mediação discursiva realizada através de telas e profissionais midiáticos que contemporaneamente admitem uma interatividade antes impensável. Historicamente, o sentido de público enquanto plateia foi se desenvolvendo paralelamente ao significado original, derivado de res publica, e depois gradualmente o substituiu. Surgiu como alternativa para designar o espaço literário e social que se desenhava não mais apenas em torno do rei, la cour, nem se restringia aos burgueses de la ville, mas passa a atingir o gosto de um grand public e admitia a inclusão do parterre dentro de uma unidade cultural urbana delineada na França ao final do século XVII e XVIII (AUERBACH). Assim sinaliza-se para a interdependência entre uma forma literária, uma mentalidade específica e a formação de um público dentro de um processo histórico. Esta acepção de público ainda hoje guia o imaginário dos artistas em sua produção, embora diversos aspectos estruturais tenham transformado a realidade social contemporânea. Com a emergência de novas tecnologias da informação e da comunicação, questiona-se o papel das instâncias de consagração (imprensa, editoras, crítica etc.) enquanto supostos formadores de público, não apenas colocando em xeque a organização e os mediadores do circuito cultural, mas tensionando a ideia de audiência presumida. Partimos daí para a leitura de alguns casos na intenção de um gesto dêitico (GUMBRECHT), que apresente a complexidade da questão. Dentre eles, a Exposição em Desmontagem, de Yuri Firmeza, realizada no MAC do Centro Cultural Dragão do Mar, casos de censura a obras erótico-pornográficas e a ascensão da literatura e dos saraus na periferia urbana de São Paulo.The public, seen through contemporaneity, seems to keep dialogue, communication and democracy as characteristics that still assure some unity to the audience, but it has changed immensely in different ways. We can detect modifications ranging from a new type of public, the consumers whose speech is attached to the rhetoric of advertising, to matters about media professionals and screens and taking place on discursive mediation in a way previously unthinkable. The sense of public as audience has been developed in parallel with the original meaning, from res publica, and then gradually replaced it through History. The word public appeared as an alternative to designate the literary and social space that drew no longer just around the king, la cour, nor was restricted to bourgeois la ville but goes on to achieve the taste of a grand public and admitted the inclusion of the parterre within an urban cultural unity outlined in France at the end of the seventeenth and eighteenth century (AUERBACH) It points out then the intertwining between a literary form, a specific mentality and the formation of a public within a historical process. This sense of public still guide the imaginary of the artists in their production, although several structural aspects have transformed contemporary social reality. On the emergence of new technologies of information and communication questions are raised about the role of consecration institutions (press, publishers, critics etc.) as alleged publicforming institutions, not only risking the organization and the mediation of the cultural circuit but stressing the idea of presumed audience. Considering this we read some cases on the intention of a deictic gesture (GUMBRECHT) to show the complexity of the matter. Among the cases we highlight Exposição em Desmontagem, an exhibit promoted by Yuri Firmeza in the museum MAC in Centro Cultural Dragão do Mar, events of censorship on erotic-pornographic works and the rise of literature and saraus (soirées as literary gatherings) in the outskirts of São Paulo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCultura contemporâneaAudiênciaEsfera públicaProdução de presençaContemporary cultureAudiencePublic sphereProduction of presenceO público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTfernandapiresalvarengafernandes.pdf.txtfernandapiresalvarengafernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain258016https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/3/fernandapiresalvarengafernandes.pdf.txtf7fa41cf2f60032eff046c32ddd98576MD53THUMBNAILfernandapiresalvarengafernandes.pdf.jpgfernandapiresalvarengafernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/4/fernandapiresalvarengafernandes.pdf.jpgd1ec232b8f2a9a82f6a6a271c3b41589MD54ORIGINALfernandapiresalvarengafernandes.pdffernandapiresalvarengafernandes.pdfapplication/pdf550360https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/1/fernandapiresalvarengafernandes.pdf7265fb9f5f2d59be6b1924f4bce6b281MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/46152019-06-16 06:29:58.105oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T09:29:58Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
title O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
spellingShingle O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Cultura contemporânea
Audiência
Esfera pública
Produção de presença
Contemporary culture
Audience
Public sphere
Production of presence
title_short O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
title_full O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
title_fullStr O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
title_full_unstemmed O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
title_sort O público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginada
author Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
author_facet Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Alexandre Graça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gumbrecht, Hans Ulrich
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gomes, Renato Cordeiro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783966P2
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734642J3
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carrizo, Silvina Liliana
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261782D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
contributor_str_mv Faria, Alexandre Graça
Gumbrecht, Hans Ulrich
Gomes, Renato Cordeiro
Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
Carrizo, Silvina Liliana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Cultura contemporânea
Audiência
Esfera pública
Produção de presença
Contemporary culture
Audience
Public sphere
Production of presence
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura contemporânea
Audiência
Esfera pública
Produção de presença
Contemporary culture
Audience
Public sphere
Production of presence
description O público contemporâneo parece manter características de diálogo, comunicação e democracia que ainda garantem certa unidade, porém mudou imensamente em diversos termos. É possível observar transformações que vão desde um novo tipo de público, os consumidores cujo direcionamento do discurso está conectado à retórica da publicidade, até questões da mediação discursiva realizada através de telas e profissionais midiáticos que contemporaneamente admitem uma interatividade antes impensável. Historicamente, o sentido de público enquanto plateia foi se desenvolvendo paralelamente ao significado original, derivado de res publica, e depois gradualmente o substituiu. Surgiu como alternativa para designar o espaço literário e social que se desenhava não mais apenas em torno do rei, la cour, nem se restringia aos burgueses de la ville, mas passa a atingir o gosto de um grand public e admitia a inclusão do parterre dentro de uma unidade cultural urbana delineada na França ao final do século XVII e XVIII (AUERBACH). Assim sinaliza-se para a interdependência entre uma forma literária, uma mentalidade específica e a formação de um público dentro de um processo histórico. Esta acepção de público ainda hoje guia o imaginário dos artistas em sua produção, embora diversos aspectos estruturais tenham transformado a realidade social contemporânea. Com a emergência de novas tecnologias da informação e da comunicação, questiona-se o papel das instâncias de consagração (imprensa, editoras, crítica etc.) enquanto supostos formadores de público, não apenas colocando em xeque a organização e os mediadores do circuito cultural, mas tensionando a ideia de audiência presumida. Partimos daí para a leitura de alguns casos na intenção de um gesto dêitico (GUMBRECHT), que apresente a complexidade da questão. Dentre eles, a Exposição em Desmontagem, de Yuri Firmeza, realizada no MAC do Centro Cultural Dragão do Mar, casos de censura a obras erótico-pornográficas e a ascensão da literatura e dos saraus na periferia urbana de São Paulo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-22T17:20:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-19
2017-05-22T17:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4615
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/3/fernandapiresalvarengafernandes.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/4/fernandapiresalvarengafernandes.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/1/fernandapiresalvarengafernandes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4615/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7fa41cf2f60032eff046c32ddd98576
d1ec232b8f2a9a82f6a6a271c3b41589
7265fb9f5f2d59be6b1924f4bce6b281
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661244996845568