A remediação da rádio no ambiente digital : o caso da M80 Rádio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33422 |
Resumo: | Nas últimas décadas temos observado o crescente desenvolvimento e impacto que a Internet e as novas tecnologias têm vindo a alcançar, abrangendo transversalmente as sociedades atuais. Deste modo, no que se refere aos meios de comunicação, o surgimento da vertente digital levou a uma redefinição deste ecossistema, onde os media tiveram de evoluir tanto do ponto de vista das suas estruturas, como da forma como interagem com as suas audiências. No caso da rádio, sendo por um lado eminentemente tradicional com estreita ligação com os ouvintes, e por outro, um meio de comunicação que tem demonstrado grande capacidade de adaptação ao longo da sua história, importa perceber como lidou e se transformou dentro deste enquadramento fundamentalmente digital e tecnológico. Desta forma, o objeto de estudo da presente investigação consiste na análise da presença digital da M80 Rádio, bem como nos efeitos que tal processo teve na sua audiência. Neste sentido, importa realizar uma caraterização do surgimento e evolução da estação, percebendo o seu enquadramento nas plataformas digitais e a forma como explorou o conjunto de recursos que a Internet possibilita. Assim, este entendimento terá como base transformações segundo quatro dimensões: estrutura, plataformas, conteúdos e audiência. Quanto às conclusões, a M80 apresenta consistência na vertente digital, quer na sua identidade como no seu formato, sendo uma mais valia no crescimento e preservação da marca. O ouvinte M80 ainda se encontra numa fase de adaptação no que diz respeito ao ambiente digital, predominando a escuta tradicional através do autorrádio, mas existindo uma quantidade crescente de ouvintes que usufruem de dispositivos móveis, como o computador e o smartphone. A difusão e consumo de rádio FM e online coexistem entre si, sendo duas lógicas complementares que, incorporadas de forma correta, poderão auxiliar a rádio no futuro, no que diz respeito à sua resiliência e sobrevivência enquanto meio de comunicação. |
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A remediação da rádio no ambiente digital : o caso da M80 RádioRádioInternetM80Presença digitalAudiênciaRadioDigital presenceAudienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNas últimas décadas temos observado o crescente desenvolvimento e impacto que a Internet e as novas tecnologias têm vindo a alcançar, abrangendo transversalmente as sociedades atuais. Deste modo, no que se refere aos meios de comunicação, o surgimento da vertente digital levou a uma redefinição deste ecossistema, onde os media tiveram de evoluir tanto do ponto de vista das suas estruturas, como da forma como interagem com as suas audiências. No caso da rádio, sendo por um lado eminentemente tradicional com estreita ligação com os ouvintes, e por outro, um meio de comunicação que tem demonstrado grande capacidade de adaptação ao longo da sua história, importa perceber como lidou e se transformou dentro deste enquadramento fundamentalmente digital e tecnológico. Desta forma, o objeto de estudo da presente investigação consiste na análise da presença digital da M80 Rádio, bem como nos efeitos que tal processo teve na sua audiência. Neste sentido, importa realizar uma caraterização do surgimento e evolução da estação, percebendo o seu enquadramento nas plataformas digitais e a forma como explorou o conjunto de recursos que a Internet possibilita. Assim, este entendimento terá como base transformações segundo quatro dimensões: estrutura, plataformas, conteúdos e audiência. Quanto às conclusões, a M80 apresenta consistência na vertente digital, quer na sua identidade como no seu formato, sendo uma mais valia no crescimento e preservação da marca. O ouvinte M80 ainda se encontra numa fase de adaptação no que diz respeito ao ambiente digital, predominando a escuta tradicional através do autorrádio, mas existindo uma quantidade crescente de ouvintes que usufruem de dispositivos móveis, como o computador e o smartphone. A difusão e consumo de rádio FM e online coexistem entre si, sendo duas lógicas complementares que, incorporadas de forma correta, poderão auxiliar a rádio no futuro, no que diz respeito à sua resiliência e sobrevivência enquanto meio de comunicação.In the last decades, we have noticed the growing development and impact that the Internet and the new technologies have been reaching across the modern societies. Thus, as regards the media, the emergence of the digital strand has led to a redefinition of this ecosystem, where the media have had to evolve both from the standpoint of their structures and the way they interact with their audiences. In what concerns the radio, being on the one hand eminently traditional with a close connection with listeners, and on the other, a mean of communication that has shown great adaptability throughout its history, it is important to understand how it dealt and changed within this fundamentally digital and technological framework. Therefore, the object of this research is the analysis of the digital presence of M80 Rádio, as well as the effects that this process had on its audience. In this respect, it is important to characterize the emergence and evolution of the station, realizing its fit in the digital platforms, and the way it explored the set of resources that the Internet enables. Thus, this understanding will be based on transformations according to four dimensions: structure, platforms, content and audience. In conclusion, M80 showed consistency in the digital aspect, both in its identity and its format, being an added value in the growth and preservation of the brand. The M80 listener is still in the process of adapting to the digital environment, with traditional car radio listening predominating, but there is a growing number of listeners who enjoy mobile devices such as the computer and the smartphone. The broadcast and consumption of FM and online radio coexist with each other, being two complementary logics that, correctly incorporated, may help the radio in the future, regarding its resilience and survival as a means of communication.Ferreira, Cátia Sofia AfonsoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Ana Raquel dos Reis2021-06-02T14:46:22Z2020-11-1720202020-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33422TID:202724573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:10.635936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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