“Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de matemática”: do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jane Maria Braga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00021
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14205
Resumo: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) constituiu uma política pública do Governo Federal articulada com Estados e Municípios, com o objetivo de garantir os direitos de aprendizagens dos alunos no processo de alfabetização. Desenvolveu-se, no período de 2013 a 2018, em todo o território nacional, com grande abrangência no município de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. Esta pesquisa de abordagem narrativa focalizou as potencialidades e as limitações do programa, entrelaçadas com as experiências da formadora-pesquisadora. Discutiram-se os sentidos dos direitos de aprendizagens da docência para aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A questão norteadora deste estudo foi: quais as contribuições do PNAIC de Matemática para os direitos de aprendizagens da docência de professoras e de coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora? Como objetivo geral intencionou-se compreender os sentidos dos direitos de aprendizagens da docência na Alfabetização Matemática experienciados em escolas municipais de Juiz de Fora, nas quais atuam professoras e coordenadoras pedagógicas que participaram do PNAIC. Este se desdobrou nos objetivos específicos: analisar como a formação continuada propiciada pelo PNAIC aproximou as professoras e as coordenadoras pedagógicas da Alfabetização Matemática; perceber quais recursos materiais e imateriais contribuíram para as aprendizagens da docência na Alfabetização Matemática; refletir sobre os sentidos teóricos e práticos dos direitos de aprendizagens da docência na Alfabetização Matemática nos espaços formativos do PNAIC. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas narrativas com 11 participantes, sendo oito professoras e três coordenadoras pedagógicas; construção de biogramas e análise de documentos do programa. As entrevistas narrativas apontaram os processos de aprendizagem e ensino na Alfabetização Matemática contribuindo para ressignificar e construir diferentes saberes. Assim, essa área do conhecimento passou a ser entendida como construção humana acessível a todas as pessoas. Buscou-se dialogar com os diferentes interlocutores participantes da investigação, compreendendo que o desenvolvimento profissional docente não está desvinculado de outros fatores, na expansão dos direitos de aprendizagens dos alunos para os direitos de aprendizagens dos professores. A análise dos dados indicou que os direitos de aprendizagens da docência para a garantia dos direitos de aprendizagens dos alunos, na perspectiva da alfabetização e do letramento, requerem condições materiais e imateriais através da valorização social e financeira da profissão, desdobrando-se no direito de se aproximar da matemática ou até mesmo de se apaixonar por ela; direito de aprender matemática para ensiná-la; direito às prescrições (orientações) e às autorias que reconheçam os diferentes saberes; direito às políticas de formação para o desenvolvimento profissional; direito ao coletivo de trabalho e ao trabalho coletivo. A enunciação desses direitos foi motivada pela reflexão do desenvolvimento profissional, acrescida da consciência de que, ao narrar na ação com os pares, são retomados as condições e os condicionantes de práticas de trabalho como professora e coordenadora pedagógica, formadora-pesquisadora. Na aproximação com a área de Alfabetização Matemática, compreende-se a necessidade da escuta atenta e respeitosa do outro e de si, procurando teorizar o vivido.
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Esta pesquisa de abordagem narrativa focalizou as potencialidades e as limitações do programa, entrelaçadas com as experiências da formadora-pesquisadora. Discutiram-se os sentidos dos direitos de aprendizagens da docência para aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A questão norteadora deste estudo foi: quais as contribuições do PNAIC de Matemática para os direitos de aprendizagens da docência de professoras e de coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora? Como objetivo geral intencionou-se compreender os sentidos dos direitos de aprendizagens da docência na Alfabetização Matemática experienciados em escolas municipais de Juiz de Fora, nas quais atuam professoras e coordenadoras pedagógicas que participaram do PNAIC. Este se desdobrou nos objetivos específicos: analisar como a formação continuada propiciada pelo PNAIC aproximou as professoras e as coordenadoras pedagógicas da Alfabetização Matemática; perceber quais recursos materiais e imateriais contribuíram para as aprendizagens da docência na Alfabetização Matemática; refletir sobre os sentidos teóricos e práticos dos direitos de aprendizagens da docência na Alfabetização Matemática nos espaços formativos do PNAIC. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas narrativas com 11 participantes, sendo oito professoras e três coordenadoras pedagógicas; construção de biogramas e análise de documentos do programa. As entrevistas narrativas apontaram os processos de aprendizagem e ensino na Alfabetização Matemática contribuindo para ressignificar e construir diferentes saberes. Assim, essa área do conhecimento passou a ser entendida como construção humana acessível a todas as pessoas. Buscou-se dialogar com os diferentes interlocutores participantes da investigação, compreendendo que o desenvolvimento profissional docente não está desvinculado de outros fatores, na expansão dos direitos de aprendizagens dos alunos para os direitos de aprendizagens dos professores. A análise dos dados indicou que os direitos de aprendizagens da docência para a garantia dos direitos de aprendizagens dos alunos, na perspectiva da alfabetização e do letramento, requerem condições materiais e imateriais através da valorização social e financeira da profissão, desdobrando-se no direito de se aproximar da matemática ou até mesmo de se apaixonar por ela; direito de aprender matemática para ensiná-la; direito às prescrições (orientações) e às autorias que reconheçam os diferentes saberes; direito às políticas de formação para o desenvolvimento profissional; direito ao coletivo de trabalho e ao trabalho coletivo. A enunciação desses direitos foi motivada pela reflexão do desenvolvimento profissional, acrescida da consciência de que, ao narrar na ação com os pares, são retomados as condições e os condicionantes de práticas de trabalho como professora e coordenadora pedagógica, formadora-pesquisadora. Na aproximação com a área de Alfabetização Matemática, compreende-se a necessidade da escuta atenta e respeitosa do outro e de si, procurando teorizar o vivido.The National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) is a public policy of the Federal Government in conjunction with states and cities, aiming to ensure the learning rights of students in the literacy process. It was developed in the period from 2013 to 2018 throughout the Brazilian territory, with great coverage in the city of Juiz de Fora, state of Minas Gerais. This narrative approach research focuses on the potentialities and limitations of the program intertwined with the experiences of the researcher-educator. It discusses the meaning of the teacher’s learning rights for learning and teaching mathematics in the early years of elementary school. The main question of this study is: What are the contributions of the Mathematics PNAIC to the rights of teachers and pedagogical coordinators of the Juiz de Fora City School System? The general objective is to understand the meaning of the learning rights of teaching in Mathematical Literacy experienced in Juiz de Fora City School System, where teachers and pedagogical coordinators who participated in PNAIC work. This unfolded into the following specific objectives: analyze how the ongoing education provided by PNAIC brought teachers and school coordinators closer to Mathematical Literacy; understand which material and immaterial resources contributed to the learning of teaching in Mathematical Literacy; reflect on the theoretical and practical meanings of the learning rights of teaching in Mathematical Literacy in the training spaces of PNAIC. To collect the data, narrative interviews were conducted with 11 participants (8 teachers and 3 school coordinators), the construction of biograms, and the analysis of the program documents. The narrative interviews reveal the processes of learning and teaching in Mathematical Literacy, contributing to redefine and build different types of knowledge. Thus, this area of knowledge comes to be understood as a human development that is accessible to everyone. We seek to dialogue with the different interlocutors participating in the research, understanding that the professional development of teachers is not disconnected from other factors, in the expansion of the students’ learning rights to the teachers’ learning rights. Data analysis indicates that the learning rights of teaching to ensure the learning rights of students from the perspective of literacy and literacy require material and immaterial conditions through social and financial valuation of the profession, developing the right to approach mathematics or even fall in love with it; the right to learn mathematics in order to teach it; the right to prescriptions (guidelines) and authorship that recognize the different knowledge; the right to education policies for professional development; the right to a working collective and to collective work. The announcement of these rights was motivated by the reflection on professional development plus the awareness that narrating in the action with peers brings back the conditions and constraints of work practices as a teacher and pedagogical coordinator, teacher-researcher. In the approach to the Mathematical Literacy area it is understood the need for attentive and respectful listening to the other and to oneself, seeking to theorize what was lived.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPNAICAlfabetização matemáticaDesenvolvimento profissional docenteDireitos de aprendizagens da docênciaPesquisa narrativaMathematical literacyTeacher professional developmentTeaching learning rightsResearch narrative“Uma dezena de coisinhas à toa que fazem a gente gostar de matemática”: do direito de aprendizagem do PNAIC ao direito de aprendizagem da docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALjanemariabragasilva.pdfjanemariabragasilva.pdfPDF/Aapplication/pdf5734290https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14205/1/janemariabragasilva.pdf6fa3f0d31f2dac06a4263597fc53cad6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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