As Extremidades de Thirteen Reasons Why: Suicídio é comunicação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Matheus Bertolini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11894
Resumo: O consumo streaming, que em português recebe o nome de fluxo de mídias, está cada vez mais consolidado. A Netflix segue esse tipo de distribuição em seus conteúdos. Desde 2011 no Brasil, atualmente a plataforma já possui um alcance por todo o globo. Seus títulos originais tornaram-se um grande diferencial para a dinâmica comunicacional inserida nesse ecossistema pós-convergência midiática. São obras exclusivamente digitais, acessadas estritamente pela assinatura do usuário a uma determinada mensalidade, além da necessidade da internet para a execução. Neste trabalho, apresentamos uma leitura crítica a partir dos vetores das Extremidades aplicadas ao título original juvenil 13 Reasons Why, além da breve sistematização da Gestalt Terapia. Nosso objetivo é inserir na leitura crítica uma perspectiva sensória e subjetiva ao contexto da tecnologia, da saúde mental, da dinâmica comunicacional e do suicídio (centralidade da narrativa seriada analisada). Por essa ótica, fizemos o percurso crítico analítico da série a partir da desconstrução, da contaminação e do compartilhamento desse título e a convergência presente em linguagens, experimentos e performances em total simbiose entre a comunicação e o suicídio. Verificou-se que estamos diante de um acréscimo cognitivo entre os múltiplos fatores interferidos pelos agentes bióticos e abióticos sobre esse sujeito usufruidor, conexões que se expandem, linguagens hibridizadas e fluxos que emergem. A partir disso, a série em análise materializa-se para uma discussão centrada na necessidade de novos espaços para diálogo, o desenvolvimento de competências críticas para leitura e escuta, além de buscar em locais limítrofes da marginalidade a luz de uma temática tabu para uma pesquisa traduzida pela transdisciplinaridade.
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Neste trabalho, apresentamos uma leitura crítica a partir dos vetores das Extremidades aplicadas ao título original juvenil 13 Reasons Why, além da breve sistematização da Gestalt Terapia. Nosso objetivo é inserir na leitura crítica uma perspectiva sensória e subjetiva ao contexto da tecnologia, da saúde mental, da dinâmica comunicacional e do suicídio (centralidade da narrativa seriada analisada). Por essa ótica, fizemos o percurso crítico analítico da série a partir da desconstrução, da contaminação e do compartilhamento desse título e a convergência presente em linguagens, experimentos e performances em total simbiose entre a comunicação e o suicídio. Verificou-se que estamos diante de um acréscimo cognitivo entre os múltiplos fatores interferidos pelos agentes bióticos e abióticos sobre esse sujeito usufruidor, conexões que se expandem, linguagens hibridizadas e fluxos que emergem. A partir disso, a série em análise materializa-se para uma discussão centrada na necessidade de novos espaços para diálogo, o desenvolvimento de competências críticas para leitura e escuta, além de buscar em locais limítrofes da marginalidade a luz de uma temática tabu para uma pesquisa traduzida pela transdisciplinaridade.Streaming consumption, which in Portuguese is called fluxo de mídias, is increasingly consolidated. Netflix follows this type of distribution in its content. Since 2011 in Brazil, the platform currently has a reach across the globe. Its original titles became a great differential for the communicational dynamics inserted in this post-media convergence ecosystem. They are exclusively digital works, accessed strictly by the user's subscription at a certain monthly fee, in addition to the need for internet for execution. In this work we present a critical reading from the Extremities vectors applied to the original juvenile title 13 Reasons Why, in addition to the brief systematization of Gestalt Therapy. Our objective is to insert in the critical reading a sensory and subjective perspective to the context of technology, mental health, communication dynamics and suicide (centrality of the serial narrative analyzed). From this perspective, we made the critical analytical path of the series from the deconstruction, contamination and sharing of that title, and the convergence present in languages, experiments and performances in total symbiosis between communication and suicide. It was found that we are facing a cognitive increase between the multiple factors interfered by biotic and abiotic agents on this user subject, expanding connections, hybridized languages and emerging flows. Based on that, the series under analysis materializes for a discussion centered on the need for new spaces for dialogue, the development of critical skills for reading and listening, in addition to looking in places bordering on marginality for the light of a taboo theme for translated research transdisciplinarity.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEcossistema comunicacionalExtremidadesFluxoNetflixThirteen Reasons WhyCommunicational ecosystemEndsFlowAs Extremidades de Thirteen Reasons Why: Suicídio é comunicação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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