A narrativa do holocausto: realidade e ficção no repertório literário dos alunos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Terezila Barra Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11177
Resumo: Esta pesquisa foi realizada numa turma de 9º ano da EJA de uma escola da rede municipal de Leopoldina, cidade da Zona da Mata mineira. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, o primeiro passo foi proporcionar aos alunos um exercício de autoconhecimento como leitores e torná-los conscientes do pertencimento a uma comunidade de leitores: aquela que se constitui em sala de aula. Diante da percepção de seu precário contato com o texto literário, elaboramos uma proposta interventiva que lhes permitisse experenciar de forma intensa a potência comunicativa da ficção face à realidade e que cumprisse o objetivo de ampliar seu repertório literário. A proposta elegeu, então, a leitura compartilhada e protocolada de textos com diferentes graus de elaboração ficcional sobre o tema comum do holocausto, de modo a proporcionar a apropriação dos recursos da metáfora, do fantástico e da metaficcção respectivamente na construção das obras Diário de Anne Frank, o prólogo de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e a (auto)biografia em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: o repertório do texto, de Wolfgang Iser; o polissistema literário, de Even-Zohar; a comunidade de leitores, de Roger Chartier; de metáfora e metaficção, de Gustavo Bernardo e de fantástico, de Zvetan Todorov. Como resultados, analisamos que o tema do holocausto mobilizou os alunos para a leitura das obras selecionadas, tendo havido especial identidade com a de Anne Frank. Em termos da ampliação de repertório, o uso da metáfora como forma de compreender o desconhecido foi bem compreendido pelos alunos, tendo sido empregado num exercício de autoria criativa. A metaficção teve uma compreensão inicial bem-sucedida, cujo aprofundamento exigiria nova pesquisa. Já a oscilação fantástica entre o literal e o metafórico não foi compreendida pelos alunos, os quais cobraram da obra em questão ser uma expressão literal da realidade. Concluímos que, sendo a construção de repertório algo contínuo, é tarefa do professor partir desse novo quadro e traçar objetivos pertinentes a ele que possam nortear a próxima intervenção.
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Diante da percepção de seu precário contato com o texto literário, elaboramos uma proposta interventiva que lhes permitisse experenciar de forma intensa a potência comunicativa da ficção face à realidade e que cumprisse o objetivo de ampliar seu repertório literário. A proposta elegeu, então, a leitura compartilhada e protocolada de textos com diferentes graus de elaboração ficcional sobre o tema comum do holocausto, de modo a proporcionar a apropriação dos recursos da metáfora, do fantástico e da metaficcção respectivamente na construção das obras Diário de Anne Frank, o prólogo de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e a (auto)biografia em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: o repertório do texto, de Wolfgang Iser; o polissistema literário, de Even-Zohar; a comunidade de leitores, de Roger Chartier; de metáfora e metaficção, de Gustavo Bernardo e de fantástico, de Zvetan Todorov. Como resultados, analisamos que o tema do holocausto mobilizou os alunos para a leitura das obras selecionadas, tendo havido especial identidade com a de Anne Frank. Em termos da ampliação de repertório, o uso da metáfora como forma de compreender o desconhecido foi bem compreendido pelos alunos, tendo sido empregado num exercício de autoria criativa. A metaficção teve uma compreensão inicial bem-sucedida, cujo aprofundamento exigiria nova pesquisa. Já a oscilação fantástica entre o literal e o metafórico não foi compreendida pelos alunos, os quais cobraram da obra em questão ser uma expressão literal da realidade. Concluímos que, sendo a construção de repertório algo contínuo, é tarefa do professor partir desse novo quadro e traçar objetivos pertinentes a ele que possam nortear a próxima intervenção.This research was carried out in a 9th grade class from the EJA of a school in the municipal network of Leopoldina, a city in the Zona da Mata region of Minas Gerais. Using the action research methodology, the first step is to provide students with an exercise in self-knowledge as readers and to make them aware of belonging to a community of readers: the one that constitutes a classroom. Faced with the perception of their precarious contact with the literary text, we elaborated an interventional proposal that allowed them to intensely experience the communicative power of fiction vis-a-vis reality and that fulfilled the objective of expanding its literary repertoire. The proposal then chose the shared and protocolized reading of texts with different degrees of fictional elaboration on the common theme of the holocaust, in order to provide the appropriation of the resources of metaphor, fantastic and metafiction respectively in the construction of the works. , the prologue of the orphanage of Miss. Pilgrimage for Particular Children, by RansonRiggs, and ArtSpiegelman's (auto) comic biography Maus. The theoretical assumptions underlying the research were Wolfgang Iser's repertory of the text; Even-Zohar's literary polysystem; the community of readers, Roger Chartier; of metaphor and metafiction, of Gustavo Bernardo and of fantastic, of Zvetan Todorov. As a result, we analyzed that the theme of the holocaust mobilized the students to read the selected works, having had a special identity with that of Anne Frank. In terms of repertory expansion, the use of metaphor as a way of understanding the unknown was well understood by the students, and was used in an exercise of creative authorship. The metafiction had a successful initial understanding, the deepening of which would require new research. The fantastic oscillation between the literal and the metaphorical was not understood by the students, who charged that the work in question was a literal expression of reality. We conclude that, since repertoire construction is somewhat continuous, it is the teacher's task to start from this new framework and to outline pertinent objectives that may guide the next intervention.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsino de literaturaRepertório literárioMetáforaMetaficçãoFantásticoEJALiterature teachingLiterary repertoireMetaphorMetafictionFantasticEJAA narrativa do holocausto: realidade e ficção no repertório literário dos alunos da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALterezilabarrasilvadeoliveira.pdfterezilabarrasilvadeoliveira.pdfapplication/pdf1722417https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11177/1/terezilabarrasilvadeoliveira.pdf4c37a37612f47a5c8f843756269f581eMD51terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdfterezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdfapplication/pdf1062071https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11177/5/terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf4526155c675b1d63ed913a7c87eebab0MD55CC-LICENSETEXTterezilabarrasilvadeoliveira.pdf.txtterezilabarrasilvadeoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain189714https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11177/3/terezilabarrasilvadeoliveira.pdf.txt9a08c737fb7075f385af5c13f07d179fMD53terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf.txtterezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf.txtExtracted texttext/plain65301https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11177/6/terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf.txt4331426c70f72e3b393536e1a6ae4590MD56THUMBNAILterezilabarrasilvadeoliveira.pdf.jpgterezilabarrasilvadeoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11177/4/terezilabarrasilvadeoliveira.pdf.jpg84a609a3a75df96161481b64b59e5537MD54terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf.jpgterezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1505https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11177/7/terezilabarrasilvadeoliveira-cadernoanexo.pdf.jpg7cc578a047c250afb8703a9c06284d55MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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