Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10354 |
Resumo: | As marcas humanizadas são reflexo de um público mais informado e exigente, que quer construir relações verdadeiras com as empresas, organizações e instituições que consome. Em um contexto social regido pelas interações, sobretudo as virtuais, é importante levar em consideração os avanços da inteligência artificial e seus impactos nesse cenário. Esse trabalho busca entender o processo de construção e gestão de uma marca orientada para o público e também o impacto dos chatbots tem nesse processo. O método inclui a revisão bibliográfica, apoiada em autores como Levy (1999), Jenkins (2009, 2014) Aaker (1998, 2007, 2015) entre outros e a análise da fanpage e do chatbot Beta, o primeiro robô de conversação feminista. |
id |
UFJF_20915091e191ff9f0a117195790d2aaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10354 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Villela, Cícero Costahttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871Sigiliano, Daiana Maria Veigahttp://lattes.cnpq.br/0329090470307145http://lattes.cnpq.br/Pereira, Larissa Alves2019-08-07T17:20:30Z2019-07-222019-08-07T17:20:30Z2018-12-11https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10354As marcas humanizadas são reflexo de um público mais informado e exigente, que quer construir relações verdadeiras com as empresas, organizações e instituições que consome. Em um contexto social regido pelas interações, sobretudo as virtuais, é importante levar em consideração os avanços da inteligência artificial e seus impactos nesse cenário. Esse trabalho busca entender o processo de construção e gestão de uma marca orientada para o público e também o impacto dos chatbots tem nesse processo. O método inclui a revisão bibliográfica, apoiada em autores como Levy (1999), Jenkins (2009, 2014) Aaker (1998, 2007, 2015) entre outros e a análise da fanpage e do chatbot Beta, o primeiro robô de conversação feminista.Humanized brands are a reflection of a more informed and demanding public, who wants to build true relationships with the companies, organizations and institutions that they consume. In a social context governed by interactions, especially virtual ones, it is important to take into account the advances of artificial intelligence and its impacts in this scenario. This work seeks to understand the process of building and managing a brand oriented to the public and also the impact of the chatbots has in this process. The method includes bibliographical review, supported by authors such as Levy (1999), Jenkins (2009, 2014) Aaker (1998, 2007, 2015) among others and analysis of fanpage and chatbot Beta, the first feminist conversation robot.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMarcas humanizadasChatbotsBrandingInteligência artificialHumanized brandsChatbotsBrandingArtificial intelligenceChatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feministainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALlarrissaalvespereira.pdflarrissaalvespereira.pdfapplication/pdf1239719https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/1/larrissaalvespereira.pdfca0bd3f95ef75db5a1c76b838886eac4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTlarrissaalvespereira.pdf.txtlarrissaalvespereira.pdf.txtExtracted texttext/plain134417https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/4/larrissaalvespereira.pdf.txtc0c62d7dfaf6b1fc249fa6378dd67cb5MD54THUMBNAILlarrissaalvespereira.pdf.jpglarrissaalvespereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/5/larrissaalvespereira.pdf.jpg7863ce8b8d6e1202c089ba30473cb19bMD55ufjf/103542019-08-08 03:06:37.508oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T06:06:37Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
title |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
spellingShingle |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista Pereira, Larissa Alves CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Marcas humanizadas Chatbots Branding Inteligência artificial Humanized brands Chatbots Branding Artificial intelligence |
title_short |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
title_full |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
title_fullStr |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
title_full_unstemmed |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
title_sort |
Chatbots e marcas humanizadas: uma análise sobre o caso Beta, a feminista |
author |
Pereira, Larissa Alves |
author_facet |
Pereira, Larissa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3157127991275816 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Villela, Cícero Costa |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7402323269350871 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sigiliano, Daiana Maria Veiga |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0329090470307145 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Larissa Alves |
contributor_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins Villela, Cícero Costa Sigiliano, Daiana Maria Veiga |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Marcas humanizadas Chatbots Branding Inteligência artificial Humanized brands Chatbots Branding Artificial intelligence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas humanizadas Chatbots Branding Inteligência artificial Humanized brands Chatbots Branding Artificial intelligence |
description |
As marcas humanizadas são reflexo de um público mais informado e exigente, que quer construir relações verdadeiras com as empresas, organizações e instituições que consome. Em um contexto social regido pelas interações, sobretudo as virtuais, é importante levar em consideração os avanços da inteligência artificial e seus impactos nesse cenário. Esse trabalho busca entender o processo de construção e gestão de uma marca orientada para o público e também o impacto dos chatbots tem nesse processo. O método inclui a revisão bibliográfica, apoiada em autores como Levy (1999), Jenkins (2009, 2014) Aaker (1998, 2007, 2015) entre outros e a análise da fanpage e do chatbot Beta, o primeiro robô de conversação feminista. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-07T17:20:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-22 2019-08-07T17:20:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10354 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/1/larrissaalvespereira.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/4/larrissaalvespereira.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10354/5/larrissaalvespereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca0bd3f95ef75db5a1c76b838886eac4 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c0c62d7dfaf6b1fc249fa6378dd67cb5 7863ce8b8d6e1202c089ba30473cb19b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823238658419851264 |