Cristãos de São Tomé, um "outro cristianismo" na Índia: a teologia cristã-indiana e a liturgia vivencial da Igreja Católica Siro-Malabar

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Autor(a) principal: Massi, Giuliano Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14748
Resumo: Esta tese tem como objetivo caracterizar a Igreja Católica Siro-Malabar a partir de seus elementos específicos, tanto através de suas particularidades cristológicas quanto pelo estudo de seu caminho teológico e de suas interações dialógicas com o catolicismo romano e com o hinduísmo, contrastando essa Igreja indiana com a Igreja Romana, com a qual está em comunhão, especialmente abordando a noção de advaita (não dualidade) encontrada nesse “outro cristianismo” da Índia, com especial enfoque em sua cristologia siríaca-indiana. Como ponto de equilíbrio interpretativo, foi utilizado o pensamento de Raimundo Panikkar como referência no tocante ao diálogo inter-religioso e, especialmente, na abordagem da dinâmica advaita, não dual, do cristianismo. O intuito é compreender melhor os pilares religiosos da Igreja Siro-Malabar e contrastar essa compreensão com o entendimento dos elementos católicos romanos, comparando elementos doutrinários e delineando o contexto religioso siro-malabar em sua tradição, sua contemporaneidade e sua ideia de catolicidade. Na vivencialidade quotidiana dos siro-malabares, estão presentes elementos litúrgicos, religiosos e filosóficos que extrapolam os templos. Sua vivência cristã e suas manifestações culturais demonstram que há “outro cristianismo”, na Índia, cujos integrantes percebem suas vidas como sendo iluminadas pelo Cristo, porém dentro de uma integralidade cosmológica e tendo como modelo de vida, de fé e de caráter moral o apóstolo São Tomé, de onde tiram inspiração para trilhar seu “Caminho de São Tomé” (Mar Thoma Margam). Como substrato para essa compreensão, foi realizada uma comparação entre a trajetória tomesina indiana, que nesta tese é chamada de “via tomesina”, com a trajetória percorrida com mais efetividade pelo cristianismo romano, chamada aqui de “via paulina”. A estrutura desta tese elenca as “veredas” percorridas pela Igreja SiroMalabar nos campos histórico, filosófico, cristológico e teológico, sendo que a cristologia siromalabar foi abordada em sua relação prosopônica com a realidade, ou seja, envolvendo a pluralidade e a alteridade contidas na ideia de prosopon, juntamente com a perspectiva do Cristo como um avatāra e a ideia de advaita (não dualidade), em um interlaçamento entre o humano e o divino.
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Como ponto de equilíbrio interpretativo, foi utilizado o pensamento de Raimundo Panikkar como referência no tocante ao diálogo inter-religioso e, especialmente, na abordagem da dinâmica advaita, não dual, do cristianismo. O intuito é compreender melhor os pilares religiosos da Igreja Siro-Malabar e contrastar essa compreensão com o entendimento dos elementos católicos romanos, comparando elementos doutrinários e delineando o contexto religioso siro-malabar em sua tradição, sua contemporaneidade e sua ideia de catolicidade. Na vivencialidade quotidiana dos siro-malabares, estão presentes elementos litúrgicos, religiosos e filosóficos que extrapolam os templos. Sua vivência cristã e suas manifestações culturais demonstram que há “outro cristianismo”, na Índia, cujos integrantes percebem suas vidas como sendo iluminadas pelo Cristo, porém dentro de uma integralidade cosmológica e tendo como modelo de vida, de fé e de caráter moral o apóstolo São Tomé, de onde tiram inspiração para trilhar seu “Caminho de São Tomé” (Mar Thoma Margam). Como substrato para essa compreensão, foi realizada uma comparação entre a trajetória tomesina indiana, que nesta tese é chamada de “via tomesina”, com a trajetória percorrida com mais efetividade pelo cristianismo romano, chamada aqui de “via paulina”. A estrutura desta tese elenca as “veredas” percorridas pela Igreja SiroMalabar nos campos histórico, filosófico, cristológico e teológico, sendo que a cristologia siromalabar foi abordada em sua relação prosopônica com a realidade, ou seja, envolvendo a pluralidade e a alteridade contidas na ideia de prosopon, juntamente com a perspectiva do Cristo como um avatāra e a ideia de advaita (não dualidade), em um interlaçamento entre o humano e o divino.This thesis aims to characterize the Syro-Malabar Catholic Church from its specific elements, both through its Christological particularities and through the study of its theological path and its dialogic interactions with Roman Catholicism and Hinduism, contrasting this Indian Church with the Roman Church, with which it is in communion, especially addressing the notion of advaita (non-duality) found in this “other Christianity” of India, with a special focus on his Syriac-Indian Christology. As a basis of interpretative balance, the thought of Raimundo Panikkar was used as a reference regarding inter-religious dialogue and, especially, in the approach of the advaita, non-dual dynamics of Christianity. The aim is to better understand the religious pillars of the Syro-Malabar Church and contrast this understanding with the understanding of Roman Catholic elements, comparing doctrinal elements and outlining the Syro-Malabar religious context in its tradition, its contemporaneity and its idea of catholicity. In the daily life of the Syro-Malabar’s, liturgical, religious and philosophical elements are present that go beyond the temples. His Christian experience and cultural manifestations demonstrate that there is “another Christianity” in India, whose members perceive their lives as being enlightened by Christ, but within a cosmological integrality and taking St. Thomas as a model of life, faith and moral, from where they draw inspiration to live their “Mar Thoma Margam”. As a substrate for this understanding, a comparison was made between the Indian Tomesian path, which in this thesis is called the “thomasine way”, with the path taken more effectively by Roman Christianity, called here the “pauline way”. The structure of this thesis lists the "paths" traveled by the Syro-Malabar Church in the historical, philosophical, Christological and theological fields, at the same time Syro-Malabar Christology was approached in its prosoponic relationship with reality, that is, involving plurality and alterity contained in the idea of prosopon, together with the perspective of Christ as an avatāra and the idea of advaita (non-duality), in an interlacing between the human and the divine.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASCristianismo dos Cristãos de São ToméTeologia e liturgiaÍndia e cristologiaAdvaitaIgreja Siro-MalabarChristianity of the StThomas christiansTheology and liturgyIndia and christologyAdvaitaSyro-Malabar ChurcCristãos de São Tomé, um "outro cristianismo" na Índia: a teologia cristã-indiana e a liturgia vivencial da Igreja Católica Siro-Malabarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14748/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14748/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALgiulianomartinsmassi.pdfgiulianomartinsmassi.pdfapplication/pdf3426800https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14748/1/giulianomartinsmassi.pdf718cb4d9ce7bbe3e88b00dacb720ed78MD51TEXTgiulianomartinsmassi.pdf.txtgiulianomartinsmassi.pdf.txtExtracted texttext/plain736450https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14748/4/giulianomartinsmassi.pdf.txt71b001bccdf8a187c60b634e06b0679fMD54THUMBNAILgiulianomartinsmassi.pdf.jpggiulianomartinsmassi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14748/5/giulianomartinsmassi.pdf.jpg62fa35defae1d78fcffca69bcc91aecfMD55ufjf/147482022-12-20 04:16:48.549oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-12-20T06:16:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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