Diferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português brasileiro no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães, Silvia Brilhante, Conti, Carolina, Linhares, Tiago, Rezende, Leonice Bárbara, Amorin, Silvia, Coelho, Lívia, Badaró, Auxiliatrice, Gumier, Andressa Bianchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000400013
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8104
Resumo: Vários estudos têm demonstrado que a consciência morfológica está associada à aquisição da leitura e a escrita. Porém, há diferentes tipos de morfemas. O presente estudo explora diferenças no desenvolvimento da consciência morfológica derivacional e flexional no português do Brasil. A amostra do estudo foi constituída por 134 crianças de primeiro ao quarto ano do Ensino fundamental. As crianças realizaram tarefas que acessavam seu conhecimento da morfologia derivacional e flexional. Os resultados mostraram que para todos os anos as tarefas de morfologia flexional foram mais fáceis do que as de derivação. Houve uma melhora no desempenho do segundo para o terceiro ano, mas não do terceiro para o quarto ano. De um modo geral, os resultados corroboram os já encontrados no inglês e no francês.
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De um modo geral, os resultados corroboram os já encontrados no inglês e no francês.Several studies have demonstrated that morphological awareness is related to reading and writing acquisition. However, there are different types of morphemes. The present study explores differences in derivational and flexional awareness development in Brazilian Portuguese. The sample in this study was constituted of 134 children from 1st to 4th grades of primary education who accomplished tasks which assessed their knowledge of derivational and flexional morphology. The results show that for all grades flexional morphology tasks were easier than derivational morphology ones. Performance improved from second to third grade but not from third to fourth grade. In general, results corroborate those already found in English and French languages.por--BrasilPsicologia: Reflexão e Crítica-Morfologia derivacionalMorfologia flexionalConsciência morfológicaConsciência metalinguísticaDerivational morphologyFlexional morphologyMorphological awarenessMetalinguístic awarenessDiferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português brasileiro no ensino fundamentalDifferences in the development of derivational and flexional morphology in brazilian portugueseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMota, Márcia Maria Peruzzi Elia daGuimarães, Silvia BrilhanteConti, CarolinaLinhares, TiagoRezende, Leonice BárbaraAmorin, SilviaCoelho, LíviaBadaró, AuxiliatriceGumier, Andressa Bianchiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILDiferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português.pdf.jpgDiferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1663https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/8104/4/Diferen%c3%a7as%20entre%20o%20desenvolvimento%20da%20morfologia%20derivacional%20e%20flexional%20no%20portugu%c3%aas.pdf.jpg2484d5e53733196a23fc53000de7fb58MD54ORIGINALDiferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português.pdfDiferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português.pdfapplication/pdf400798https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/8104/1/Diferen%c3%a7as%20entre%20o%20desenvolvimento%20da%20morfologia%20derivacional%20e%20flexional%20no%20portugu%c3%aas.pdf10b3ef58faa79a505309e6d3af8c5213MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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