Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32528 |
Resumo: | A relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específi co na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fi delidade das mesmas conduz a resultados cuja confi abilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (α = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91. |
id |
RCAP_dde1e49e3637f28f930a022214628a72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validaçãoA morphological awareness test (PCM): contribution to its validationConsciência mrfológicaAvaliação metalinguísticaMorfologiaMorphological awarenessMetalinguistic assessmentMorphologyCiências Sociais::PsicologiaA relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específi co na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fi delidade das mesmas conduz a resultados cuja confi abilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (α = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91.The relationship between phonological awareness and morphological awareness and the independent contribution of each one for reading achievement has been an issue of debate in the literature. Some authors argue that morphological awareness does not contribute independently of phonological awareness for learning to read. Others found evidence to suggest that morphological awareness has a specifi c role in the reading acquisition process. Nevertheless, studies results’ are fragile, as there is no possibility to compare them, due to the too wide range of assessment tasks. Another factor concurring to the fragility of the results presented so far in the literature is the lack of validity and reliability studies regarding the assessment tasks. This study presents an analysis of the psychometric properties of the PCM – Morphological Awareness Test. We assessed 243 children attending the 2nd (n = 79), the 3rd (n = 83) and the 4th (n = 81) grades in public urban schools in Porto (city in the north of Portugal). Results indicate that the PCM has a high internal consistency (α = .95). In the factor analysis a single factor was extracted with eigenvalue equal to 10.88, which explains 54.42 % of the total variance of the results. The items are all saturated in the factor, with values ranging from a minimum of .42 to a maximum of .91.CIEC – Research Centre on Child Studies, UM (FCT R&D 317)Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaSilva, Cristina Vieira daSucena, AnaVale, Ana PaulaRibeiro, Iolanda da Silva2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32528porViana, F. L., Silva, C. V., Sucena, A., Vale, A. P., & Ribeiro, I. (2014). Prova de Consciência Morfológica (PCM): Contributos para a sua validação.2177-620210.4013/cld.2014.123.08http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.08info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:12.478564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação A morphological awareness test (PCM): contribution to its validation |
title |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação |
spellingShingle |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação Viana, Fernanda Leopoldina Consciência mrfológica Avaliação metalinguística Morfologia Morphological awareness Metalinguistic assessment Morphology Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação |
title_full |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação |
title_fullStr |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação |
title_full_unstemmed |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação |
title_sort |
Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação |
author |
Viana, Fernanda Leopoldina |
author_facet |
Viana, Fernanda Leopoldina Silva, Cristina Vieira da Sucena, Ana Vale, Ana Paula Ribeiro, Iolanda da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristina Vieira da Sucena, Ana Vale, Ana Paula Ribeiro, Iolanda da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Fernanda Leopoldina Silva, Cristina Vieira da Sucena, Ana Vale, Ana Paula Ribeiro, Iolanda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência mrfológica Avaliação metalinguística Morfologia Morphological awareness Metalinguistic assessment Morphology Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Consciência mrfológica Avaliação metalinguística Morfologia Morphological awareness Metalinguistic assessment Morphology Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específi co na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fi delidade das mesmas conduz a resultados cuja confi abilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (α = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12 2014-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32528 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Viana, F. L., Silva, C. V., Sucena, A., Vale, A. P., & Ribeiro, I. (2014). Prova de Consciência Morfológica (PCM): Contributos para a sua validação. 2177-6202 10.4013/cld.2014.123.08 http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.08 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132242970148864 |