Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Cristina Vieira da, Sucena, Ana, Vale, Ana Paula, Ribeiro, Iolanda da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32528
Resumo: A relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específi co na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fi delidade das mesmas conduz a resultados cuja confi abilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (α = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91.
id RCAP_dde1e49e3637f28f930a022214628a72
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validaçãoA morphological awareness test (PCM): contribution to its validationConsciência mrfológicaAvaliação metalinguísticaMorfologiaMorphological awarenessMetalinguistic assessmentMorphologyCiências Sociais::PsicologiaA relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específi co na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fi delidade das mesmas conduz a resultados cuja confi abilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (α = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91.The relationship between phonological awareness and morphological awareness and the independent contribution of each one for reading achievement has been an issue of debate in the literature. Some authors argue that morphological awareness does not contribute independently of phonological awareness for learning to read. Others found evidence to suggest that morphological awareness has a specifi c role in the reading acquisition process. Nevertheless, studies results’ are fragile, as there is no possibility to compare them, due to the too wide range of assessment tasks. Another factor concurring to the fragility of the results presented so far in the literature is the lack of validity and reliability studies regarding the assessment tasks. This study presents an analysis of the psychometric properties of the PCM – Morphological Awareness Test. We assessed 243 children attending the 2nd (n = 79), the 3rd (n = 83) and the 4th (n = 81) grades in public urban schools in Porto (city in the north of Portugal). Results indicate that the PCM has a high internal consistency (α = .95). In the factor analysis a single factor was extracted with eigenvalue equal to 10.88, which explains 54.42 % of the total variance of the results. The items are all saturated in the factor, with values ranging from a minimum of .42 to a maximum of .91.CIEC – Research Centre on Child Studies, UM (FCT R&D 317)Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaSilva, Cristina Vieira daSucena, AnaVale, Ana PaulaRibeiro, Iolanda da Silva2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32528porViana, F. L., Silva, C. V., Sucena, A., Vale, A. P., & Ribeiro, I. (2014). Prova de Consciência Morfológica (PCM): Contributos para a sua validação.2177-620210.4013/cld.2014.123.08http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.08info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:12.478564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
A morphological awareness test (PCM): contribution to its validation
title Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
spellingShingle Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
Viana, Fernanda Leopoldina
Consciência mrfológica
Avaliação metalinguística
Morfologia
Morphological awareness
Metalinguistic assessment
Morphology
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
title_full Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
title_fullStr Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
title_full_unstemmed Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
title_sort Prova de consciência morfológica (PCM): contributos para a sua validação
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Cristina Vieira da
Sucena, Ana
Vale, Ana Paula
Ribeiro, Iolanda da Silva
author_role author
author2 Silva, Cristina Vieira da
Sucena, Ana
Vale, Ana Paula
Ribeiro, Iolanda da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Cristina Vieira da
Sucena, Ana
Vale, Ana Paula
Ribeiro, Iolanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência mrfológica
Avaliação metalinguística
Morfologia
Morphological awareness
Metalinguistic assessment
Morphology
Ciências Sociais::Psicologia
topic Consciência mrfológica
Avaliação metalinguística
Morfologia
Morphological awareness
Metalinguistic assessment
Morphology
Ciências Sociais::Psicologia
description A relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específi co na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fi delidade das mesmas conduz a resultados cuja confi abilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (α = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32528
url http://hdl.handle.net/1822/32528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viana, F. L., Silva, C. V., Sucena, A., Vale, A. P., & Ribeiro, I. (2014). Prova de Consciência Morfológica (PCM): Contributos para a sua validação.
2177-6202
10.4013/cld.2014.123.08
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.08
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132242970148864