Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a participação do crítico francês Pierre Restany no campo cultural brasileiro ao longo da década de 1960 e 1970, buscando investigá-lo dentro de sua atuação nas mostras de arte internacional de São Paulo. Para compreender as condições e desdobramentos de sua atuação foram realizadas análises de suas bases teóricas e históricas do movimento Novo Realismo, assim como sua difusão em países fora do eixo Paris-Nova York, em especial o Brasil. Em congruência, foi estabelecida uma investigação crítica em âmbito nacional e internacional de exposições que integram sua teoria. Esta pesquisa apresenta diversos modos de análise que permearam a década de 1960, entre eles estão: (i) as resistências à incorporação dos novos meios das poéticas visuais – como tecnologia – aos ambientes expositivos, assim como sua convergência ao Novo Realismo; (ii) a problemática envolvente a 10a edição da Bienal de São Paulo e a participação de Pierre Restany na organização e reformulações desta mostra; e (iii) em especial o projeto da “Sala Especial de Arte e Tecnologia” por ele proposto. |
id |
UFJF_3cbc97ac6be752e375981183ab6877c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10628 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maiahttp://lattes.cnpq.br/Ramos, Maria Lúcia BuenoScroeder, Caroline Sauthttp://lattes.cnpq.br/Melo Filho, Claudio de2019-08-30T11:47:06Z2019-08-232019-08-30T11:47:06Z2019-05-03https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a participação do crítico francês Pierre Restany no campo cultural brasileiro ao longo da década de 1960 e 1970, buscando investigá-lo dentro de sua atuação nas mostras de arte internacional de São Paulo. Para compreender as condições e desdobramentos de sua atuação foram realizadas análises de suas bases teóricas e históricas do movimento Novo Realismo, assim como sua difusão em países fora do eixo Paris-Nova York, em especial o Brasil. Em congruência, foi estabelecida uma investigação crítica em âmbito nacional e internacional de exposições que integram sua teoria. Esta pesquisa apresenta diversos modos de análise que permearam a década de 1960, entre eles estão: (i) as resistências à incorporação dos novos meios das poéticas visuais – como tecnologia – aos ambientes expositivos, assim como sua convergência ao Novo Realismo; (ii) a problemática envolvente a 10a edição da Bienal de São Paulo e a participação de Pierre Restany na organização e reformulações desta mostra; e (iii) em especial o projeto da “Sala Especial de Arte e Tecnologia” por ele proposto.This research aims to analyze and discuss the participation of Pierre Restany in the Brazilian cultural field throughout the 1960s and 1970s, looking for to investigate his work in the Bienal de São Paulo. In order to understand the conditions of its works, an analysis of its theoretical-historical bases of the New Realism movement is carried out, as well as its diffusion in countries outside the Paris-New York axis, especially Brazil. There is a convergence between the critical investigation is established in national and international scope of exhibitions that encompass its theory. This research presents the different modes of analysis that permeated the 1960s, among them are: (i) resistance to the incorporation of the new media of visual practice - like technology - the exhibition environments, as well as its convergence to New Realism; (ii) the problematic surrounding the X Bienal de São Paulo and the participation of Pierre Restany in the organization and reformulations of this exhibition, and (iii) in particular the project of the "Sala Especial de Arte e Tecnologia" proposed by him.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPierre RestanyBienal de São PauloNovo realismoPierre RestanyBiennalNew realismPierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALclaudiodemelofilho.pdfclaudiodemelofilho.pdfapplication/pdf7242759https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/1/claudiodemelofilho.pdf44e6892ba3d014592e3b5e4dfb4b0be1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTclaudiodemelofilho.pdf.txtclaudiodemelofilho.pdf.txtExtracted texttext/plain330349https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/4/claudiodemelofilho.pdf.txtc7f69d5ed284fe59d51a41be1654b608MD54THUMBNAILclaudiodemelofilho.pdf.jpgclaudiodemelofilho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/5/claudiodemelofilho.pdf.jpg4116bbc4ab8ba2699ab5524a40fd997cMD55ufjf/106282019-08-31 03:08:42.413oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-31T06:08:42Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
title |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
spellingShingle |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) Melo Filho, Claudio de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Pierre Restany Bienal de São Paulo Novo realismo Pierre Restany Biennal New realism |
title_short |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
title_full |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
title_fullStr |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
title_full_unstemmed |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
title_sort |
Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969) |
author |
Melo Filho, Claudio de |
author_facet |
Melo Filho, Claudio de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Maria Lúcia Bueno |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Scroeder, Caroline Saut |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo Filho, Claudio de |
contributor_str_mv |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia Ramos, Maria Lúcia Bueno Scroeder, Caroline Saut |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Pierre Restany Bienal de São Paulo Novo realismo Pierre Restany Biennal New realism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pierre Restany Bienal de São Paulo Novo realismo Pierre Restany Biennal New realism |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a participação do crítico francês Pierre Restany no campo cultural brasileiro ao longo da década de 1960 e 1970, buscando investigá-lo dentro de sua atuação nas mostras de arte internacional de São Paulo. Para compreender as condições e desdobramentos de sua atuação foram realizadas análises de suas bases teóricas e históricas do movimento Novo Realismo, assim como sua difusão em países fora do eixo Paris-Nova York, em especial o Brasil. Em congruência, foi estabelecida uma investigação crítica em âmbito nacional e internacional de exposições que integram sua teoria. Esta pesquisa apresenta diversos modos de análise que permearam a década de 1960, entre eles estão: (i) as resistências à incorporação dos novos meios das poéticas visuais – como tecnologia – aos ambientes expositivos, assim como sua convergência ao Novo Realismo; (ii) a problemática envolvente a 10a edição da Bienal de São Paulo e a participação de Pierre Restany na organização e reformulações desta mostra; e (iii) em especial o projeto da “Sala Especial de Arte e Tecnologia” por ele proposto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-30T11:47:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-23 2019-08-30T11:47:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/1/claudiodemelofilho.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/4/claudiodemelofilho.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/5/claudiodemelofilho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44e6892ba3d014592e3b5e4dfb4b0be1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c7f69d5ed284fe59d51a41be1654b608 4116bbc4ab8ba2699ab5524a40fd997c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661306304987136 |