Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Filho, Claudio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a participação do crítico francês Pierre Restany no campo cultural brasileiro ao longo da década de 1960 e 1970, buscando investigá-lo dentro de sua atuação nas mostras de arte internacional de São Paulo. Para compreender as condições e desdobramentos de sua atuação foram realizadas análises de suas bases teóricas e históricas do movimento Novo Realismo, assim como sua difusão em países fora do eixo Paris-Nova York, em especial o Brasil. Em congruência, foi estabelecida uma investigação crítica em âmbito nacional e internacional de exposições que integram sua teoria. Esta pesquisa apresenta diversos modos de análise que permearam a década de 1960, entre eles estão: (i) as resistências à incorporação dos novos meios das poéticas visuais – como tecnologia – aos ambientes expositivos, assim como sua convergência ao Novo Realismo; (ii) a problemática envolvente a 10a edição da Bienal de São Paulo e a participação de Pierre Restany na organização e reformulações desta mostra; e (iii) em especial o projeto da “Sala Especial de Arte e Tecnologia” por ele proposto.
id UFJF_3cbc97ac6be752e375981183ab6877c5
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10628
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Zago, Renata Cristina de Oliveira Maiahttp://lattes.cnpq.br/Ramos, Maria Lúcia BuenoScroeder, Caroline Sauthttp://lattes.cnpq.br/Melo Filho, Claudio de2019-08-30T11:47:06Z2019-08-232019-08-30T11:47:06Z2019-05-03https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a participação do crítico francês Pierre Restany no campo cultural brasileiro ao longo da década de 1960 e 1970, buscando investigá-lo dentro de sua atuação nas mostras de arte internacional de São Paulo. Para compreender as condições e desdobramentos de sua atuação foram realizadas análises de suas bases teóricas e históricas do movimento Novo Realismo, assim como sua difusão em países fora do eixo Paris-Nova York, em especial o Brasil. Em congruência, foi estabelecida uma investigação crítica em âmbito nacional e internacional de exposições que integram sua teoria. Esta pesquisa apresenta diversos modos de análise que permearam a década de 1960, entre eles estão: (i) as resistências à incorporação dos novos meios das poéticas visuais – como tecnologia – aos ambientes expositivos, assim como sua convergência ao Novo Realismo; (ii) a problemática envolvente a 10a edição da Bienal de São Paulo e a participação de Pierre Restany na organização e reformulações desta mostra; e (iii) em especial o projeto da “Sala Especial de Arte e Tecnologia” por ele proposto.This research aims to analyze and discuss the participation of Pierre Restany in the Brazilian cultural field throughout the 1960s and 1970s, looking for to investigate his work in the Bienal de São Paulo. In order to understand the conditions of its works, an analysis of its theoretical-historical bases of the New Realism movement is carried out, as well as its diffusion in countries outside the Paris-New York axis, especially Brazil. There is a convergence between the critical investigation is established in national and international scope of exhibitions that encompass its theory. This research presents the different modes of analysis that permeated the 1960s, among them are: (i) resistance to the incorporation of the new media of visual practice - like technology - the exhibition environments, as well as its convergence to New Realism; (ii) the problematic surrounding the X Bienal de São Paulo and the participation of Pierre Restany in the organization and reformulations of this exhibition, and (iii) in particular the project of the "Sala Especial de Arte e Tecnologia" proposed by him.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPierre RestanyBienal de São PauloNovo realismoPierre RestanyBiennalNew realismPierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALclaudiodemelofilho.pdfclaudiodemelofilho.pdfapplication/pdf7242759https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/1/claudiodemelofilho.pdf44e6892ba3d014592e3b5e4dfb4b0be1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTclaudiodemelofilho.pdf.txtclaudiodemelofilho.pdf.txtExtracted texttext/plain330349https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/4/claudiodemelofilho.pdf.txtc7f69d5ed284fe59d51a41be1654b608MD54THUMBNAILclaudiodemelofilho.pdf.jpgclaudiodemelofilho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/5/claudiodemelofilho.pdf.jpg4116bbc4ab8ba2699ab5524a40fd997cMD55ufjf/106282019-08-31 03:08:42.413oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-31T06:08:42Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
title Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
spellingShingle Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
Melo Filho, Claudio de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Pierre Restany
Bienal de São Paulo
Novo realismo
Pierre Restany
Biennal
New realism
title_short Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
title_full Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
title_fullStr Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
title_full_unstemmed Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
title_sort Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969)
author Melo Filho, Claudio de
author_facet Melo Filho, Claudio de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Maria Lúcia Bueno
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Scroeder, Caroline Saut
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Filho, Claudio de
contributor_str_mv Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Ramos, Maria Lúcia Bueno
Scroeder, Caroline Saut
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Pierre Restany
Bienal de São Paulo
Novo realismo
Pierre Restany
Biennal
New realism
dc.subject.por.fl_str_mv Pierre Restany
Bienal de São Paulo
Novo realismo
Pierre Restany
Biennal
New realism
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a participação do crítico francês Pierre Restany no campo cultural brasileiro ao longo da década de 1960 e 1970, buscando investigá-lo dentro de sua atuação nas mostras de arte internacional de São Paulo. Para compreender as condições e desdobramentos de sua atuação foram realizadas análises de suas bases teóricas e históricas do movimento Novo Realismo, assim como sua difusão em países fora do eixo Paris-Nova York, em especial o Brasil. Em congruência, foi estabelecida uma investigação crítica em âmbito nacional e internacional de exposições que integram sua teoria. Esta pesquisa apresenta diversos modos de análise que permearam a década de 1960, entre eles estão: (i) as resistências à incorporação dos novos meios das poéticas visuais – como tecnologia – aos ambientes expositivos, assim como sua convergência ao Novo Realismo; (ii) a problemática envolvente a 10a edição da Bienal de São Paulo e a participação de Pierre Restany na organização e reformulações desta mostra; e (iii) em especial o projeto da “Sala Especial de Arte e Tecnologia” por ele proposto.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-30T11:47:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-23
2019-08-30T11:47:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/1/claudiodemelofilho.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/4/claudiodemelofilho.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10628/5/claudiodemelofilho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 44e6892ba3d014592e3b5e4dfb4b0be1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c7f69d5ed284fe59d51a41be1654b608
4116bbc4ab8ba2699ab5524a40fd997c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661306304987136