A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danilo Guimarães dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869
Resumo: Este estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente.
id UFJF_3db60677fbda96da910a3c3424639c5d
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9869
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Lopes, Charlie Hudson Turettehttp://lattes.cnpq.br/6948375182304769Sampaio, Danilo de OliveiraSantiago, Cássia Viviani Silvahttp://lattes.cnpq.br/4284230132820629Santos, Danilo Guimarães dos2019-04-22T18:41:13Z2019-04-012019-04-22T18:41:13Z2017-02-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869Este estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASControle de qualidadeGestãoHotelariaA certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Forainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILdaniloguimaraesdossantos.pdf.jpgdaniloguimaraesdossantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/6/daniloguimaraesdossantos.pdf.jpgfb288708aecac0689a54216a0d306d84MD56ORIGINALdaniloguimaraesdossantos.pdfdaniloguimaraesdossantos.pdfapplication/pdf594821https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/3/daniloguimaraesdossantos.pdf34ff2bfa4232292b4886cae97fd8bc22MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/4/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD54TEXTdaniloguimaraesdossantos.pdf.txtdaniloguimaraesdossantos.pdf.txtExtracted texttext/plain91118https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/5/daniloguimaraesdossantos.pdf.txt0235f3b8c998b4b2c926d3beafc21ecbMD55ufjf/98692019-06-16 12:38:33.834oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T15:38:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
title A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
spellingShingle A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
Santos, Danilo Guimarães dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Controle de qualidade
Gestão
Hotelaria
title_short A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
title_full A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
title_fullStr A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
title_full_unstemmed A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
title_sort A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
author Santos, Danilo Guimarães dos
author_facet Santos, Danilo Guimarães dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Charlie Hudson Turette
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6948375182304769
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sampaio, Danilo de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santiago, Cássia Viviani Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4284230132820629
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danilo Guimarães dos
contributor_str_mv Lopes, Charlie Hudson Turette
Sampaio, Danilo de Oliveira
Santiago, Cássia Viviani Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Controle de qualidade
Gestão
Hotelaria
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de qualidade
Gestão
Hotelaria
description Este estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-22T18:41:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-01
2019-04-22T18:41:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/6/daniloguimaraesdossantos.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/3/daniloguimaraesdossantos.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/4/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/5/daniloguimaraesdossantos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fb288708aecac0689a54216a0d306d84
34ff2bfa4232292b4886cae97fd8bc22
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
0235f3b8c998b4b2c926d3beafc21ecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661418787831808