A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869 |
Resumo: | Este estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente. |
id |
UFJF_3db60677fbda96da910a3c3424639c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9869 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Charlie Hudson Turettehttp://lattes.cnpq.br/6948375182304769Sampaio, Danilo de OliveiraSantiago, Cássia Viviani Silvahttp://lattes.cnpq.br/4284230132820629Santos, Danilo Guimarães dos2019-04-22T18:41:13Z2019-04-012019-04-22T18:41:13Z2017-02-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869Este estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASControle de qualidadeGestãoHotelariaA certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Forainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILdaniloguimaraesdossantos.pdf.jpgdaniloguimaraesdossantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/6/daniloguimaraesdossantos.pdf.jpgfb288708aecac0689a54216a0d306d84MD56ORIGINALdaniloguimaraesdossantos.pdfdaniloguimaraesdossantos.pdfapplication/pdf594821https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/3/daniloguimaraesdossantos.pdf34ff2bfa4232292b4886cae97fd8bc22MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/4/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD54TEXTdaniloguimaraesdossantos.pdf.txtdaniloguimaraesdossantos.pdf.txtExtracted texttext/plain91118https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/5/daniloguimaraesdossantos.pdf.txt0235f3b8c998b4b2c926d3beafc21ecbMD55ufjf/98692019-06-16 12:38:33.834oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T15:38:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
title |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
spellingShingle |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora Santos, Danilo Guimarães dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Controle de qualidade Gestão Hotelaria |
title_short |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
title_full |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
title_fullStr |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
title_full_unstemmed |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
title_sort |
A certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora |
author |
Santos, Danilo Guimarães dos |
author_facet |
Santos, Danilo Guimarães dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Charlie Hudson Turette |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6948375182304769 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sampaio, Danilo de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santiago, Cássia Viviani Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4284230132820629 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Danilo Guimarães dos |
contributor_str_mv |
Lopes, Charlie Hudson Turette Sampaio, Danilo de Oliveira Santiago, Cássia Viviani Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Controle de qualidade Gestão Hotelaria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle de qualidade Gestão Hotelaria |
description |
Este estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-22T18:41:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-01 2019-04-22T18:41:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/6/daniloguimaraesdossantos.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/3/daniloguimaraesdossantos.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/4/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9869/5/daniloguimaraesdossantos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb288708aecac0689a54216a0d306d84 34ff2bfa4232292b4886cae97fd8bc22 000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b 0235f3b8c998b4b2c926d3beafc21ecb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661418787831808 |