Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254 |
Resumo: | Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo. |
id |
UFJF_3e049db010babc2c1a6104a61ab56edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12254 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroz, Álvaro João Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/4794107935753176Collin, Luci Maria Diashttp://lattes.cnpq.br/9755511534456066Alvarenga, Nilson Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417http://lattes.cnpq.br/Fernandes, Ana Luiza Maia Gama2021-01-21T12:44:33Z2021-01-192021-01-21T12:44:33Z2016-05-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo.Quarenta Clics em Curitiba is composed by forty black-and-white photographs by Jack Pires combined to forty poems by Paulo Leminski, disposed in loose sheets of identical dimensions. Each of Pires’s photographs appear in the sheet side by side with a poem by Leminski, whose literary proposition is identified with the haicai, a poetry genre originated in Japan. Their experience can be described as semiotic and intermediatic exercises in which the emphatically pronounced indexicality owns its nature to the relationship between a photograph, interested in capturing the decisive moment, and the haicai poetry. The poems and photos linked work as indexical cut offs of the space-time in a non-hierarchic and deprived of attention focus Curitiba. The characteristical triviality of Leminski’s haicais is potentialized by Pires’s photographs. Based on the intermedial studies and C. S. Peirce’s theory of signs, this work proposes a model to explain the relationship between verbal poetry and photography in Quarenta Clics. The results presented in this work are the preliminary development of this model.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOQuarenta clics em CuritibaPaulo LeminskiFotolivro de literaturaIntermidialidadeSemióticaQuarenta clics em CuritibaPaulo LeminskiLiterature photobookIntermedialitySemioticsQuarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Piresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ORIGINALanaluizamaiagamafernandes.pdfanaluizamaiagamafernandes.pdfapplication/octet-stream18982767https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/3/analuizamaiagamafernandes.pdf4a957fc878e7a4e6fd8e491255d77dd5MD53ufjf/122542023-07-26 12:17:23.932oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T15:17:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
title |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
spellingShingle |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires Fernandes, Ana Luiza Maia Gama CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Fotolivro de literatura Intermidialidade Semiótica Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Literature photobook Intermediality Semiotics |
title_short |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
title_full |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
title_fullStr |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
title_full_unstemmed |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
title_sort |
Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
author |
Fernandes, Ana Luiza Maia Gama |
author_facet |
Fernandes, Ana Luiza Maia Gama |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4794107935753176 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Collin, Luci Maria Dias |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9755511534456066 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alvarenga, Nilson Assunção |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Luiza Maia Gama |
contributor_str_mv |
Queiroz, Álvaro João Magalhães de Collin, Luci Maria Dias Alvarenga, Nilson Assunção |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Fotolivro de literatura Intermidialidade Semiótica Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Literature photobook Intermediality Semiotics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Fotolivro de literatura Intermidialidade Semiótica Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Literature photobook Intermediality Semiotics |
description |
Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-21T12:44:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19 2021-01-21T12:44:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/1/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/2/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12254/3/analuizamaiagamafernandes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 4a957fc878e7a4e6fd8e491255d77dd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661384363081728 |