A rua no documentário: experiência estética e política e o risco do espectador
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10114 |
Resumo: | A compreensão da construção de sentidos nos documentários passa por uma avaliação de sua estética e também da política que os atravessa. Tais tópicos têm sido foco de discussões em ambientes acadêmicos e profissionais, destacando-se que diferentes operações do dispositivo e enunciado podem levar a distintas percepções. Em se tratando de obras que tematizam sujeitos marginalizados, essas questões se tornam ainda mais latentes e merecedoras de avaliação, devido ao impacto que esses filmes podem exercer na visão do espectador e na sua conduta no seio social. Assim, a presente pesquisa propõe uma abordagem do documentário contemporâneo, abarcando as formas de encontro e enunciado, as operações na imagem e o seu impacto no espectador. Para tanto, toma como referência ideias propostas pelos filósofos Michael Foucault, Jaques Rancière, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman, bem como trabalhos dos pesquisadores de cinema e documentário Jean Louis Comolli, Bill Nichols e de outros teóricos brasileiros. Almeja-se compreender a potência de imagens que inserem o espectador no risco, deslocando-o de seu lugar e convidando-o à partilha do sensível. Tal enfoque tem a hipótese de que ao mobilizar o espectador dessa forma, o mesmo é levado a uma reflexão mais aprofundada sobre a questão apresentada no filme. Desse modo, este estudo está divido em uma abordagem teórica inicial e outra parte com a análise de duas obras, À margem da imagem (2003), de Evaldo Mocarzel e Quando a casa é a rua (2012), de Theresa Jessouroun. As discussões tratadas nesta pesquisa apontam para a ideia de que, nos filmes que tematizam o sujeito marginalizado, o exercício de minar as certezas e convicções do espectador, fugindo do reforço dos estereótipos, assim como a tentativa de abrir a imagem incorporando elementos de incerteza podem ser estratégias para levar o espectador a pensar sobre a sua realidade, os valores e estigmas que carrega e, assim, despertá-lo para um novo olhar que traz uma potência de transformação. |
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Em se tratando de obras que tematizam sujeitos marginalizados, essas questões se tornam ainda mais latentes e merecedoras de avaliação, devido ao impacto que esses filmes podem exercer na visão do espectador e na sua conduta no seio social. Assim, a presente pesquisa propõe uma abordagem do documentário contemporâneo, abarcando as formas de encontro e enunciado, as operações na imagem e o seu impacto no espectador. Para tanto, toma como referência ideias propostas pelos filósofos Michael Foucault, Jaques Rancière, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman, bem como trabalhos dos pesquisadores de cinema e documentário Jean Louis Comolli, Bill Nichols e de outros teóricos brasileiros. Almeja-se compreender a potência de imagens que inserem o espectador no risco, deslocando-o de seu lugar e convidando-o à partilha do sensível. Tal enfoque tem a hipótese de que ao mobilizar o espectador dessa forma, o mesmo é levado a uma reflexão mais aprofundada sobre a questão apresentada no filme. Desse modo, este estudo está divido em uma abordagem teórica inicial e outra parte com a análise de duas obras, À margem da imagem (2003), de Evaldo Mocarzel e Quando a casa é a rua (2012), de Theresa Jessouroun. As discussões tratadas nesta pesquisa apontam para a ideia de que, nos filmes que tematizam o sujeito marginalizado, o exercício de minar as certezas e convicções do espectador, fugindo do reforço dos estereótipos, assim como a tentativa de abrir a imagem incorporando elementos de incerteza podem ser estratégias para levar o espectador a pensar sobre a sua realidade, os valores e estigmas que carrega e, assim, despertá-lo para um novo olhar que traz uma potência de transformação.The understanding of the construction of meanings in documentaries goes through an evaluation of their aesthetics and also of the politics that cross them. Such topics have been the focus of discussions in academic and professional environments, emphasizing that different operations of the dispositif and the enunciated can lead to different perceptions. In the case of works that broaching marginalized people, these issues become even more latent and worthy of evaluation, due to the impact that these films can have on the viewer's vision and its conduct in the social bosom. Thus, the present research proposes an approach of the contemporary documentary, covering the forms of encounter and enunciation, the operations in the image and its impact on the spectator. Therefore, it takes as reference ideas proposed by the philosophers Michel Foucault, Jacques Rancière, Giorgio Agamben and Georges Didi- Huberman and works of film and documentary's researchers Jean Louis Comolli, Bill Nichols and other brazilian theorists. The aim is to understand the power of images that insert the viewer into the risk, shifting it from its place and inviting it to the distribution of the sensible. Such an approach has the hypothesis that in mobilizing the viewer in this way, he is led to a more in-depth reflection on the issue presented in the film. For this, this study is divided in an initial theoretical approach and another part with the analysis of two documentaries, À margem da imagem (2003), by Evaldo Mocarzel and Quando a casa é a rua (2012), by Theresa Jessouroun. The discussions dealt with in this research point to the idea that in the films that broading the marginalized person, the exercise of undermining the certainties and convictions of the spectator, avoiding the reinforcement of stereotypes, as well as the attempt to open the image incorporating elements of uncertainty may be strategies to get the viewer to think about their reality, values and stigmas that loads and so rouse him for a new point of view that brings the power of transformation.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODocumentárioEstéticaPotênciaPolíticaRisco do espectadorDocumentaryAestheticsPotencyPoliticsRisk of the spectatorA rua no documentário: experiência estética e política e o risco do espectadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILtatianavieiralucinda.pdf.jpgtatianavieiralucinda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10114/4/tatianavieiralucinda.pdf.jpg8204efd6cb5a4f66c7c592c8ff99bdb1MD54ORIGINALtatianavieiralucinda.pdftatianavieiralucinda.pdfapplication/pdf2333322https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10114/1/tatianavieiralucinda.pdf419aaf983e39ea1b4b421bfb04c7145eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10114/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52TEXTtatianavieiralucinda.pdf.txttatianavieiralucinda.pdf.txtExtracted texttext/plain431359https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10114/3/tatianavieiralucinda.pdf.txt351b26a2e650cb856498a5bf353abddeMD53ufjf/101142019-06-16 13:54:28.693oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T16:54:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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