Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347 |
Resumo: | Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas. |
id |
UFJF_58aadb04af4f70c29764dcc891953b2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10347 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Villela, Cícero Costahttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871Ribeiro, Janaina de Oliveira Nuneshttp://lattes.cnpq.brTristão, Marise Baessohttp://lattes.cnpq.br/3680539789738473http://lattes.cnpq.brSantos, Franco Ribeiro dos2019-08-05T21:50:54Z2019-07-192019-08-05T21:50:54Z2018-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas.This is a work that evaluates how Vivo, Brazilian telefone company, built the image of the advertising boys Gabriel Jesus, Pelé and Paulinho in three commercials of the "#joguejunto" campaign, geared towards the 2018 World Cup in Russia, through concepts established by the theoretical framework. In addition, the study does a content analysis to know how the reception of the audience of these pieces was, and the documents used were the comments regarding the videos available on the company channel on Youtube. The hypothesis worked is that initially the public has a positive evaluation of the films, but that over time this reception becomes negative because of poor performances of players-characters in the World Cup in Russia. In two advertisings, this idea was fully confirmed. In the third, the hypothesis was partially confirmed, because the reason for the public's dissatisfaction was mainly by the "anti-Cup" feeling and not because of the athletes' performance.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAORecepçãoPropagandaYoutubeMarketingFutebolReceptionAdvertisingYouTubeMarketingSoccerAnálise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfrancoribeirodossantos.pdffrancoribeirodossantos.pdfapplication/pdf895333https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/1/francoribeirodossantos.pdfc377042c9e6eef779013e4b61227eeb0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfrancoribeirodossantos.pdf.txtfrancoribeirodossantos.pdf.txtExtracted texttext/plain125003https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/4/francoribeirodossantos.pdf.txtd53fc9c5d5ade0601d73417a9a569780MD54THUMBNAILfrancoribeirodossantos.pdf.jpgfrancoribeirodossantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/5/francoribeirodossantos.pdf.jpg31f2cacd27322f0b26399c539307d748MD55ufjf/103472019-08-06 03:07:02.835oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-06T06:07:02Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
title |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
spellingShingle |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” Santos, Franco Ribeiro dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Recepção Propaganda Youtube Marketing Futebol Reception Advertising YouTube Marketing Soccer |
title_short |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
title_full |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
title_fullStr |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
title_full_unstemmed |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
title_sort |
Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
author |
Santos, Franco Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Franco Ribeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Villela, Cícero Costa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7402323269350871 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tristão, Marise Baesso |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3680539789738473 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Franco Ribeiro dos |
contributor_str_mv |
Villela, Cícero Costa Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes Tristão, Marise Baesso |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Recepção Propaganda Youtube Marketing Futebol Reception Advertising YouTube Marketing Soccer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recepção Propaganda Youtube Marketing Futebol Reception Advertising YouTube Marketing Soccer |
description |
Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-05T21:50:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-19 2019-08-05T21:50:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/1/francoribeirodossantos.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/4/francoribeirodossantos.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/5/francoribeirodossantos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c377042c9e6eef779013e4b61227eeb0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d53fc9c5d5ade0601d73417a9a569780 31f2cacd27322f0b26399c539307d748 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661360116858880 |