Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Franco Ribeiro dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347
Resumo: Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas.
id UFJF_58aadb04af4f70c29764dcc891953b2c
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10347
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Villela, Cícero Costahttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871Ribeiro, Janaina de Oliveira Nuneshttp://lattes.cnpq.brTristão, Marise Baessohttp://lattes.cnpq.br/3680539789738473http://lattes.cnpq.brSantos, Franco Ribeiro dos2019-08-05T21:50:54Z2019-07-192019-08-05T21:50:54Z2018-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas.This is a work that evaluates how Vivo, Brazilian telefone company, built the image of the advertising boys Gabriel Jesus, Pelé and Paulinho in three commercials of the "#joguejunto" campaign, geared towards the 2018 World Cup in Russia, through concepts established by the theoretical framework. In addition, the study does a content analysis to know how the reception of the audience of these pieces was, and the documents used were the comments regarding the videos available on the company channel on Youtube. The hypothesis worked is that initially the public has a positive evaluation of the films, but that over time this reception becomes negative because of poor performances of players-characters in the World Cup in Russia. In two advertisings, this idea was fully confirmed. In the third, the hypothesis was partially confirmed, because the reason for the public's dissatisfaction was mainly by the "anti-Cup" feeling and not because of the athletes' performance.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAORecepçãoPropagandaYoutubeMarketingFutebolReceptionAdvertisingYouTubeMarketingSoccerAnálise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfrancoribeirodossantos.pdffrancoribeirodossantos.pdfapplication/pdf895333https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/1/francoribeirodossantos.pdfc377042c9e6eef779013e4b61227eeb0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfrancoribeirodossantos.pdf.txtfrancoribeirodossantos.pdf.txtExtracted texttext/plain125003https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/4/francoribeirodossantos.pdf.txtd53fc9c5d5ade0601d73417a9a569780MD54THUMBNAILfrancoribeirodossantos.pdf.jpgfrancoribeirodossantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/5/francoribeirodossantos.pdf.jpg31f2cacd27322f0b26399c539307d748MD55ufjf/103472019-08-06 03:07:02.835oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-06T06:07:02Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
title Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
spellingShingle Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
Santos, Franco Ribeiro dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Recepção
Propaganda
Youtube
Marketing
Futebol
Reception
Advertising
YouTube
Marketing
Soccer
title_short Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
title_full Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
title_fullStr Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
title_full_unstemmed Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
title_sort Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto”
author Santos, Franco Ribeiro dos
author_facet Santos, Franco Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villela, Cícero Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7402323269350871
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tristão, Marise Baesso
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3680539789738473
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Franco Ribeiro dos
contributor_str_mv Villela, Cícero Costa
Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes
Tristão, Marise Baesso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Recepção
Propaganda
Youtube
Marketing
Futebol
Reception
Advertising
YouTube
Marketing
Soccer
dc.subject.por.fl_str_mv Recepção
Propaganda
Youtube
Marketing
Futebol
Reception
Advertising
YouTube
Marketing
Soccer
description Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T21:50:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-19
2019-08-05T21:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/1/francoribeirodossantos.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/4/francoribeirodossantos.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10347/5/francoribeirodossantos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c377042c9e6eef779013e4b61227eeb0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d53fc9c5d5ade0601d73417a9a569780
31f2cacd27322f0b26399c539307d748
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661360116858880