Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa Coutinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00010
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440
Resumo: A partir das relações entre os indivíduos que se estabelecem no campo da comunicação midiática, esta dissertação tem como ponto de partida o conceito de deslizamento da narrativa (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), especificamente no ecossistema digital, que proporciona interações em rede. A pesquisa desenvolve um estudo sobre o Wizarding World Book Club, clube do livro de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World), ambiente em rede oficial da saga. O Book Club foi criado em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro livro da saga (em seu idioma original, inglês), “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com início em 2017 e finalizando suas atividades em 2018. O clube do livro teve como rede social digital central o Twitter, mas apresentou desdobramentos no Facebook, Instagram, Snapchat e Periscope, além do site oficial do universo narrativo em questão, o pottermore.com. Busca-se, nesta dissertação, entender quais foram e como funcionaram as estratégias do Wizarding World Book Club e quaissuas consequências. Como corpus de análise da conversação em rede, o fluxo conversacional proveniente do Twitter, rede social carro chefe da ação, foi delimitado a partir de recorte de seleção de tweets dos próprios organizadores, como forma de verificar os estímulos e respostas desses leitores, bem como o laço social (RECUERO, 2012, 2015, 2018) estabelecido entre esses indivíduos em rede e a empresa por trás da ação. Como metodologia, recorreu-se ao Estudo de Caso proposto por Yin (2015), a partir da estratégia analítica de “construção e explicação”, que prevê uma análise dos dados construindo uma explicação sobre o caso. Ao final, apresenta-se, correlativamente, tabela de estratégias comunicacionais provenientes do clube do livro analisado, amparada em uma visão holística do evento, não apenas de dados oriundos do Twitter. Um constructo que fornece uma melhor apuração das estratégias e contribui para futuras pesquisas do campo.
id UFJF_653ca47d5f10e58e98e40463f9ec0b0a
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12440
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Thomé, Cláudia de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972Reis, Marco Aureliohttp://lattes.cnpq.br/9146342719190691Silva, Edna de Mellohttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/0564432192518293Martins, Vanessa Coutinho2021-03-11T13:19:24Z2021-03-112021-03-11T13:19:24Z2021-02-08https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00010https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440A partir das relações entre os indivíduos que se estabelecem no campo da comunicação midiática, esta dissertação tem como ponto de partida o conceito de deslizamento da narrativa (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), especificamente no ecossistema digital, que proporciona interações em rede. A pesquisa desenvolve um estudo sobre o Wizarding World Book Club, clube do livro de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World), ambiente em rede oficial da saga. O Book Club foi criado em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro livro da saga (em seu idioma original, inglês), “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com início em 2017 e finalizando suas atividades em 2018. O clube do livro teve como rede social digital central o Twitter, mas apresentou desdobramentos no Facebook, Instagram, Snapchat e Periscope, além do site oficial do universo narrativo em questão, o pottermore.com. Busca-se, nesta dissertação, entender quais foram e como funcionaram as estratégias do Wizarding World Book Club e quaissuas consequências. Como corpus de análise da conversação em rede, o fluxo conversacional proveniente do Twitter, rede social carro chefe da ação, foi delimitado a partir de recorte de seleção de tweets dos próprios organizadores, como forma de verificar os estímulos e respostas desses leitores, bem como o laço social (RECUERO, 2012, 2015, 2018) estabelecido entre esses indivíduos em rede e a empresa por trás da ação. Como metodologia, recorreu-se ao Estudo de Caso proposto por Yin (2015), a partir da estratégia analítica de “construção e explicação”, que prevê uma análise dos dados construindo uma explicação sobre o caso. Ao final, apresenta-se, correlativamente, tabela de estratégias comunicacionais provenientes do clube do livro analisado, amparada em uma visão holística do evento, não apenas de dados oriundos do Twitter. Um constructo que fornece uma melhor apuração das estratégias e contribui para futuras pesquisas do campo.Based on the relationships between individuals who establish themselves in the field of media communication, this master thesis has as its starting point the concept of the sliding of the narrative (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), specifically in the digital ecosystem, which provides interactions in this environment. The research presents a study about the Wizarding World Book Club, a Harry Potter book club created by Pottermore (which is now called Wizarding World), the official website of the saga. The Book Club was created to celebrate the 20th anniversary of the first book published (in its original language, English), “Harry Potter and the Philosopher's Stone”, starting in 2017 and ending its activities in 2018. Its main social network was Twitter, but it was also on Facebook, Instagram, Snapchat and Periscope, including the website pottermore.com. This master thesis seeks to find the Wizarding World Book Club strategies and understand how they worked and their consequences. The corpus analyzed was from Twitter interactions, and the data came from the Wizarding World Book Club own tweet selection. Thereby, we were able to verify the stimuli and responses of these readers, as well as the social bond (RECUERO, 2012, 2015, 2018) established between these individuals and the company responsible for it. The methodology used was the Case Study, proposed by Yin (2015), based on the analytical strategy of “construction and explanation”, which provides for an analysis of the data building an explanation of the case. At the end, a table of communicational strategies from the analyzed book club is presented, correlated with a holistic view of the event, not just data from Twitter. A construct that provides a better determination of strategies and contributes to future research in the field.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOClube do livroRedes sociais digitaisNarrativaEstratégia“Wizading World Book Club”Book clubSocial Networking SitesNarrativeStrategyWizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALvanessacoutinhomartins.pdfvanessacoutinhomartins.pdfapplication/pdf8205853https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/1/vanessacoutinhomartins.pdf8cc3fea53be6472be86ad98a50da24d1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTvanessacoutinhomartins.pdf.txtvanessacoutinhomartins.pdf.txtExtracted texttext/plain370425https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/4/vanessacoutinhomartins.pdf.txt3f4cc88445b4a37de5c4a58b73bc178fMD54THUMBNAILvanessacoutinhomartins.pdf.jpgvanessacoutinhomartins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/5/vanessacoutinhomartins.pdf.jpgb9ecea4ea515919ebf6cde391c4cd07aMD55ufjf/124402021-03-30 01:32:32.252oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12440TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkENCg0KQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gDQpJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uDQoNClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uIFZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLg0KDQpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLg0KDQpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPICBPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLg0KDQpPIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSAgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-03-30T04:32:32Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
title Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
spellingShingle Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
Martins, Vanessa Coutinho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Clube do livro
Redes sociais digitais
Narrativa
Estratégia
“Wizading World Book Club”
Book club
Social Networking Sites
Narrative
Strategy
title_short Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
title_full Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
title_fullStr Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
title_full_unstemmed Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
title_sort Wizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Potte
author Martins, Vanessa Coutinho
author_facet Martins, Vanessa Coutinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thomé, Cláudia de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9898146290293972
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reis, Marco Aurelio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9146342719190691
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Edna de Mello
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0564432192518293
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa Coutinho
contributor_str_mv Thomé, Cláudia de Albuquerque
Reis, Marco Aurelio
Silva, Edna de Mello
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Clube do livro
Redes sociais digitais
Narrativa
Estratégia
“Wizading World Book Club”
Book club
Social Networking Sites
Narrative
Strategy
dc.subject.por.fl_str_mv Clube do livro
Redes sociais digitais
Narrativa
Estratégia
“Wizading World Book Club”
Book club
Social Networking Sites
Narrative
Strategy
description A partir das relações entre os indivíduos que se estabelecem no campo da comunicação midiática, esta dissertação tem como ponto de partida o conceito de deslizamento da narrativa (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), especificamente no ecossistema digital, que proporciona interações em rede. A pesquisa desenvolve um estudo sobre o Wizarding World Book Club, clube do livro de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World), ambiente em rede oficial da saga. O Book Club foi criado em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro livro da saga (em seu idioma original, inglês), “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com início em 2017 e finalizando suas atividades em 2018. O clube do livro teve como rede social digital central o Twitter, mas apresentou desdobramentos no Facebook, Instagram, Snapchat e Periscope, além do site oficial do universo narrativo em questão, o pottermore.com. Busca-se, nesta dissertação, entender quais foram e como funcionaram as estratégias do Wizarding World Book Club e quaissuas consequências. Como corpus de análise da conversação em rede, o fluxo conversacional proveniente do Twitter, rede social carro chefe da ação, foi delimitado a partir de recorte de seleção de tweets dos próprios organizadores, como forma de verificar os estímulos e respostas desses leitores, bem como o laço social (RECUERO, 2012, 2015, 2018) estabelecido entre esses indivíduos em rede e a empresa por trás da ação. Como metodologia, recorreu-se ao Estudo de Caso proposto por Yin (2015), a partir da estratégia analítica de “construção e explicação”, que prevê uma análise dos dados construindo uma explicação sobre o caso. Ao final, apresenta-se, correlativamente, tabela de estratégias comunicacionais provenientes do clube do livro analisado, amparada em uma visão holística do evento, não apenas de dados oriundos do Twitter. Um constructo que fornece uma melhor apuração das estratégias e contribui para futuras pesquisas do campo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-11T13:19:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-11
2021-03-11T13:19:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00010
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00010
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/1/vanessacoutinhomartins.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/4/vanessacoutinhomartins.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12440/5/vanessacoutinhomartins.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8cc3fea53be6472be86ad98a50da24d1
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
3f4cc88445b4a37de5c4a58b73bc178f
b9ecea4ea515919ebf6cde391c4cd07a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661398189604864