Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597
Resumo: Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe - Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet.
id UFJF_6af97dba19ddc15173e9dfc31085ec14
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12597
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Vieira, Soraya Maria Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321Massarolo, João Carloshttp://lattes.cnpq.br/3308336910966465http://lattes.cnpq.br/6202412714135882Nunes, Carlos Eduardo de Almeida2021-04-15T12:33:47Z2021-04-152021-04-15T12:33:47Z2021-03-03https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe - Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet.This research stems from the investigation of the TV promos by Rede Globo for the launch of its telenovelas, having as a backdrop the scenario of communicational changes provided by the integration between the multiple media. The study begins with a theoretical path about this transformation context provided by the culture of media convergence and how it plays a fundamental role in the new relationship between Rede Globo, its usual audience and digital users. In sequence, we developed the construction of the TV schedule and an interval within a channel, thus introducing the study of the main concepts and the categorization about the object of the research, the TV promos. We complement and end the second chapter with a study about the broadcasting design today and how its elements can demonstrate to the public the integration between television and the internet. In the third part, the research methodology is presented, as well as we demonstrate the results obtained through the analysis of the TV promos for Flor do Caribe – Edição Especial, a telenovela aired between 2020 and 2021 at 6 p.m. on Rede Globo. Our analysis covered two aspects: the constitutive aspects of the narrative and visual format of the TV promos and the form of disclosure to the public both on TV and in the digital platforms and social networks of the Rede Globo on the internet.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOChamadas de novelasConvergência midiáticaDesign televisualGloboFlor do CaribeDesign televisualUma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcarloseduardodealmeidanunes.pdfcarloseduardodealmeidanunes.pdfapplication/pdf3844369https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/1/carloseduardodealmeidanunes.pdf9c3d66099c236dd0f363a9b62e41bc4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTcarloseduardodealmeidanunes.pdf.txtcarloseduardodealmeidanunes.pdf.txtExtracted texttext/plain289419https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/4/carloseduardodealmeidanunes.pdf.txtcf726813bc4b1861f33b4001bf9a34a9MD54THUMBNAILcarloseduardodealmeidanunes.pdf.jpgcarloseduardodealmeidanunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/5/carloseduardodealmeidanunes.pdf.jpg6f480f8f9f0c9061219db084bb922eefMD55ufjf/125972021-04-22 05:03:46.229oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-04-22T08:03:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
title Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
spellingShingle Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Chamadas de novelas
Convergência midiática
Design televisual
Globo
Flor do Caribe
Design televisual
title_short Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
title_full Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
title_fullStr Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
title_full_unstemmed Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
title_sort Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
author Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
author_facet Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3157127991275816
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Soraya Maria Ferreira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3142292285628321
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Massarolo, João Carlos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3308336910966465
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6202412714135882
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
contributor_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
Vieira, Soraya Maria Ferreira
Massarolo, João Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Chamadas de novelas
Convergência midiática
Design televisual
Globo
Flor do Caribe
Design televisual
dc.subject.por.fl_str_mv Chamadas de novelas
Convergência midiática
Design televisual
Globo
Flor do Caribe
Design televisual
description Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe - Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T12:33:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15
2021-04-15T12:33:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/1/carloseduardodealmeidanunes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/4/carloseduardodealmeidanunes.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/5/carloseduardodealmeidanunes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c3d66099c236dd0f363a9b62e41bc4e
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
cf726813bc4b1861f33b4001bf9a34a9
6f480f8f9f0c9061219db084bb922eef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661313220345856