Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597 |
Resumo: | Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe - Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet. |
id |
UFJF_6af97dba19ddc15173e9dfc31085ec14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12597 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Vieira, Soraya Maria Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321Massarolo, João Carloshttp://lattes.cnpq.br/3308336910966465http://lattes.cnpq.br/6202412714135882Nunes, Carlos Eduardo de Almeida2021-04-15T12:33:47Z2021-04-152021-04-15T12:33:47Z2021-03-03https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe - Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet.This research stems from the investigation of the TV promos by Rede Globo for the launch of its telenovelas, having as a backdrop the scenario of communicational changes provided by the integration between the multiple media. The study begins with a theoretical path about this transformation context provided by the culture of media convergence and how it plays a fundamental role in the new relationship between Rede Globo, its usual audience and digital users. In sequence, we developed the construction of the TV schedule and an interval within a channel, thus introducing the study of the main concepts and the categorization about the object of the research, the TV promos. We complement and end the second chapter with a study about the broadcasting design today and how its elements can demonstrate to the public the integration between television and the internet. In the third part, the research methodology is presented, as well as we demonstrate the results obtained through the analysis of the TV promos for Flor do Caribe – Edição Especial, a telenovela aired between 2020 and 2021 at 6 p.m. on Rede Globo. Our analysis covered two aspects: the constitutive aspects of the narrative and visual format of the TV promos and the form of disclosure to the public both on TV and in the digital platforms and social networks of the Rede Globo on the internet.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOChamadas de novelasConvergência midiáticaDesign televisualGloboFlor do CaribeDesign televisualUma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcarloseduardodealmeidanunes.pdfcarloseduardodealmeidanunes.pdfapplication/pdf3844369https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/1/carloseduardodealmeidanunes.pdf9c3d66099c236dd0f363a9b62e41bc4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTcarloseduardodealmeidanunes.pdf.txtcarloseduardodealmeidanunes.pdf.txtExtracted texttext/plain289419https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/4/carloseduardodealmeidanunes.pdf.txtcf726813bc4b1861f33b4001bf9a34a9MD54THUMBNAILcarloseduardodealmeidanunes.pdf.jpgcarloseduardodealmeidanunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/5/carloseduardodealmeidanunes.pdf.jpg6f480f8f9f0c9061219db084bb922eefMD55ufjf/125972021-04-22 05:03:46.229oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-04-22T08:03:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
title |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
spellingShingle |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência Nunes, Carlos Eduardo de Almeida CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Chamadas de novelas Convergência midiática Design televisual Globo Flor do Caribe Design televisual |
title_short |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
title_full |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
title_fullStr |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
title_full_unstemmed |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
title_sort |
Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência |
author |
Nunes, Carlos Eduardo de Almeida |
author_facet |
Nunes, Carlos Eduardo de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3157127991275816 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vieira, Soraya Maria Ferreira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3142292285628321 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Massarolo, João Carlos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3308336910966465 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6202412714135882 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Carlos Eduardo de Almeida |
contributor_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins Vieira, Soraya Maria Ferreira Massarolo, João Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Chamadas de novelas Convergência midiática Design televisual Globo Flor do Caribe Design televisual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chamadas de novelas Convergência midiática Design televisual Globo Flor do Caribe Design televisual |
description |
Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe - Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-15T12:33:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-15 2021-04-15T12:33:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029 |
url |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00029 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/1/carloseduardodealmeidanunes.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/4/carloseduardodealmeidanunes.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12597/5/carloseduardodealmeidanunes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c3d66099c236dd0f363a9b62e41bc4e 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 cf726813bc4b1861f33b4001bf9a34a9 6f480f8f9f0c9061219db084bb922eef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661313220345856 |