Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Arthur Raposo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00022
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14035
Resumo: Em todo o Brasil, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por ocorrer durante a pandemia de Covid-19. Já no caso específico de Juiz de Fora, em Minas Gerais, também pelo fato inédito de não ter nenhum prefeito ou ex-prefeito disputando o pleito, que contou com 11 concorrentes, entre eles, cinco mulheres – das quais três estavam entre as principais candidaturas. A partir deste cenário político e eleitoral imprevisível, a dissertação se propõe a estudar os programas eleitorais transmitidos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e os conteúdos publicados nos perfis do Instagram dos principais nomes candidatos ao Executivo local: a então deputada federal Margarida Salomão (PT), que veio a ser eleita, o empresário Wilson Rezato (PSB), a delegada e estreante Ione Barbosa (Republicanos) e a deputada estadual Delegada Sheila (PSL). A principal pergunta norteadora da pesquisa é, afinal, “quais foram as estratégias acionadas pelas campanhas das principais candidaturas nas diferentes mídias?”, trabalhando com foco em cinco dimensões: (1) imagem do(a) candidato(a) prefeito(a), bem como a relação com as pautas de gênero; (2) imagem estabelecida da atual situação municipal e, portanto, do viés político-ideológico da campanha; (3) temáticas mais acionadas; (4) o espaço que a pandemia de Covid-19 teve durante as campanhas eleitorais; e (5) pontos alusivos à metacampanha e elementos auxiliares. Para isso, o processo metodológico é formado por três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (SEVERINO, 2007) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Já o referencial bibliográfico é constituído por três linhas teóricas: (1) "o processo de midiatização, a interface entre mídia e política e a representação estratégica"; (2) "propaganda política e comunicação eleitoral"; (3) "o poder das mídias massivas e sociais: apontamentos sobre o HGPE e as redes sociais digitais em prol das campanhas eleitorais e as questões de gênero nesse ambiente". Entre as considerações obtidas, estão a constatação de uma forte presença de conteúdos relativos à própria imagem dos cabeças de coligação, em detrimento da baixa abordagem quanto ao tema do próprio avanço do novo coronavírus. Quanto a imagem dos pleiteantes, foi percebida uma predominância de características vinculadas aos ambientes familiares e profissionais. Sobre a agenda feminina, os quatro concorrentes mencionaram a pauta de gênero, de diferentes formas e intensidades. Foi identificada ainda uma notória confluência entre as mídias massivas e digitais no contexto eleitoral juiz-forano.
id UFJF_8211ca46d4e3aae4177b475dbded2d92
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14035
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Oliveira, Luiz Ademir dehttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598Panke, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/3447103897680398http://lattes.cnpq.br/9079520619577753Gomes, Arthur Raposo2022-05-05T13:30:04Z2022-05-052022-05-05T13:30:04Z2022-02-23https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00022https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14035Em todo o Brasil, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por ocorrer durante a pandemia de Covid-19. Já no caso específico de Juiz de Fora, em Minas Gerais, também pelo fato inédito de não ter nenhum prefeito ou ex-prefeito disputando o pleito, que contou com 11 concorrentes, entre eles, cinco mulheres – das quais três estavam entre as principais candidaturas. A partir deste cenário político e eleitoral imprevisível, a dissertação se propõe a estudar os programas eleitorais transmitidos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e os conteúdos publicados nos perfis do Instagram dos principais nomes candidatos ao Executivo local: a então deputada federal Margarida Salomão (PT), que veio a ser eleita, o empresário Wilson Rezato (PSB), a delegada e estreante Ione Barbosa (Republicanos) e a deputada estadual Delegada Sheila (PSL). A principal pergunta norteadora da pesquisa é, afinal, “quais foram as estratégias acionadas pelas campanhas das principais candidaturas nas diferentes mídias?”, trabalhando com foco em cinco dimensões: (1) imagem do(a) candidato(a) prefeito(a), bem como a relação com as pautas de gênero; (2) imagem estabelecida da atual situação municipal e, portanto, do viés político-ideológico da campanha; (3) temáticas mais acionadas; (4) o espaço que a pandemia de Covid-19 teve durante as campanhas eleitorais; e (5) pontos alusivos à metacampanha e elementos auxiliares. Para isso, o processo metodológico é formado por três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (SEVERINO, 2007) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Já o referencial bibliográfico é constituído por três linhas teóricas: (1) "o processo de midiatização, a interface entre mídia e política e a representação estratégica"; (2) "propaganda política e comunicação eleitoral"; (3) "o poder das mídias massivas e sociais: apontamentos sobre o HGPE e as redes sociais digitais em prol das campanhas eleitorais e as questões de gênero nesse ambiente". Entre as considerações obtidas, estão a constatação de uma forte presença de conteúdos relativos à própria imagem dos cabeças de coligação, em detrimento da baixa abordagem quanto ao tema do próprio avanço do novo coronavírus. Quanto a imagem dos pleiteantes, foi percebida uma predominância de características vinculadas aos ambientes familiares e profissionais. Sobre a agenda feminina, os quatro concorrentes mencionaram a pauta de gênero, de diferentes formas e intensidades. Foi identificada ainda uma notória confluência entre as mídias massivas e digitais no contexto eleitoral juiz-forano.Across Brazil, the 2020 municipal elections were scheduled by taking place during Covid-19 pandemic. In the specific case of Juiz de Fora, in Minas Gerais, also due to the unprecedented fact of not having any mayor or former mayor contesting the election, which had 11 candidates, among them, five women - of which three were among the main candidates. Based on this unpredictable political and electoral scenario, the dissertation proposes to study the electoral programs broadcast on the Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) and the content published on the Instagram profiles of the main candidates for the local Executive: the then federal deputy Margarida Salomão (PT), who was elected, businessman Wilson Rezato (PSB), delegate and rookie Ione Barbosa (Republicanos) and state deputy Delegada Sheila (PSL). The main guiding question of the research is, after all, “what were the strategies triggered by the campaigns of the main candidacies in the different media?”, working with a focus on five dimensions: (1) image of the mayoral candidate, as well as the relationship with gender guidelines; (2) established image of the current municipal situation and, therefore, of the political-ideological bias of the campaign; (3) the most used themes; (4) the space that the Covid-19 pandemic had during election campaigns; and (5) points alluding to the meta-campaign and auxiliary elements. For this, the methodological process consists of three stages: bibliographic research, documental research (SEVERINO, 2007) and Content Analysis (BARDIN, 2010). The bibliographic reference is constituted by three theoretical lines: (1) "the mediatization process, the interface between media and politics and strategic representation"; (2) "political propaganda and electoral communication"; (3) "the power of mass and social media: notes on the HGPE and digital social networks in favor of electoral campaigns and gender issues in this environment". Among the considerations obtained, there is the finding of a strong presence of content related to the very image of the heads of the coalition, to the detriment of the low approach to the topic of the advancement of the new coronavirus. As for the image of the plaintiffs, a predominance of characteristics linked to family and professional environments was perceived. Regarding the women's agenda, the four contestants mentioned the gender agenda, in different ways and intensities. It was also identified a notorious confluence between massive and digital media in the electoral context of Juiz de Fora.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação políticaComunicação eleitoralHorário gratuito de propaganda eleitoraInstagramPrefeitura de Juiz de ForaPolitical CommunicationElectoral CommunicationFree electoral adversiting hoursCity hall of Juiz de ForaCampanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALarthurraposogomes.pdfarthurraposogomes.pdfPDF/Aapplication/pdf3146385https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/1/arthurraposogomes.pdfee5f877a90d2ed82b2a5dce9d64b3baaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTarthurraposogomes.pdf.txtarthurraposogomes.pdf.txtExtracted texttext/plain621508https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/4/arthurraposogomes.pdf.txt4a77b762803d053ff6c2e67646637cefMD54THUMBNAILarthurraposogomes.pdf.jpgarthurraposogomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/5/arthurraposogomes.pdf.jpg69f82ac049f4c65719c891a2c6f19f0aMD55ufjf/140352022-11-18 11:10:14.458oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-18T13:10:14Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
title Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
spellingShingle Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
Gomes, Arthur Raposo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação política
Comunicação eleitoral
Horário gratuito de propaganda eleitora
Instagram
Prefeitura de Juiz de Fora
Political Communication
Electoral Communication
Free electoral adversiting hours
City hall of Juiz de Fora
title_short Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
title_full Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
title_fullStr Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
title_full_unstemmed Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
title_sort Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
author Gomes, Arthur Raposo
author_facet Gomes, Arthur Raposo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Luiz Ademir de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8231929995456002
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9631665928287598
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Panke, Luciana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3447103897680398
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9079520619577753
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Arthur Raposo
contributor_str_mv Oliveira, Luiz Ademir de
Leal, Paulo Roberto Figueira
Panke, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação política
Comunicação eleitoral
Horário gratuito de propaganda eleitora
Instagram
Prefeitura de Juiz de Fora
Political Communication
Electoral Communication
Free electoral adversiting hours
City hall of Juiz de Fora
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação política
Comunicação eleitoral
Horário gratuito de propaganda eleitora
Instagram
Prefeitura de Juiz de Fora
Political Communication
Electoral Communication
Free electoral adversiting hours
City hall of Juiz de Fora
description Em todo o Brasil, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por ocorrer durante a pandemia de Covid-19. Já no caso específico de Juiz de Fora, em Minas Gerais, também pelo fato inédito de não ter nenhum prefeito ou ex-prefeito disputando o pleito, que contou com 11 concorrentes, entre eles, cinco mulheres – das quais três estavam entre as principais candidaturas. A partir deste cenário político e eleitoral imprevisível, a dissertação se propõe a estudar os programas eleitorais transmitidos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e os conteúdos publicados nos perfis do Instagram dos principais nomes candidatos ao Executivo local: a então deputada federal Margarida Salomão (PT), que veio a ser eleita, o empresário Wilson Rezato (PSB), a delegada e estreante Ione Barbosa (Republicanos) e a deputada estadual Delegada Sheila (PSL). A principal pergunta norteadora da pesquisa é, afinal, “quais foram as estratégias acionadas pelas campanhas das principais candidaturas nas diferentes mídias?”, trabalhando com foco em cinco dimensões: (1) imagem do(a) candidato(a) prefeito(a), bem como a relação com as pautas de gênero; (2) imagem estabelecida da atual situação municipal e, portanto, do viés político-ideológico da campanha; (3) temáticas mais acionadas; (4) o espaço que a pandemia de Covid-19 teve durante as campanhas eleitorais; e (5) pontos alusivos à metacampanha e elementos auxiliares. Para isso, o processo metodológico é formado por três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (SEVERINO, 2007) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Já o referencial bibliográfico é constituído por três linhas teóricas: (1) "o processo de midiatização, a interface entre mídia e política e a representação estratégica"; (2) "propaganda política e comunicação eleitoral"; (3) "o poder das mídias massivas e sociais: apontamentos sobre o HGPE e as redes sociais digitais em prol das campanhas eleitorais e as questões de gênero nesse ambiente". Entre as considerações obtidas, estão a constatação de uma forte presença de conteúdos relativos à própria imagem dos cabeças de coligação, em detrimento da baixa abordagem quanto ao tema do próprio avanço do novo coronavírus. Quanto a imagem dos pleiteantes, foi percebida uma predominância de características vinculadas aos ambientes familiares e profissionais. Sobre a agenda feminina, os quatro concorrentes mencionaram a pauta de gênero, de diferentes formas e intensidades. Foi identificada ainda uma notória confluência entre as mídias massivas e digitais no contexto eleitoral juiz-forano.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T13:30:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05
2022-05-05T13:30:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14035
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00022
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00022
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/1/arthurraposogomes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/4/arthurraposogomes.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14035/5/arthurraposogomes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee5f877a90d2ed82b2a5dce9d64b3baa
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
4a77b762803d053ff6c2e67646637cef
69f82ac049f4c65719c891a2c6f19f0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193949775396864