Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Vinícius Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15053
Resumo: Nos últimos anos, as tecnologias digitais tem revolucionado a mobilidade urbana nas cidades brasileiras, facilitando o transporte de bens e pessoas. Desde 2014, os serviços de transporte sob demanda (abreviados como ODRS, do inglês on-demand ride services) atuam no Brasil por meio de aplicativos de celulares, conectando motoristas, passageiros e estabelecimentos comerciais. Os ODRS são divididos em três segmentos: (1) ride sourcing, que opera corridas com única origem e único destino; (2) ride splitting, que efetua corridas compartilhadas, com trajetos que se interseccionam de alguma forma, com origem ou destino diferente; e (3) delivery, que realiza transporte de bens comercializados e não comercializados. Da perspectiva dos passageiros, os ODRS são comumente vistos como avanços por contribuírem para a minimização de custos e de tempo de viagem. Para os motoristas, esta modalidade de transporte figura como uma opção flexível de trabalho e uma alternativa para complementar a renda. Já para os gestores públicos, os ODRS se apresentam como um desafio: sua relação com os demais meios de transporte é conflituosa e a rapidez com que novas funcionalidades chegam às ruas dificultam sua regulamentação. Na cidade de Juiz de Fora (MG), os serviços são oferecidos desde 2016 e ainda não há a regulamentação da atividade. Os segmentos presentes no município são o ride sourcing e o delivery, mas como este estudo focou no transporte de pessoas, apenas o ride sourcing foi abordado. Dessa forma, o objetivo foi elaborar um panorama do ride sourcing na cidade, buscando compreender como este meio de transporte é utilizado e como este uso influencia as dinâmicas locais de mobilidade urbana . Os métodos utilizados foram revisão de literatura, levantamento de dados (como questionários com passageiros e motoristas) e posterior análise dos dados levantados. As informações encontradas revelam aspectos variados, como o perfil dos passageiros e motoristas; a distribuição espacial e quantitativa dos deslocamentos; e os padrões das viagens realizadas na cidade. O panorama elaborado serve como referência de estudo do ride sourcing em cidades médias brasileiras e pode auxiliar o poder público local no desenvolvimento de políticas públicas, beneficiando a população juiz-forana como um todo.
id UFJF_8cdff2df5a99ba4d45a1685ae6613110
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15053
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Lima, Fernando Tadeu de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/Sanches, Fabio de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/Alberto, Klaus Chaveshttp://buscatextual.cnpq.br/Firmino, Rodrigo Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/http://lattes.cnpq.brCorrêa, Vinícius Pereira2023-02-08T10:17:50Z2023-02-072023-02-08T10:17:50Z2022-09-21https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15053Nos últimos anos, as tecnologias digitais tem revolucionado a mobilidade urbana nas cidades brasileiras, facilitando o transporte de bens e pessoas. Desde 2014, os serviços de transporte sob demanda (abreviados como ODRS, do inglês on-demand ride services) atuam no Brasil por meio de aplicativos de celulares, conectando motoristas, passageiros e estabelecimentos comerciais. Os ODRS são divididos em três segmentos: (1) ride sourcing, que opera corridas com única origem e único destino; (2) ride splitting, que efetua corridas compartilhadas, com trajetos que se interseccionam de alguma forma, com origem ou destino diferente; e (3) delivery, que realiza transporte de bens comercializados e não comercializados. Da perspectiva dos passageiros, os ODRS são comumente vistos como avanços por contribuírem para a minimização de custos e de tempo de viagem. Para os motoristas, esta modalidade de transporte figura como uma opção flexível de trabalho e uma alternativa para complementar a renda. Já para os gestores públicos, os ODRS se apresentam como um desafio: sua relação com os demais meios de transporte é conflituosa e a rapidez com que novas funcionalidades chegam às ruas dificultam sua regulamentação. Na cidade de Juiz de Fora (MG), os serviços são oferecidos desde 2016 e ainda não há a regulamentação da atividade. Os segmentos presentes no município são o ride sourcing e o delivery, mas como este estudo focou no transporte de pessoas, apenas o ride sourcing foi abordado. Dessa forma, o objetivo foi elaborar um panorama do ride sourcing na cidade, buscando compreender como este meio de transporte é utilizado e como este uso influencia as dinâmicas locais de mobilidade urbana . Os métodos utilizados foram revisão de literatura, levantamento de dados (como questionários com passageiros e motoristas) e posterior análise dos dados levantados. As informações encontradas revelam aspectos variados, como o perfil dos passageiros e motoristas; a distribuição espacial e quantitativa dos deslocamentos; e os padrões das viagens realizadas na cidade. O panorama elaborado serve como referência de estudo do ride sourcing em cidades médias brasileiras e pode auxiliar o poder público local no desenvolvimento de políticas públicas, beneficiando a população juiz-forana como um todo.In recent years, digital technologies have revolutionized urban mobility in Brazilian cities, facilitating the transport of goods and people. Since 2014, on-demand ride services operate in Brazil through mobile applications, connecting drivers, passengers and businesses. The ODRS are divided into three segments: (1) ride sourcing, which operates rides with single origin and single destination; (2) ride splitting, which performs shared rides, with routes that intersect in some way, with different origin or destination; and (3) delivery, which transports commercialized and non-commercial goods. From the perspective of passengers, the ODRS are commonly seen as advances for contributing to the minimization of costs and travel time. For drivers, this mode of transport figures as a flexible work option and an alternative to supplement income. For public managers, the ODRS present themselves as a challenge: their interaction with other means of transport is conflicting and constant service updates hinder their regulation. . In the city of Juiz de Fora (MG), these services have been offered since 2016, and there is still no specific regulation. The available segments in the city are ride sourcing and delivery, but since this study focused on people transportation, only ride sourcing was addressed. Thus, the aim was to elaborate an overview of ride sourcing in the city, seeking to understand how this means of transport is used and how this use influences the local dynamics of urban mobility. The methods used were literature review, data collection (such as questionnaires with passengers and drivers) and subsequent data analysis. The information found reveal varied aspects, such as the profile of passengers and drivers; the spatial and quantitative distribution of trips; and the patterns of travels. The panorama serves as a reference for the study of ride sourcing in medium-sized Brazilian cities and can assist local government in the development of public policies, benefiting the population of Juiz de Fora as a whole.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ambiente ConstruídoUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASMobilidade urbanaTransportesServiços de transporte sob demandaRide hailingMobilidade urbanaTransportesServiços de transporte sob demandaRide hailingPanorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALviniciuspereiracorrea.pdfviniciuspereiracorrea.pdfapplication/pdf16831334https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/1/viniciuspereiracorrea.pdf373948179353fa056b4948cd16139c28MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52TEXTviniciuspereiracorrea.pdf.txtviniciuspereiracorrea.pdf.txtExtracted texttext/plain380789https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/4/viniciuspereiracorrea.pdf.txt3e1aa9570f0016413c5e9ff07148a0e0MD54THUMBNAILviniciuspereiracorrea.pdf.jpgviniciuspereiracorrea.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/5/viniciuspereiracorrea.pdf.jpg9efff4f1954ec936ffe2011652c64b12MD55ufjf/150532023-02-09 04:15:50.117oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T06:15:50Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
title Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
spellingShingle Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
Corrêa, Vinícius Pereira
CNPQ::ENGENHARIAS
Mobilidade urbana
Transportes
Serviços de transporte sob demanda
Ride hailing
Mobilidade urbana
Transportes
Serviços de transporte sob demanda
Ride hailing
title_short Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
title_full Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
title_fullStr Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
title_full_unstemmed Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
title_sort Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG)
author Corrêa, Vinícius Pereira
author_facet Corrêa, Vinícius Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Fernando Tadeu de Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sanches, Fabio de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alberto, Klaus Chaves
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Firmino, Rodrigo José
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Vinícius Pereira
contributor_str_mv Lima, Fernando Tadeu de Araújo
Sanches, Fabio de Oliveira
Alberto, Klaus Chaves
Firmino, Rodrigo José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Mobilidade urbana
Transportes
Serviços de transporte sob demanda
Ride hailing
Mobilidade urbana
Transportes
Serviços de transporte sob demanda
Ride hailing
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Transportes
Serviços de transporte sob demanda
Ride hailing
Mobilidade urbana
Transportes
Serviços de transporte sob demanda
Ride hailing
description Nos últimos anos, as tecnologias digitais tem revolucionado a mobilidade urbana nas cidades brasileiras, facilitando o transporte de bens e pessoas. Desde 2014, os serviços de transporte sob demanda (abreviados como ODRS, do inglês on-demand ride services) atuam no Brasil por meio de aplicativos de celulares, conectando motoristas, passageiros e estabelecimentos comerciais. Os ODRS são divididos em três segmentos: (1) ride sourcing, que opera corridas com única origem e único destino; (2) ride splitting, que efetua corridas compartilhadas, com trajetos que se interseccionam de alguma forma, com origem ou destino diferente; e (3) delivery, que realiza transporte de bens comercializados e não comercializados. Da perspectiva dos passageiros, os ODRS são comumente vistos como avanços por contribuírem para a minimização de custos e de tempo de viagem. Para os motoristas, esta modalidade de transporte figura como uma opção flexível de trabalho e uma alternativa para complementar a renda. Já para os gestores públicos, os ODRS se apresentam como um desafio: sua relação com os demais meios de transporte é conflituosa e a rapidez com que novas funcionalidades chegam às ruas dificultam sua regulamentação. Na cidade de Juiz de Fora (MG), os serviços são oferecidos desde 2016 e ainda não há a regulamentação da atividade. Os segmentos presentes no município são o ride sourcing e o delivery, mas como este estudo focou no transporte de pessoas, apenas o ride sourcing foi abordado. Dessa forma, o objetivo foi elaborar um panorama do ride sourcing na cidade, buscando compreender como este meio de transporte é utilizado e como este uso influencia as dinâmicas locais de mobilidade urbana . Os métodos utilizados foram revisão de literatura, levantamento de dados (como questionários com passageiros e motoristas) e posterior análise dos dados levantados. As informações encontradas revelam aspectos variados, como o perfil dos passageiros e motoristas; a distribuição espacial e quantitativa dos deslocamentos; e os padrões das viagens realizadas na cidade. O panorama elaborado serve como referência de estudo do ride sourcing em cidades médias brasileiras e pode auxiliar o poder público local no desenvolvimento de políticas públicas, beneficiando a população juiz-forana como um todo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-08T10:17:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-07
2023-02-08T10:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15053
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/1/viniciuspereiracorrea.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/4/viniciuspereiracorrea.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15053/5/viniciuspereiracorrea.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
373948179353fa056b4948cd16139c28
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e
3e1aa9570f0016413c5e9ff07148a0e0
9efff4f1954ec936ffe2011652c64b12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813194016709148672