Figurino: pesquisa e criação em "O grande Gatsby", um romance de F. Scot
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11844 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado teve como finalidade embasar e apresentar a criação de três figurinos para a obra “O Grande Gatsby” de F. Scott Fitzgerald. De caráter acadêmico, reuni dados historiográficos e perspectivas particulares que teve como um de seus maiores resultados a reunião de dados sobre um era denominada de “La Garçonne” e sobre um dos romances mais difundidos da história. “O Grande Gatsby”. Em decorrência, realizaram-se estudos e análises com base em artigos e livros de procedência acadêmica, cujos autores são referências na área de moda, artes e sociologia, no intuito de entender e embasar historicamente o trabalho prático proposto por nós. Finalizando o projeto, constrói-se em termos práticos três figurinos distintos que ressaltam o olhar da autora sob os personagem de F. Scott Fitzgerald. |
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Em decorrência, realizaram-se estudos e análises com base em artigos e livros de procedência acadêmica, cujos autores são referências na área de moda, artes e sociologia, no intuito de entender e embasar historicamente o trabalho prático proposto por nós. Finalizando o projeto, constrói-se em termos práticos três figurinos distintos que ressaltam o olhar da autora sob os personagem de F. Scott Fitzgerald.The work presented here was intended to base and present to create three costumes for the play "The Great Gatsby" by F. Scott Fitzgerald. As an academic, gathered data and historiographical particular perspectives that had as one of its major outcomes data over a meeting was called "La Garçonne" and on one of the novels most widespread in history. "The Great Gatsby". As a result, there have been studies and analyzes based on articles and books of academic origin, whose authors are references in fashion, arts and sociology in order to understand historically and to base the practical work proposed by us. Finishing the project is constructed in practice three different costumes that highlight the look of the author under the character F. Scott Fitzgerald.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignARRUDA, Lílian, Baltar, Mariana. Entre tramas, rendas e fuxicos: o figurino na Teledramaturgia da TV Globo. Rio de Janeiro: Globo, 2008.BATTISTI, Fracisleth Pereira. Moda e figurino: unilateralidade. Disponível em:<http://www.dep.uem.br/enpmoda/artigos/H03ENPMODA.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2013.COSTA, Francisco Araujo. O figurino como elemento essencial da narrativa. Disponível em:<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/775/8 973>. Acesso em: 14 jun. 2013.CRANE, Diana. A roupa e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac SP, 2006.CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Senac SP, 2008.FITZGERALD. F. Scott. O Grande Gatsby. Trad. De Breno Silveira. São Paulo. Abril Cultural, 1980. (Coleção Grandes Sucessos).LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.MACKENZIE, Mairi. Ismos: para entender a moda. Rio de Janeiro: Globo, 2011.MENDES, Valerie; HAYE, Amy de la. A moda do século XX. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Senac RJ, 2004.NAS passarelas do cinema. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2006/moda18/mo1108200609.shtml>.Acesso em: 20 jun. 2013.PALOMO-IOVINSKI, Noel. Os estilistas de moda mais influentes do mundo: a história e a influência dos eternos ícones da moda. Barueri: Girassol, 2010.STEFANI, Patrícia da Silva. Moda e comunicação: a indumentária como forma de expressão. Juiz de Fora: UFJF, FACOM, 2. sem. 2005, 90 fl. mimeo. Projeto Experimental do Curso de Comunicação Social.SIMMEL, George. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.THE Great Gatsby. Direção Jack Clayton. Roteiro Francis Ford Coppola. Paramount Catalog. 1974 [produção]. DVD (144 min), NTSC, color.THE Great Gatsby. Direção Baz Luhrmann. Warner Bros, 2013 [produção]. filme (143 min), color.VALMONT, Chris Valmont. História da moda: início do séc. XX. Disponível em: <http://anosloucos.blogspot.com.br/2009/09/historia-da-moda-inicio-do- sec-xx.html>. Acesso em: 14 jun. 2013.VISCARDI, Roberta Fabbri. A posição do narrador em The Great Gatsby deF. Scott Fitzgerald. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLinguística, Letras e ArteModaLiteraturaFigurinoModaFashionFigurinoCostumeAnos 19201920'sO grande GatsbyThe Great GatsbyF. Scott FitzgeraldFigurino: pesquisa e criação em "O grande Gatsby", um romance de F. 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