Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00042 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13198 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre dois romances de Paulina Chiziane: O alegre canto da perdiz (2010) e Ventos do apocalipse (1999). Esta pesquisa se fundamenta na tese de que a obra de Chiziane, ao falar de mulher e como mulher, esgaça a ideia de cânone literário quando traz para o centro de seus romances a voz daquelas que foram silenciadas e invisibilizadas, primeiramente pelo poder colonial português e, na sequência, pela estrutura patriarcal, especialmente do sul de Moçambique, lugar onde essa estrutura foi legitimada e incentivada pela dominação colonial. Dessa forma, a autora demonstra, através de seus textos, sua competência em apresentar outras Áfricas desconhecidas, tanto pelo mundo ocidental, quanto pelo próprio mundo patriarcal moçambicano, e problematiza cada um dos espaços em que elas se inserem. Para justificar tal afirmação, buscaram-se elementos que distinguissem a obra da referida autora das demais escritoras moçambicanas. A conclusão depreendida é que Paulina Chiziane utiliza sua escrita, que é um espaço de poder, para reverberar as vozes das inúmeras mulheres moçambicanas. As narrativas carregam consigo as dores e reflexões femininas que, por séculos, foram ignoradas e silenciadas pela sociedade patriarcal moçambicana. É assim que O alegre canto da perdiz traz a história de Moçambique sob a dominação colonial, mas relida pelo olhar feminino. Em Ventos do apocalipse a mesma releitura acontece, mas agora ela se dá sobre os conflitos desencadeados pela guerra civil que assolou o país após o processo de independência. Além dos aspectos citados, esta pesquisa pretende se constituir como um trabalho no campo das Literaturas Africanas, capaz de contribuir para implementação da Lei Federal 10.639/03 no ensino brasileiro, visto que ainda há carência de trabalhos acadêmicos que abordem tais estudos. |
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Esta pesquisa se fundamenta na tese de que a obra de Chiziane, ao falar de mulher e como mulher, esgaça a ideia de cânone literário quando traz para o centro de seus romances a voz daquelas que foram silenciadas e invisibilizadas, primeiramente pelo poder colonial português e, na sequência, pela estrutura patriarcal, especialmente do sul de Moçambique, lugar onde essa estrutura foi legitimada e incentivada pela dominação colonial. Dessa forma, a autora demonstra, através de seus textos, sua competência em apresentar outras Áfricas desconhecidas, tanto pelo mundo ocidental, quanto pelo próprio mundo patriarcal moçambicano, e problematiza cada um dos espaços em que elas se inserem. Para justificar tal afirmação, buscaram-se elementos que distinguissem a obra da referida autora das demais escritoras moçambicanas. A conclusão depreendida é que Paulina Chiziane utiliza sua escrita, que é um espaço de poder, para reverberar as vozes das inúmeras mulheres moçambicanas. As narrativas carregam consigo as dores e reflexões femininas que, por séculos, foram ignoradas e silenciadas pela sociedade patriarcal moçambicana. É assim que O alegre canto da perdiz traz a história de Moçambique sob a dominação colonial, mas relida pelo olhar feminino. Em Ventos do apocalipse a mesma releitura acontece, mas agora ela se dá sobre os conflitos desencadeados pela guerra civil que assolou o país após o processo de independência. Além dos aspectos citados, esta pesquisa pretende se constituir como um trabalho no campo das Literaturas Africanas, capaz de contribuir para implementação da Lei Federal 10.639/03 no ensino brasileiro, visto que ainda há carência de trabalhos acadêmicos que abordem tais estudos.The current paper addresses a study on two of Paulina Chiziane's novels: The happy partridge's song (O alegre canto da perdiz) and Winds of the apocalypse (Ventos do apocalipse). This research is based on the theory that Chiziane's work, when it brings to the center condition of woman, is based on the idea of a literary canon when it brings to the center of its novels the voice of those who were silenced and invisible, firstly by colonial power Portuguese and, then, by the patriarchal structure, especially in southern Mozambique, which was legitimized and encouraged by colonial domination. In this way, the author demonstrates, through her texts, her competence to present other unknown Africas, both by the Western world and by the Mozambican patriarchal world itself, and to problematize each of the spaces in which they are situated. To justify this statement, we searched for elements that distinguished the work of the writer Mrs. Chiziane form the other Mozambican writers. The conclusion in that Paulina Chiziane uses her writing, which is a space of power, to reverberate the voices of countless Mozambican women. The narratives carry with them the pains and reflections of women who, for centuries, have been ignored and silenced by Mozambican patriarchal society. This how The happy partridge’s son (O alegre canto da perdiz) tells the history of Mozambique under colonial domination, but reread by the feminine point fo view. In Winds of the apocalypse (Ventos do apocalypse) it happens the same rereading, but now it takes place on the conflicts triggered off by the civil war that razed the country after the process of independence. In addition to the aspects mentioned, this research aims to constitute a work in the field of African Literature, which contributes to the implementation of Federal Law 10.639/03 in Brazilian education, since there is still a lack of academic papers that address such studies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura moçambicanaAutoria femininaFeminismo negro africanoColonialismoMozambican literatureFemale authorshipAfrican black feminismColonialismDas margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chizianeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALericalucianadesouzasilva.pdfericalucianadesouzasilva.pdfPDF/Aapplication/pdf3261529https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/1/ericalucianadesouzasilva.pdff0616528ff63fc69609f8c34527cd69fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTericalucianadesouzasilva.pdf.txtericalucianadesouzasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain723130https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/4/ericalucianadesouzasilva.pdf.txt2c633018e7943931267e0c735cbfa46eMD54THUMBNAILericalucianadesouzasilva.pdf.jpgericalucianadesouzasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/5/ericalucianadesouzasilva.pdf.jpgbb0d857a3064c1a8f273444ad435391fMD55ufjf/131982021-09-08 22:08:23.723oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-09-09T01:08:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane Silva, Érica Luciana de Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura moçambicana Autoria feminina Feminismo negro africano Colonialismo Mozambican literature Female authorship African black feminism Colonialism |
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