Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érica Luciana de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00042
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13198
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre dois romances de Paulina Chiziane: O alegre canto da perdiz (2010) e Ventos do apocalipse (1999). Esta pesquisa se fundamenta na tese de que a obra de Chiziane, ao falar de mulher e como mulher, esgaça a ideia de cânone literário quando traz para o centro de seus romances a voz daquelas que foram silenciadas e invisibilizadas, primeiramente pelo poder colonial português e, na sequência, pela estrutura patriarcal, especialmente do sul de Moçambique, lugar onde essa estrutura foi legitimada e incentivada pela dominação colonial. Dessa forma, a autora demonstra, através de seus textos, sua competência em apresentar outras Áfricas desconhecidas, tanto pelo mundo ocidental, quanto pelo próprio mundo patriarcal moçambicano, e problematiza cada um dos espaços em que elas se inserem. Para justificar tal afirmação, buscaram-se elementos que distinguissem a obra da referida autora das demais escritoras moçambicanas. A conclusão depreendida é que Paulina Chiziane utiliza sua escrita, que é um espaço de poder, para reverberar as vozes das inúmeras mulheres moçambicanas. As narrativas carregam consigo as dores e reflexões femininas que, por séculos, foram ignoradas e silenciadas pela sociedade patriarcal moçambicana. É assim que O alegre canto da perdiz traz a história de Moçambique sob a dominação colonial, mas relida pelo olhar feminino. Em Ventos do apocalipse a mesma releitura acontece, mas agora ela se dá sobre os conflitos desencadeados pela guerra civil que assolou o país após o processo de independência. Além dos aspectos citados, esta pesquisa pretende se constituir como um trabalho no campo das Literaturas Africanas, capaz de contribuir para implementação da Lei Federal 10.639/03 no ensino brasileiro, visto que ainda há carência de trabalhos acadêmicos que abordem tais estudos.
id UFJF_9b39f7ef3d562fdc0fe1108d8d6f76a8
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13198
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Rocha, Enilce do Carmo Albergariahttp://lattes.cnpq.br/6909251671987785Bezerra-Perez, Carolina dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1222694716511355Thomaz, Fernanda do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1021841535569446Lima, Tânia Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524Oliveira, Maria Antônia de Jesushttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/1154463210710485Silva, Érica Luciana de Souza2021-08-31T13:02:18Z2021-08-262021-08-31T13:02:18Z2021-04-12https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00042https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13198Este trabalho é um estudo sobre dois romances de Paulina Chiziane: O alegre canto da perdiz (2010) e Ventos do apocalipse (1999). Esta pesquisa se fundamenta na tese de que a obra de Chiziane, ao falar de mulher e como mulher, esgaça a ideia de cânone literário quando traz para o centro de seus romances a voz daquelas que foram silenciadas e invisibilizadas, primeiramente pelo poder colonial português e, na sequência, pela estrutura patriarcal, especialmente do sul de Moçambique, lugar onde essa estrutura foi legitimada e incentivada pela dominação colonial. Dessa forma, a autora demonstra, através de seus textos, sua competência em apresentar outras Áfricas desconhecidas, tanto pelo mundo ocidental, quanto pelo próprio mundo patriarcal moçambicano, e problematiza cada um dos espaços em que elas se inserem. Para justificar tal afirmação, buscaram-se elementos que distinguissem a obra da referida autora das demais escritoras moçambicanas. A conclusão depreendida é que Paulina Chiziane utiliza sua escrita, que é um espaço de poder, para reverberar as vozes das inúmeras mulheres moçambicanas. As narrativas carregam consigo as dores e reflexões femininas que, por séculos, foram ignoradas e silenciadas pela sociedade patriarcal moçambicana. É assim que O alegre canto da perdiz traz a história de Moçambique sob a dominação colonial, mas relida pelo olhar feminino. Em Ventos do apocalipse a mesma releitura acontece, mas agora ela se dá sobre os conflitos desencadeados pela guerra civil que assolou o país após o processo de independência. Além dos aspectos citados, esta pesquisa pretende se constituir como um trabalho no campo das Literaturas Africanas, capaz de contribuir para implementação da Lei Federal 10.639/03 no ensino brasileiro, visto que ainda há carência de trabalhos acadêmicos que abordem tais estudos.The current paper addresses a study on two of Paulina Chiziane's novels: The happy partridge's song (O alegre canto da perdiz) and Winds of the apocalypse (Ventos do apocalipse). This research is based on the theory that Chiziane's work, when it brings to the center condition of woman, is based on the idea of a literary canon when it brings to the center of its novels the voice of those who were silenced and invisible, firstly by colonial power Portuguese and, then, by the patriarchal structure, especially in southern Mozambique, which was legitimized and encouraged by colonial domination. In this way, the author demonstrates, through her texts, her competence to present other unknown Africas, both by the Western world and by the Mozambican patriarchal world itself, and to problematize each of the spaces in which they are situated. To justify this statement, we searched for elements that distinguished the work of the writer Mrs. Chiziane form the other Mozambican writers. The conclusion in that Paulina Chiziane uses her writing, which is a space of power, to reverberate the voices of countless Mozambican women. The narratives carry with them the pains and reflections of women who, for centuries, have been ignored and silenced by Mozambican patriarchal society. This how The happy partridge’s son (O alegre canto da perdiz) tells the history of Mozambique under colonial domination, but reread by the feminine point fo view. In Winds of the apocalypse (Ventos do apocalypse) it happens the same rereading, but now it takes place on the conflicts triggered off by the civil war that razed the country after the process of independence. In addition to the aspects mentioned, this research aims to constitute a work in the field of African Literature, which contributes to the implementation of Federal Law 10.639/03 in Brazilian education, since there is still a lack of academic papers that address such studies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura moçambicanaAutoria femininaFeminismo negro africanoColonialismoMozambican literatureFemale authorshipAfrican black feminismColonialismDas margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chizianeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALericalucianadesouzasilva.pdfericalucianadesouzasilva.pdfPDF/Aapplication/pdf3261529https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/1/ericalucianadesouzasilva.pdff0616528ff63fc69609f8c34527cd69fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTericalucianadesouzasilva.pdf.txtericalucianadesouzasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain723130https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/4/ericalucianadesouzasilva.pdf.txt2c633018e7943931267e0c735cbfa46eMD54THUMBNAILericalucianadesouzasilva.pdf.jpgericalucianadesouzasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/5/ericalucianadesouzasilva.pdf.jpgbb0d857a3064c1a8f273444ad435391fMD55ufjf/131982021-09-08 22:08:23.723oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-09-09T01:08:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
title Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
spellingShingle Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
Silva, Érica Luciana de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura moçambicana
Autoria feminina
Feminismo negro africano
Colonialismo
Mozambican literature
Female authorship
African black feminism
Colonialism
title_short Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
title_full Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
title_fullStr Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
title_full_unstemmed Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
title_sort Das margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chiziane
author Silva, Érica Luciana de Souza
author_facet Silva, Érica Luciana de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Enilce do Carmo Albergaria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6909251671987785
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bezerra-Perez, Carolina dos Santos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1222694716511355
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thomaz, Fernanda do Nascimento
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1021841535569446
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8280794437858524
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Oliveira, Maria Antônia de Jesus
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1154463210710485
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érica Luciana de Souza
contributor_str_mv Rocha, Enilce do Carmo Albergaria
Bezerra-Perez, Carolina dos Santos
Thomaz, Fernanda do Nascimento
Lima, Tânia Maria de Araújo
Oliveira, Maria Antônia de Jesus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura moçambicana
Autoria feminina
Feminismo negro africano
Colonialismo
Mozambican literature
Female authorship
African black feminism
Colonialism
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura moçambicana
Autoria feminina
Feminismo negro africano
Colonialismo
Mozambican literature
Female authorship
African black feminism
Colonialism
description Este trabalho é um estudo sobre dois romances de Paulina Chiziane: O alegre canto da perdiz (2010) e Ventos do apocalipse (1999). Esta pesquisa se fundamenta na tese de que a obra de Chiziane, ao falar de mulher e como mulher, esgaça a ideia de cânone literário quando traz para o centro de seus romances a voz daquelas que foram silenciadas e invisibilizadas, primeiramente pelo poder colonial português e, na sequência, pela estrutura patriarcal, especialmente do sul de Moçambique, lugar onde essa estrutura foi legitimada e incentivada pela dominação colonial. Dessa forma, a autora demonstra, através de seus textos, sua competência em apresentar outras Áfricas desconhecidas, tanto pelo mundo ocidental, quanto pelo próprio mundo patriarcal moçambicano, e problematiza cada um dos espaços em que elas se inserem. Para justificar tal afirmação, buscaram-se elementos que distinguissem a obra da referida autora das demais escritoras moçambicanas. A conclusão depreendida é que Paulina Chiziane utiliza sua escrita, que é um espaço de poder, para reverberar as vozes das inúmeras mulheres moçambicanas. As narrativas carregam consigo as dores e reflexões femininas que, por séculos, foram ignoradas e silenciadas pela sociedade patriarcal moçambicana. É assim que O alegre canto da perdiz traz a história de Moçambique sob a dominação colonial, mas relida pelo olhar feminino. Em Ventos do apocalipse a mesma releitura acontece, mas agora ela se dá sobre os conflitos desencadeados pela guerra civil que assolou o país após o processo de independência. Além dos aspectos citados, esta pesquisa pretende se constituir como um trabalho no campo das Literaturas Africanas, capaz de contribuir para implementação da Lei Federal 10.639/03 no ensino brasileiro, visto que ainda há carência de trabalhos acadêmicos que abordem tais estudos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T13:02:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-26
2021-08-31T13:02:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13198
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00042
url https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00042
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/1/ericalucianadesouzasilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/4/ericalucianadesouzasilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13198/5/ericalucianadesouzasilva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0616528ff63fc69609f8c34527cd69f
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
2c633018e7943931267e0c735cbfa46e
bb0d857a3064c1a8f273444ad435391f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661234975604736