Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thayane Pilar Martins da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15685
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória de cooptação do conceito de empoderamento, da teoria para o senso comum e para a lógica de mercado, e assim entender suas transformações de uso e sentido, conforme sua aplicação pelo femvertising de beleza. Com foco no contexto brasileiro, busca-se analisar as contradições, esvaziamentos e efeitos da ressignificação que o conceito sofreu, analisando sob o ponto de vista da teoria feminista contemporânea, conectando conceitos e temas importantes que ainda não são tão usados no Brasil. Entende-se que o processo em voga se insere no conceito de feminismo de commodity, proposto por Goldman, Heath e Smith (1991), assim como conversa com a teoria do pósfeminismo, cujo expoente maior é Rosalind Gill (2011; 2016; 2017) e Angela McRobbie (2006). Trata-se de uma revisão bibliográfica, que busca se inserir no campo dos estudos de gênero, estudos culturais e teoria feminista contemporânea.
id UFJF_aee9a33f6a58e1e2c5df4226f6150852
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15685
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Bonadio, Maria Claudiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMorgado, Débora Pinguellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doSantos, Rochelle Cristina doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doSilva, Thayane Pilar Martins da2023-08-04T12:04:08Z2023-08-032023-08-04T12:04:08Z2023-04-25https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15685O objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória de cooptação do conceito de empoderamento, da teoria para o senso comum e para a lógica de mercado, e assim entender suas transformações de uso e sentido, conforme sua aplicação pelo femvertising de beleza. Com foco no contexto brasileiro, busca-se analisar as contradições, esvaziamentos e efeitos da ressignificação que o conceito sofreu, analisando sob o ponto de vista da teoria feminista contemporânea, conectando conceitos e temas importantes que ainda não são tão usados no Brasil. Entende-se que o processo em voga se insere no conceito de feminismo de commodity, proposto por Goldman, Heath e Smith (1991), assim como conversa com a teoria do pósfeminismo, cujo expoente maior é Rosalind Gill (2011; 2016; 2017) e Angela McRobbie (2006). Trata-se de uma revisão bibliográfica, que busca se inserir no campo dos estudos de gênero, estudos culturais e teoria feminista contemporânea.The objective of this research is to understand the trajectory of the misappropriation of the concept of empowerment, from theory to common sense and to market logic, and thus understand its transformations in usage and meaning, according to its application by femvertising beauty ads. Focusing on the Brazilian context, our purpose is to analyze the contradictions, emptyings and effects of the new meanings that the concept has gained, analyzing it from the point of view of contemporary feminist theory, connecting important concepts and themes that are not yet widely used in Brazil. It is understood that the process at play here is part of the concept of commodity feminism, proposed by Goldman, Heath and Smith (1991), as well as a conversation with the theory of postfeminism, whose greatest exponent is Rosalind Gill (2011; 2016; 2017) and Angela McRobbie (2006). This is a bibliographic review, which seeks to be inserted in the field of gender studies, cultural studies and contemporary feminist theory.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEmpoderamentoFemvertisingFeminismo de commodityPublicidade de belezaEmpowerment, femvertisingCommodity feminismBeauty advertisementsSomos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALthayanepilarmartinsdasilva.pdfthayanepilarmartinsdasilva.pdfapplication/pdf2212588https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/1/thayanepilarmartinsdasilva.pdf43f5d6cc04cd6d550fa36085c043ad94MD51TEXTthayanepilarmartinsdasilva.pdf.txtthayanepilarmartinsdasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain462534https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/4/thayanepilarmartinsdasilva.pdf.txt694e0c11e3187445a9e55c8b14ea9bcaMD54THUMBNAILthayanepilarmartinsdasilva.pdf.jpgthayanepilarmartinsdasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/5/thayanepilarmartinsdasilva.pdf.jpga3fd0cdf4e11d38947a5e7288d5118b8MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/156852023-08-05 03:04:26.265oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:04:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
title Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
spellingShingle Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
Silva, Thayane Pilar Martins da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Empoderamento
Femvertising
Feminismo de commodity
Publicidade de beleza
Empowerment, femvertising
Commodity feminism
Beauty advertisements
title_short Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
title_full Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
title_fullStr Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
title_full_unstemmed Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
title_sort Somos empoderadas? A trajetória do termo empoderamento e diálogos sobre pósfeminismo, femvertising de beleza e feminismo de mercadoria
author Silva, Thayane Pilar Martins da
author_facet Silva, Thayane Pilar Martins da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonadio, Maria Claudia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Morgado, Débora Pinguello
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Rochelle Cristina dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thayane Pilar Martins da
contributor_str_mv Bonadio, Maria Claudia
Morgado, Débora Pinguello
Santos, Rochelle Cristina dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Empoderamento
Femvertising
Feminismo de commodity
Publicidade de beleza
Empowerment, femvertising
Commodity feminism
Beauty advertisements
dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento
Femvertising
Feminismo de commodity
Publicidade de beleza
Empowerment, femvertising
Commodity feminism
Beauty advertisements
description O objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória de cooptação do conceito de empoderamento, da teoria para o senso comum e para a lógica de mercado, e assim entender suas transformações de uso e sentido, conforme sua aplicação pelo femvertising de beleza. Com foco no contexto brasileiro, busca-se analisar as contradições, esvaziamentos e efeitos da ressignificação que o conceito sofreu, analisando sob o ponto de vista da teoria feminista contemporânea, conectando conceitos e temas importantes que ainda não são tão usados no Brasil. Entende-se que o processo em voga se insere no conceito de feminismo de commodity, proposto por Goldman, Heath e Smith (1991), assim como conversa com a teoria do pósfeminismo, cujo expoente maior é Rosalind Gill (2011; 2016; 2017) e Angela McRobbie (2006). Trata-se de uma revisão bibliográfica, que busca se inserir no campo dos estudos de gênero, estudos culturais e teoria feminista contemporânea.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-04T12:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-03
2023-08-04T12:04:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15685
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/1/thayanepilarmartinsdasilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/4/thayanepilarmartinsdasilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/5/thayanepilarmartinsdasilva.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15685/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43f5d6cc04cd6d550fa36085c043ad94
694e0c11e3187445a9e55c8b14ea9bca
a3fd0cdf4e11d38947a5e7288d5118b8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661301200519168