Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Amanda Lai Lee
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34488
Resumo: O presente trabalho problematiza a femvertising e o empoderamento feminino como estratégias de comunicação das marcas para atingir às mulheres, entendidas como um público consumidor. Para tanto, em um primeiro momento reflete sobre a sociedade de consumo, o papel da publicidade e as retóricas empregadas pelo capital. Em seguida, discorre sobre as marcas, branding e marketing 4.0. Alicerçadas nestas reflexões, estudamos a mulher como um nicho altamente rentável para as marcas e as estratégias empregadas para atingir as consumidoras, chegando ao objetivo central desta pesquisa. A pesquisa foi feita com o método bibliográfico que permitiu a construção de uma discussão sobre as teorias dos principais autores como Maria Eduarda Rocha, Lívia Barbosa e Andrea Semprini. Ao mesmo tempo, selecionamos 13 marcas que empregaram o empoderamento feminino e a femvertising na sua comunicação durante o período de 2015 a 2019 no Instagram, Facebook e Youtube, sendo que sete conseguiram desenvolver corretamente os parâmetros da femvertising e empregaram o empoderamento feminino e seis, falharam em suas comunicações der marca. Com a pesquisa desenvolvida, apontamos que tais estratégias se configuram em argumentos de venda e de apelo ao consumo, visando à lucratividade. No entanto, também entendemos que apesar de ser alicerçadas pelo consumo, tais estratégias são positivas porque conseguem representar as mulheres de forma correta.
id UFRN_aeabb1543211cc3c8053f757108c799e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34488
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Amanda Lai LeeOliveira, Raquel AssunçãoArruda, JadeannyChacel, Marcela Costa da Cunha2019-11-26T18:29:52Z2021-09-20T12:45:42Z2019-11-26T18:29:52Z2021-09-20T12:45:42Z2019-11-1920150114031VASCONCELOS, Amanda Lai Lee. Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas. 2019. 127f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34488O presente trabalho problematiza a femvertising e o empoderamento feminino como estratégias de comunicação das marcas para atingir às mulheres, entendidas como um público consumidor. Para tanto, em um primeiro momento reflete sobre a sociedade de consumo, o papel da publicidade e as retóricas empregadas pelo capital. Em seguida, discorre sobre as marcas, branding e marketing 4.0. Alicerçadas nestas reflexões, estudamos a mulher como um nicho altamente rentável para as marcas e as estratégias empregadas para atingir as consumidoras, chegando ao objetivo central desta pesquisa. A pesquisa foi feita com o método bibliográfico que permitiu a construção de uma discussão sobre as teorias dos principais autores como Maria Eduarda Rocha, Lívia Barbosa e Andrea Semprini. Ao mesmo tempo, selecionamos 13 marcas que empregaram o empoderamento feminino e a femvertising na sua comunicação durante o período de 2015 a 2019 no Instagram, Facebook e Youtube, sendo que sete conseguiram desenvolver corretamente os parâmetros da femvertising e empregaram o empoderamento feminino e seis, falharam em suas comunicações der marca. Com a pesquisa desenvolvida, apontamos que tais estratégias se configuram em argumentos de venda e de apelo ao consumo, visando à lucratividade. No entanto, também entendemos que apesar de ser alicerçadas pelo consumo, tais estratégias são positivas porque conseguem representar as mulheres de forma correta.The present work discusses a woman and female advertising as brands' communication strategies to reach women, entering as a consumer public. To do so, at first think about the consumer society, the role of advertising and the rhetoric employed by capital. It then discusses branding, branding, and marketing 4.0. Based on these reflections, we study a woman as a highly profitable niche for brands and as strategies employed to reach consumers, reaching the central objective of this research. A research was made with the bibliographic method that allowed the construction of a discussion about the theories of the main authors as Maria Eduarda Rocha, Lívia Barbosa and Andrea Semprini. At the same time, it selects 13 brands that employ or use feminine and advertising communication during the period 2015-2020 on Instagram, Facebook and Youtube, and seven are able to correctly develop the advertising parameters and employ feminine or feminine, failed in their communications. brand. With a developed research, we pointed out that such strategies are configured in sales arguments and consumer appeal, allowing profitability. However, we also understand that, despite being benefited by consumption, these statistics are positive because they can be used as women correctly.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e Propaganda - Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessconsumomarcasmulheresfemvertisingempoderamento femininoEmpoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcasEmpowerment and Femvertising as brand communication strategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEmpoderamentoeFemvertising_Vasconcelos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain246875https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/1/EmpoderamentoeFemvertising_Vasconcelos_2019.pdf.txtae15a7e1ebd6697ab87f858099344eecMD51ORIGINALEmpoderamentoFemvertising_Vasconcelos_2019.pdfapplication/pdf3783157https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/2/EmpoderamentoFemvertising_Vasconcelos_2019.pdf1a691565f105737d636de9b8bdda6a3aMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/344882023-01-13 16:31:02.544oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T19:31:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Empowerment and Femvertising as brand communication strategies
title Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
spellingShingle Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
Vasconcelos, Amanda Lai Lee
consumo
marcas
mulheres
femvertising
empoderamento feminino
title_short Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
title_full Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
title_fullStr Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
title_full_unstemmed Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
title_sort Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas
author Vasconcelos, Amanda Lai Lee
author_facet Vasconcelos, Amanda Lai Lee
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Arruda, Jadeanny
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Amanda Lai Lee
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
contributor_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv consumo
marcas
mulheres
femvertising
empoderamento feminino
topic consumo
marcas
mulheres
femvertising
empoderamento feminino
description O presente trabalho problematiza a femvertising e o empoderamento feminino como estratégias de comunicação das marcas para atingir às mulheres, entendidas como um público consumidor. Para tanto, em um primeiro momento reflete sobre a sociedade de consumo, o papel da publicidade e as retóricas empregadas pelo capital. Em seguida, discorre sobre as marcas, branding e marketing 4.0. Alicerçadas nestas reflexões, estudamos a mulher como um nicho altamente rentável para as marcas e as estratégias empregadas para atingir as consumidoras, chegando ao objetivo central desta pesquisa. A pesquisa foi feita com o método bibliográfico que permitiu a construção de uma discussão sobre as teorias dos principais autores como Maria Eduarda Rocha, Lívia Barbosa e Andrea Semprini. Ao mesmo tempo, selecionamos 13 marcas que empregaram o empoderamento feminino e a femvertising na sua comunicação durante o período de 2015 a 2019 no Instagram, Facebook e Youtube, sendo que sete conseguiram desenvolver corretamente os parâmetros da femvertising e empregaram o empoderamento feminino e seis, falharam em suas comunicações der marca. Com a pesquisa desenvolvida, apontamos que tais estratégias se configuram em argumentos de venda e de apelo ao consumo, visando à lucratividade. No entanto, também entendemos que apesar de ser alicerçadas pelo consumo, tais estratégias são positivas porque conseguem representar as mulheres de forma correta.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-26T18:29:52Z
2021-09-20T12:45:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-26T18:29:52Z
2021-09-20T12:45:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150114031
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, Amanda Lai Lee. Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas. 2019. 127f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34488
identifier_str_mv 20150114031
VASCONCELOS, Amanda Lai Lee. Empoderamento e Femvertising como estratégias de comunicação das marcas. 2019. 127f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Publicidade e Propaganda - Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/1/EmpoderamentoeFemvertising_Vasconcelos_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/2/EmpoderamentoFemvertising_Vasconcelos_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34488/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae15a7e1ebd6697ab87f858099344eec
1a691565f105737d636de9b8bdda6a3a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832678465175552