A boa forma do corpo na modernidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2174 |
Resumo: | Na Modernidade o discurso científico suspeita do corpo e o posiciona como um simples suporte da pessoa, um objeto à disposição sobre o qual é necessário trabalhar a fim de alcançar seu aperfeiçoamento. É também a matéria-prima onde se dilui e concomitantemente se conquista a identidade individual. A partir da leitura dos relatos das leitoras da revista feminina Boa Forma do ano de 2009, esta pesquisa tem por objetivo discutir os significados e valores do corpo, considerando o papel das práticas de modificação corporal reflexiva na busca da concretização de um projeto corporal. A Modernidade viabilizou um projeto do corpo que consiste em moldá-lo para construir e/ou reconstruir a identidade individual. Nessa perspectiva, o corpo não é o lugar da condenação, sim uma nova possibilidade de manifestação do eu, uma nova forma do sujeito se reportar ao mundo, portanto, digno de todo investimento. O corpo tornou-se a possibilidade de “salvação individual” e um estilo de vida. Sob o signo de uma promessa messiânica: os feios ficarão belos e os velhos ficarão jovens, perceber-se-á que mais do que o investimento no invólucro corporal com fim em si, a dedicação ao corpo se deve à constante busca de definir a interioridade a partir da exterioridade. |
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A partir da leitura dos relatos das leitoras da revista feminina Boa Forma do ano de 2009, esta pesquisa tem por objetivo discutir os significados e valores do corpo, considerando o papel das práticas de modificação corporal reflexiva na busca da concretização de um projeto corporal. A Modernidade viabilizou um projeto do corpo que consiste em moldá-lo para construir e/ou reconstruir a identidade individual. Nessa perspectiva, o corpo não é o lugar da condenação, sim uma nova possibilidade de manifestação do eu, uma nova forma do sujeito se reportar ao mundo, portanto, digno de todo investimento. O corpo tornou-se a possibilidade de “salvação individual” e um estilo de vida. Sob o signo de uma promessa messiânica: os feios ficarão belos e os velhos ficarão jovens, perceber-se-á que mais do que o investimento no invólucro corporal com fim em si, a dedicação ao corpo se deve à constante busca de definir a interioridade a partir da exterioridade.In modern scientific discourse there is the consideration of the person‟s body and the postulate that it is simply the support of the person, an object which is available and which is necessary to work on in order to achieve improvement. Also, it is seen as the raw material in which an individual person‟s identity is both lessened and simultaneously mastered. From reading the reports of female readers of the magazine Boa Forma from the year 2009, this present research aims to investigate the meanings and values of the body and to advance an understanding of the practices of reflective body modification in order to understand their roles in the search for a body plan.The modern form makes possible a body design that consists of shaping it to build and/or reconstruct its individual identity. From this perspective, the body is not a place for criticism, but rather it becomes a new possibility of the manifestation of the self, a new form of the subject to be presented to the world, and therefore is worth all of the investment. The body becomes the means of a person‟s salvation and also of his/her lifestyle. From being a priori the absolute identity of the individual, it was broken up, accompanying the reformation of the subject. As a sign of the messianic promise: the ugly will become beautiful and old will become young, people will realize that, even more than an investment in the covering of the body as an end in itself, the important question for the body is the constant search to define the interior from the exterior.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em Ciências SociaisUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASCorpoRevista Boa FormaModernidadeModificação corporal reflexivaProjeto do corpoBodyBoa Forma MagazineModernityReflexive Body ModificationBody ProjectA boa forma do corpo na modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILbarbaranascimentoduarte.pdf.jpgbarbaranascimentoduarte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2174/4/barbaranascimentoduarte.pdf.jpg5063a20cdf91f83dc718a75591cfb316MD54ORIGINALbarbaranascimentoduarte.pdfbarbaranascimentoduarte.pdfapplication/pdf1096346https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2174/1/barbaranascimentoduarte.pdf6bd81b3b4fd9bee4c73eae5fd62722c5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2174/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTbarbaranascimentoduarte.pdf.txtbarbaranascimentoduarte.pdf.txtExtracted texttext/plain345140https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2174/3/barbaranascimentoduarte.pdf.txt528ba76b7604394c5a965e26ce3ac6b0MD53ufjf/21742019-11-07 11:13:25.304oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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