Design de produção e caracterização de personagens: estudo de caso sobre a série True Detective
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11398 |
Resumo: | O cinema lança mão de diversas ferramentas para contar uma história e envolver o espectador. Dentre essas ferramentas, o design de produção é um dos grandes responsáveis pela criação do universo fictício da trama. Através do trabalho do departamento artístico, cenários e figurinos são planejados e criados de forma a contextualizar a história e transmitir mensagens para o espectador. Esse trabalho é evidente não apenas em filmes, como também em séries televisivas, que vêm, cada vez mais, ganhando notoriedade diante do público e da crítica. Não obstante, notamos uma escassez de estudos que ratifiquem de forma profícua a importância do design de produção dentro do universo televisivo. Em função disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho do designer de produção, Alex DiGerlando, na premiada primeira temporada da série True Detective, produzida pelo canal Home Box Office (HBO), em 2014. Buscamos compreender como os cenários da série, com foco principal nas residências, contribuem para a construção da identidade dos personagens, bem como para a consequente assimilação dessas identidades por parte dos espectadores. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo baseia-se em uma revisão literária em livros, em dissertações e teses, assim como em artigos científicos sobre design de produção, sobre teorias televisivas, bem como sobre narrativa e caracterização de personagens. Além disso, entrevistaremos o profissional Alex DiGerlando com o intuito de verificar como acontece o processo de transcrição da história no roteiro para o mundo físico e como ocorreram algumas das escolhas do departamento artístico da série. Percebemos que todos os sets da primeira temporada foram trabalhados com preciosismo. O grande nível de detalhes depositado nos cenários auxiliou a construção das cenas, corroborou o universo dos personagens e, consequentemente, contribuiu para o processo de interiorização da trama pelo espectador. |
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Não obstante, notamos uma escassez de estudos que ratifiquem de forma profícua a importância do design de produção dentro do universo televisivo. Em função disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho do designer de produção, Alex DiGerlando, na premiada primeira temporada da série True Detective, produzida pelo canal Home Box Office (HBO), em 2014. Buscamos compreender como os cenários da série, com foco principal nas residências, contribuem para a construção da identidade dos personagens, bem como para a consequente assimilação dessas identidades por parte dos espectadores. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo baseia-se em uma revisão literária em livros, em dissertações e teses, assim como em artigos científicos sobre design de produção, sobre teorias televisivas, bem como sobre narrativa e caracterização de personagens. Além disso, entrevistaremos o profissional Alex DiGerlando com o intuito de verificar como acontece o processo de transcrição da história no roteiro para o mundo físico e como ocorreram algumas das escolhas do departamento artístico da série. Percebemos que todos os sets da primeira temporada foram trabalhados com preciosismo. O grande nível de detalhes depositado nos cenários auxiliou a construção das cenas, corroborou o universo dos personagens e, consequentemente, contribuiu para o processo de interiorização da trama pelo espectador.Cinema uses a variety of tools to tell a story and engage the viewer. Among these tools, the production design is responsible for creating the story’s fictional universe. Through the work of the art department, sets and costumes are planned and created in order to contextualize the story and convey messages to the viewer. This work is evident not only in movies but also in television series, which are gaining notoriety from the public and the critics. Nonetheless, we note a paucity of studies that rationalize, in a productive way, the importance of production design within the television universe. Therefore, this study aims to analyze the work of production designer Alex DiGerlando in the award-winning first season of the True Detective series, produced by the Home Box Office (HBO) channel in 2014. We sought to understand how the series sets, with focus on the residences, contribute to the construction of the character’s identity, as well as to the consequent assimilation of these identities by the spectators. The methodology used for the development of this study is based on a literary review in books, dissertations and theses, as well as in scientific articles on production design, on television theories, as well as on narrative and character construction. In addition, we will interview the professional Alex DiGerlando in order to verify how the story transcription from the script to the physical world happens, and how some of the choices from the art department of the series occurred. We realized that all first season’s sets were created with thoroughness. The great level of detail in the sets helped the construction of the scenes, corroborated the character’s universe and, consequently, contributed to the process of the plot’s internalization by the viewer.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTrue DetectiveDesign de produçãoSérie televisivaCinemaTrue DetectiveProduction designTV seriesCinemaDesign de produção e caracterização de personagens: estudo de caso sobre a série True Detectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarianalemosschwartz.pdfmarianalemosschwartz.pdfapplication/pdf7381337https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11398/1/marianalemosschwartz.pdfc9611e83dfdd1cf6209b98dfb2af99a4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11398/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11398/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmarianalemosschwartz.pdf.txtmarianalemosschwartz.pdf.txtExtracted texttext/plain388603https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11398/4/marianalemosschwartz.pdf.txt8b119fe7254c4eed48385be2e104a973MD54THUMBNAILmarianalemosschwartz.pdf.jpgmarianalemosschwartz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11398/5/marianalemosschwartz.pdf.jpg9de0f06c8cdd2831757b7d2af154d2f3MD55ufjf/113982019-12-17 04:07:45.396oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-12-17T06:07:45Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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