An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241533 |
Resumo: | O gótico do sul dos Estados Unidos conta com um extenso cânone literário, composto por autores como William Faulkner e Flannery O’Connor. Recentemente, este subgênero tem se tornado cada vez mais recorrente nas telas de TV também, presente em séries como Sharp Objects e American Horror Story: Coven , por exemplo. O presente trabalho visa analisar a representação do gótico do sul dos Estados Unidos na primeira temporada de True Detective , série de antologia criada por Nic Pizzolatto. Com base nas definições estabelecidas por Verstraten (2006) e Bal (2009), a primeira temporada da série será analisada com ênfase em elementos narratológicos, bem como de sua cinematografia e de mise-en-scène . O gênero Gótico é definido com base em Botting (1996), sendo sua vertente sul-estadunidense descrita de acordo com Crow e Street (2016). Ao fim da pesquisa, foi possível perceber que elementos como figurino, adereços, cenário, ângulos de câmera e focalização têm, de fato, um impacto na maneira como o gótico sulista é apresentado e, por consequência, percebido pelo espectador. |
id |
UFRGS-2_a0c96b147de7992265299b3a1b7c46e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241533 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bubenick, Carolina HagemannZanini, Claudio Vescia2022-06-30T04:52:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/241533001143182O gótico do sul dos Estados Unidos conta com um extenso cânone literário, composto por autores como William Faulkner e Flannery O’Connor. Recentemente, este subgênero tem se tornado cada vez mais recorrente nas telas de TV também, presente em séries como Sharp Objects e American Horror Story: Coven , por exemplo. O presente trabalho visa analisar a representação do gótico do sul dos Estados Unidos na primeira temporada de True Detective , série de antologia criada por Nic Pizzolatto. Com base nas definições estabelecidas por Verstraten (2006) e Bal (2009), a primeira temporada da série será analisada com ênfase em elementos narratológicos, bem como de sua cinematografia e de mise-en-scène . O gênero Gótico é definido com base em Botting (1996), sendo sua vertente sul-estadunidense descrita de acordo com Crow e Street (2016). Ao fim da pesquisa, foi possível perceber que elementos como figurino, adereços, cenário, ângulos de câmera e focalização têm, de fato, um impacto na maneira como o gótico sulista é apresentado e, por consequência, percebido pelo espectador.The Southern American Gothic has an extensive literary canon, composed by authors such as William Faulkner and Flannery O’Connor. Recently, this subgenre has become more and more recurrent on the TV screens, too, appearing in series such as Sharp Objects and American Horror Story: Coven , for example. This research aims at analyzing the representation of the Southern American Gothic in the first season of True Detective , an anthology series created by Nic Pizzolatto. Based on the definitions established by Verstraten (2006) and Bal (2009), the first season of the series will be analyzed with emphasis on its narratological elements, as well as its cinematography and mise-en-scène . The definition for Gothic as a literary genre is based on Botting (1996), being the Southern American Gothic described according to The Palgrave Handbook of Southern Gothic by Crow and Street (2016). By the end of the research, it became clear that elements such as costumes, props, setting, camera angles and focalization have, indeed, an impact on how the Southern American Gothic is presented and, consequently, perceived by the viewer.application/pdfengCinema e literaturaNarratologiaGóticoTrue DetectiveSouthern American GothicNarratologyAn analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143182.pdf.txt001143182.pdf.txtExtracted Texttext/plain74651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241533/2/001143182.pdf.txt1a77934fc087d4a62b6bf2094df8dd6cMD52ORIGINAL001143182.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1510983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241533/1/001143182.pdfea82478a4346dbc5966c95dcaa161ddfMD5110183/2415332022-08-06 04:50:17.806438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
title |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
spellingShingle |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology Bubenick, Carolina Hagemann Cinema e literatura Narratologia Gótico True Detective Southern American Gothic Narratology |
title_short |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
title_full |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
title_fullStr |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
title_full_unstemmed |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
title_sort |
An analysis of the southern american gothic in season one of True detective from the perspective of narratology |
author |
Bubenick, Carolina Hagemann |
author_facet |
Bubenick, Carolina Hagemann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bubenick, Carolina Hagemann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanini, Claudio Vescia |
contributor_str_mv |
Zanini, Claudio Vescia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e literatura Narratologia Gótico |
topic |
Cinema e literatura Narratologia Gótico True Detective Southern American Gothic Narratology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
True Detective Southern American Gothic Narratology |
description |
O gótico do sul dos Estados Unidos conta com um extenso cânone literário, composto por autores como William Faulkner e Flannery O’Connor. Recentemente, este subgênero tem se tornado cada vez mais recorrente nas telas de TV também, presente em séries como Sharp Objects e American Horror Story: Coven , por exemplo. O presente trabalho visa analisar a representação do gótico do sul dos Estados Unidos na primeira temporada de True Detective , série de antologia criada por Nic Pizzolatto. Com base nas definições estabelecidas por Verstraten (2006) e Bal (2009), a primeira temporada da série será analisada com ênfase em elementos narratológicos, bem como de sua cinematografia e de mise-en-scène . O gênero Gótico é definido com base em Botting (1996), sendo sua vertente sul-estadunidense descrita de acordo com Crow e Street (2016). Ao fim da pesquisa, foi possível perceber que elementos como figurino, adereços, cenário, ângulos de câmera e focalização têm, de fato, um impacto na maneira como o gótico sulista é apresentado e, por consequência, percebido pelo espectador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-30T04:52:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241533 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143182 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241533 |
identifier_str_mv |
001143182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241533/2/001143182.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241533/1/001143182.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a77934fc087d4a62b6bf2094df8dd6c ea82478a4346dbc5966c95dcaa161ddf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447314345492480 |