A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00087 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13699 |
Resumo: | O objetivo desta tese de doutorado é investigar se e como as multiplicidades presentes na construção de Ifemelu (personagem principal de Americanah de Chimamanda Adichie) e de outras personagens femininas do romance podem ser consideradas uma estratégia para questionar e escapar da ―história única‖ de estereotipação e objetificação à qual diversos grupos minoritários têm sido confinados. O propósito do trabalho aqui desenvolvido é demonstrar como algumas personagens escolhem ou são levados a habitar o estereótipo criado para eles, enquanto outras conseguem encontrar uma brecha no contrato social para buscarem subjetividades diversa. Para alcançar o aqui proposto, a pesquisa é baseada em uma (re)leitura de textos teóricos e críticos que abordam os temas de identidade, crítica feminista, póscolonialismo, raça e diáspora. Assim, é formado o aporte teórico para a análise de Ifemelu e de outras personagens importantes para sua construção identitária. São elas: a mãe de Ifemelu, Aunty Uju, a mãe de Obinze, Ginika, Kimberly, Laura, Curt, Blaine, Ranyinudo, Doris, e Kosi. A relação de Ifemelu com seu papel na sociedade, seu corpo, sua sexualidade e sua escrita também é explorada. A análise aqui proposta demonstra uma pluralidade de subjetividades femininas e a multiplicidade dos sistemas de opressão que tentam subjugar mulheres em momentos diversos da narrativa. A discussão aqui delineada corrobora a hipótese de que Ifemelu adquire fluidez diante de tantos sistemas que a oprimem, ganhando uma nova perspectiva ao ocupar, ao mesmo tempo, múltiplas posições de ‗alteridade‘. Desse modo, a personagem é capaz de transformar lugares de alienação em lugares de resistência e de reinvenção de seu eu. |
id |
UFJF_cefbf03c410828cca19221dcbc5cb604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13699 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Nícea Helenahttp://lattes.cnpq.br/4642562310697120Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simõeshttp://lattes.cnpq.br/8833823958303193Sérgio Ferreira, Rogério de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9851163160107039Braga, Cláudio Roberto Vieirahttp://lattes.cnpq.br/4006703147439147Oliveira, Luiz Manoel da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2078850561648563http://lattes.cnpq.br/8031917351003283Souza Pinto, Gabriela de2022-01-24T14:51:15Z2022-01-102022-01-24T14:51:15Z2021-11-23https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00087https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13699O objetivo desta tese de doutorado é investigar se e como as multiplicidades presentes na construção de Ifemelu (personagem principal de Americanah de Chimamanda Adichie) e de outras personagens femininas do romance podem ser consideradas uma estratégia para questionar e escapar da ―história única‖ de estereotipação e objetificação à qual diversos grupos minoritários têm sido confinados. O propósito do trabalho aqui desenvolvido é demonstrar como algumas personagens escolhem ou são levados a habitar o estereótipo criado para eles, enquanto outras conseguem encontrar uma brecha no contrato social para buscarem subjetividades diversa. Para alcançar o aqui proposto, a pesquisa é baseada em uma (re)leitura de textos teóricos e críticos que abordam os temas de identidade, crítica feminista, póscolonialismo, raça e diáspora. Assim, é formado o aporte teórico para a análise de Ifemelu e de outras personagens importantes para sua construção identitária. São elas: a mãe de Ifemelu, Aunty Uju, a mãe de Obinze, Ginika, Kimberly, Laura, Curt, Blaine, Ranyinudo, Doris, e Kosi. A relação de Ifemelu com seu papel na sociedade, seu corpo, sua sexualidade e sua escrita também é explorada. A análise aqui proposta demonstra uma pluralidade de subjetividades femininas e a multiplicidade dos sistemas de opressão que tentam subjugar mulheres em momentos diversos da narrativa. A discussão aqui delineada corrobora a hipótese de que Ifemelu adquire fluidez diante de tantos sistemas que a oprimem, ganhando uma nova perspectiva ao ocupar, ao mesmo tempo, múltiplas posições de ‗alteridade‘. Desse modo, a personagem é capaz de transformar lugares de alienação em lugares de resistência e de reinvenção de seu eu.The main aim of this doctoral dissertation is to investigate if and how the multiplicities in Chimamanda Adichie‘s construction of Ifemelu, the main character of Americanah, – as well as of other female characters in the novel – might be faced as a strategy to question and escape ―the single story‖ of stereotyping and objectification to which several minority groups have been confined. I aim to demonstrate how some characters are willing or led to inhabit the stereotype that has been created for them but also how others manage to find a breach in this social contract to search for a more diverse subjectivity. In order to fulfill this goals, this research is based on a (re)reading of theoretical and critical texts that address identity, feminist criticism, postcolonialism, race and diaspora. Through this reading, I construct the framework for the analysis of Ifemelu‘s identity and of other characters that are important to her construction as a character, which are: Ifemelu‘s mother, Aunty Uju, Obinze‘s mother, Ginika, Kimberly, Laura, Curt, Blaine, Ranyinudo, Doris, and Kosi. I also explore Ifemelu‘s relationship with her role in society, her body, her sexuality and her writing. The analysis here proposed demonstrates a plurality of female subjectivities and the multiplicity of systems of oppressions that attempt to subject women in different moments of the narrative. Our discussions corroborate the hypothesis that Ifemelu acquires fluidity in light of the many systems that oppress her, being able to gain a new perspective by occupying several simultaneous ‗elsewhere‘ positions, transforming places of alienation into a form of resistance and of reinventing her self.engUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCrítica feministaIdentidadeLiteratura africanaChimamanda adichieAmericanahFeminist criticismIdentityFemale african literatureA self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanahinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALgabrieladesouzapinto.pdfgabrieladesouzapinto.pdfPDF/Aapplication/pdf1603546https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/1/gabrieladesouzapinto.pdf0b8d128996c6c4eebcb04ff0132b8882MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTgabrieladesouzapinto.pdf.txtgabrieladesouzapinto.pdf.txtExtracted texttext/plain701252https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/4/gabrieladesouzapinto.pdf.txt0fc2db6dc57b2c9134ebb9c46b902c9fMD54THUMBNAILgabrieladesouzapinto.pdf.jpggabrieladesouzapinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/5/gabrieladesouzapinto.pdf.jpg61262bc0b6821ea616b7b4ae45f8b535MD55ufjf/136992022-10-25 10:51:06.739oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-10-25T12:51:06Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
title |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
spellingShingle |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah Souza Pinto, Gabriela de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Crítica feminista Identidade Literatura africana Chimamanda adichie Americanah Feminist criticism Identity Female african literature |
title_short |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
title_full |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
title_fullStr |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
title_full_unstemmed |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
title_sort |
A self adorned with uncertainty: Black female identity in Chimamanda Adichie’s Americanah |
author |
Souza Pinto, Gabriela de |
author_facet |
Souza Pinto, Gabriela de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Nícea Helena |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4642562310697120 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simões |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8833823958303193 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sérgio Ferreira, Rogério de Souza |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9851163160107039 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Braga, Cláudio Roberto Vieira |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4006703147439147 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Manoel da Silva |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2078850561648563 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8031917351003283 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Pinto, Gabriela de |
contributor_str_mv |
Nogueira, Nícea Helena Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simões Sérgio Ferreira, Rogério de Souza Braga, Cláudio Roberto Vieira Oliveira, Luiz Manoel da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Crítica feminista Identidade Literatura africana Chimamanda adichie Americanah Feminist criticism Identity Female african literature |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica feminista Identidade Literatura africana Chimamanda adichie Americanah Feminist criticism Identity Female african literature |
description |
O objetivo desta tese de doutorado é investigar se e como as multiplicidades presentes na construção de Ifemelu (personagem principal de Americanah de Chimamanda Adichie) e de outras personagens femininas do romance podem ser consideradas uma estratégia para questionar e escapar da ―história única‖ de estereotipação e objetificação à qual diversos grupos minoritários têm sido confinados. O propósito do trabalho aqui desenvolvido é demonstrar como algumas personagens escolhem ou são levados a habitar o estereótipo criado para eles, enquanto outras conseguem encontrar uma brecha no contrato social para buscarem subjetividades diversa. Para alcançar o aqui proposto, a pesquisa é baseada em uma (re)leitura de textos teóricos e críticos que abordam os temas de identidade, crítica feminista, póscolonialismo, raça e diáspora. Assim, é formado o aporte teórico para a análise de Ifemelu e de outras personagens importantes para sua construção identitária. São elas: a mãe de Ifemelu, Aunty Uju, a mãe de Obinze, Ginika, Kimberly, Laura, Curt, Blaine, Ranyinudo, Doris, e Kosi. A relação de Ifemelu com seu papel na sociedade, seu corpo, sua sexualidade e sua escrita também é explorada. A análise aqui proposta demonstra uma pluralidade de subjetividades femininas e a multiplicidade dos sistemas de opressão que tentam subjugar mulheres em momentos diversos da narrativa. A discussão aqui delineada corrobora a hipótese de que Ifemelu adquire fluidez diante de tantos sistemas que a oprimem, ganhando uma nova perspectiva ao ocupar, ao mesmo tempo, múltiplas posições de ‗alteridade‘. Desse modo, a personagem é capaz de transformar lugares de alienação em lugares de resistência e de reinvenção de seu eu. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-24T14:51:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-10 2022-01-24T14:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13699 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00087 |
url |
https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00087 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/1/gabrieladesouzapinto.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/4/gabrieladesouzapinto.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13699/5/gabrieladesouzapinto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b8d128996c6c4eebcb04ff0132b8882 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 0fc2db6dc57b2c9134ebb9c46b902c9f 61262bc0b6821ea616b7b4ae45f8b535 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817338522212761600 |