Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6571
Resumo: O Núcleo de Recursos Computacionais (NRC) é responsável pela Tecnologia da Informação do Instituto de Ciências Exatas(ICE) da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, o referido núcleo conta com o auxílio de uma ferramenta para que os usuários dos serviços de TI possam abrir chamados junto à equipe técnica. Entretanto, essa ferramenta possui recursos limitados, não sendo capaz de atender todas as necessidades da UFJF. Buscando melhorar o gerenciamento de TI do núcleo, com ênfase na Operação de Serviços, o presente trabalho realizou um estudo a fim de se buscar uma nova ferramenta para apoiar às atividades de atendimento ao usuário e gestão de ativos do NRC. Para alcançar este objetivo, uma revisão bibliográfica foi realizada na área de Gerenciamento de Serviços de TI, a partir da qual identificou-se a biblioteca ITIL®, onde se fez possível o aprofundamento sobre alguns aspectos relevantes à Operação de Serviços, com o propósito de melhorar o atendimento aos usuários. Ao analisar trabalhos relacionados ao tema em estudo, foram identificadas ferramentas que atendem a esse propósito e, posteriormente, foi realizada uma análise das mesmas, a fim de se escolher uma delas para implantação no NRC. A expectativa é que a ferramenta eleita auxilie a equipe técnica na realização dos atendimentos ao usuário e no processo de atendimento aos chamados, além de possibilitar a tomada de decisões estratégicas pela coordenação a partir de dados armazenados no sistema.
id UFJF_def921d0db9a5680950d045dda7bb196
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6571
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Julio, Eduardo Paganihttp://lattes.cnpq.br/2722036803654293Barrére, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/0735298552666402Silva, Edelberto Francohttp://lattes.cnpq.br/3987091765361506http://lattes.com.brOliveira, Daniel de2018-04-04T15:17:36Z2018-04-032018-04-04T15:17:36Z2017-07-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6571O Núcleo de Recursos Computacionais (NRC) é responsável pela Tecnologia da Informação do Instituto de Ciências Exatas(ICE) da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, o referido núcleo conta com o auxílio de uma ferramenta para que os usuários dos serviços de TI possam abrir chamados junto à equipe técnica. Entretanto, essa ferramenta possui recursos limitados, não sendo capaz de atender todas as necessidades da UFJF. Buscando melhorar o gerenciamento de TI do núcleo, com ênfase na Operação de Serviços, o presente trabalho realizou um estudo a fim de se buscar uma nova ferramenta para apoiar às atividades de atendimento ao usuário e gestão de ativos do NRC. Para alcançar este objetivo, uma revisão bibliográfica foi realizada na área de Gerenciamento de Serviços de TI, a partir da qual identificou-se a biblioteca ITIL®, onde se fez possível o aprofundamento sobre alguns aspectos relevantes à Operação de Serviços, com o propósito de melhorar o atendimento aos usuários. Ao analisar trabalhos relacionados ao tema em estudo, foram identificadas ferramentas que atendem a esse propósito e, posteriormente, foi realizada uma análise das mesmas, a fim de se escolher uma delas para implantação no NRC. A expectativa é que a ferramenta eleita auxilie a equipe técnica na realização dos atendimentos ao usuário e no processo de atendimento aos chamados, além de possibilitar a tomada de decisões estratégicas pela coordenação a partir de dados armazenados no sistema.The Center for Computational Resources (NRC) is responsible for Information Technology (IT) at the Institute of Exact Sciences of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Currently, this center has a tool for users of IT services to open calls for the technical staff. However, this tool has limited resources, not being able to fully meet the UFJF requirements. Seeking to improve NRC’s IT management, emphasizing the Service Operation, the present work carried out a study to find a new tool to support the user service and asset management activities of the center. In order to achieve that goal, a literature review was carried out in the area of IT Service Management, from which the ITIL® library was identified, where it was possible to deepen some aspects relevant to the Service Operation, with the purpose of improving customer services. When analyzing the works related to the topic under study, tools were identified that serve this purpose and, later, an analysis was made in order to choose one of them for implantation in the NRC. The expectation is that the chosen tool will assist the technical staff in the accomplishment of the user’s calls and in the process of attending to the calls, besides enabling strategic decision making by the coordination from the data stored in the system.PROQUALI (UFJF)porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasil-CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOGerenciamento de TIOperação de serviçosCentral de serviços ITIL®GLPIIT managementService operationService deskITIL®GLPIEstudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILdanieldeoliveira.pdf.jpgdanieldeoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/4/danieldeoliveira.pdf.jpg805b4c278dd3736df74b9adb86616ed0MD54ORIGINALdanieldeoliveira.pdfdanieldeoliveira.pdfapplication/pdf4412286https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/1/danieldeoliveira.pdf9b550a28c963d024f935a3c2bfdf8fe1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTdanieldeoliveira.pdf.txtdanieldeoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain149232https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/3/danieldeoliveira.pdf.txt9dcc65c9765205902bbd4a30c972a63dMD53ufjf/65712019-06-16 09:00:23.266oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T12:00:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
title Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
spellingShingle Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
Oliveira, Daniel de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Gerenciamento de TI
Operação de serviços
Central de serviços ITIL®
GLPI
IT management
Service operation
Service desk
ITIL®
GLPI
title_short Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
title_full Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
title_fullStr Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
title_full_unstemmed Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
title_sort Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF
author Oliveira, Daniel de
author_facet Oliveira, Daniel de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio, Eduardo Pagani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2722036803654293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barrére, Eduardo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0735298552666402
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Edelberto Franco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3987091765361506
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.com.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniel de
contributor_str_mv Julio, Eduardo Pagani
Barrére, Eduardo
Silva, Edelberto Franco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Gerenciamento de TI
Operação de serviços
Central de serviços ITIL®
GLPI
IT management
Service operation
Service desk
ITIL®
GLPI
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de TI
Operação de serviços
Central de serviços ITIL®
GLPI
IT management
Service operation
Service desk
ITIL®
GLPI
description O Núcleo de Recursos Computacionais (NRC) é responsável pela Tecnologia da Informação do Instituto de Ciências Exatas(ICE) da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, o referido núcleo conta com o auxílio de uma ferramenta para que os usuários dos serviços de TI possam abrir chamados junto à equipe técnica. Entretanto, essa ferramenta possui recursos limitados, não sendo capaz de atender todas as necessidades da UFJF. Buscando melhorar o gerenciamento de TI do núcleo, com ênfase na Operação de Serviços, o presente trabalho realizou um estudo a fim de se buscar uma nova ferramenta para apoiar às atividades de atendimento ao usuário e gestão de ativos do NRC. Para alcançar este objetivo, uma revisão bibliográfica foi realizada na área de Gerenciamento de Serviços de TI, a partir da qual identificou-se a biblioteca ITIL®, onde se fez possível o aprofundamento sobre alguns aspectos relevantes à Operação de Serviços, com o propósito de melhorar o atendimento aos usuários. Ao analisar trabalhos relacionados ao tema em estudo, foram identificadas ferramentas que atendem a esse propósito e, posteriormente, foi realizada uma análise das mesmas, a fim de se escolher uma delas para implantação no NRC. A expectativa é que a ferramenta eleita auxilie a equipe técnica na realização dos atendimentos ao usuário e no processo de atendimento aos chamados, além de possibilitar a tomada de decisões estratégicas pela coordenação a partir de dados armazenados no sistema.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T15:17:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-03
2018-04-04T15:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6571
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv -
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/4/danieldeoliveira.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/1/danieldeoliveira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6571/3/danieldeoliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 805b4c278dd3736df74b9adb86616ed0
9b550a28c963d024f935a3c2bfdf8fe1
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
9dcc65c9765205902bbd4a30c972a63d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193894388563968