Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender as aprendizagens que surgem da utilização de videogames de entretenimento por nativos digitais. Deste modo, a problemática anunciada se constitui em compreender as aprendizagens que emergem aos nativos digitais em sua relação com os videogames. Por meio do estudo teórico sobre nativos digitais e aprendizagens, acompanhado de questionários abertos com os sujeitos de pesquisa – a saber, jovens alunos de cursos de pós-graduação brasileiros e alunos do Ensino Médio de uma escola pública –, a pesquisa discutiu a temática proposta. A empiria, que neste contexto assumiu-se como ilustrativa, elucidou e desenvolveu um plano de fundo sobre as realidades de aprendizagens em nativos digitais e a forma como aprendem. Compreendem-se como nativos digitais não somente aqueles indivíduos que nasceram e se desenvolveram rodeados por tecnologias digitais, como também pessoas que lançam mão desses elementos nas mais variadas facetas de suas vidas. De forma a direcionar o olhar para esses indivíduos e suas apropriações do mundo dos jogos eletrônicos, utilizamos algumas pistas por meio dos estudos realizados pelo psicólogo americano David Kolb acerca de aprendizagem experiencial, aliados aos do estudioso americano Marc Prensky e suas formulações sobre a aprendizagem de nativos digitais. As pistas encontradas revelaram que esses indivíduos se relacionam de maneira peculiar com os games. De fato, para os nativos digitais, jogar, estudar e trabalhar se misturam em um amálgama produtivo, no qual todas essas etapas se confundem e geram conhecimento. |
id |
UFJF_e0d9104c2ec86d56c91831b6f5603308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/1750 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Bruno, Adriana Rochahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2Borges, Eliane Medeiroshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1Mattar Neto, João Augustohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180853J2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456404D6Abreu, Pedro Henrique Benevides de2016-07-08T13:24:19Z2016-07-072016-07-08T13:24:19Z2012-06-15https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750Este trabalho busca compreender as aprendizagens que surgem da utilização de videogames de entretenimento por nativos digitais. Deste modo, a problemática anunciada se constitui em compreender as aprendizagens que emergem aos nativos digitais em sua relação com os videogames. Por meio do estudo teórico sobre nativos digitais e aprendizagens, acompanhado de questionários abertos com os sujeitos de pesquisa – a saber, jovens alunos de cursos de pós-graduação brasileiros e alunos do Ensino Médio de uma escola pública –, a pesquisa discutiu a temática proposta. A empiria, que neste contexto assumiu-se como ilustrativa, elucidou e desenvolveu um plano de fundo sobre as realidades de aprendizagens em nativos digitais e a forma como aprendem. Compreendem-se como nativos digitais não somente aqueles indivíduos que nasceram e se desenvolveram rodeados por tecnologias digitais, como também pessoas que lançam mão desses elementos nas mais variadas facetas de suas vidas. De forma a direcionar o olhar para esses indivíduos e suas apropriações do mundo dos jogos eletrônicos, utilizamos algumas pistas por meio dos estudos realizados pelo psicólogo americano David Kolb acerca de aprendizagem experiencial, aliados aos do estudioso americano Marc Prensky e suas formulações sobre a aprendizagem de nativos digitais. As pistas encontradas revelaram que esses indivíduos se relacionam de maneira peculiar com os games. De fato, para os nativos digitais, jogar, estudar e trabalhar se misturam em um amálgama produtivo, no qual todas essas etapas se confundem e geram conhecimento.This paper seeks to understand the learning that arises from the use of entertainment video games in digital natives. Towards that goal, the question established itself though the following problem: what type of learning can emerge from de natives relationship with games? Through dialogue, via open questionnaires with the research subjects, namely: young post graduate Brazilian students and High School students form a public school, we tried to develop a research of illustrative nature, intended to elucidate and develop a background of the realities of the digital natives learning process. It is understood by digital natives, not only those individuals who were born and developed surrounded by digital technologies, as well as people who use these elements in various facets of their lives. In order to address these individuals and their appropriation of the world of video games, we used some of the studies conducted by the American psychologist David Kolb on experiential learning, combined with studies of the American scholar Marc Prensky and their formulations about learning of digital natives. The research revealed that these individual have different relationships with games. In a way, when it comes to digital natives, what they play, study or work with ends up blending together generating knowledge.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGamesEducaçãoJogos eletrônicosNativos digitaisAprendizagemGamesEducationDigital nativesLearningGames e educação: potência de aprendizagem em nativos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILpedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.jpgpedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/4/pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.jpgdfba0663cbeef784e97c1432e7a4d3edMD54ORIGINALpedrohenriquebenevidesdeabreu.pdfpedrohenriquebenevidesdeabreu.pdfapplication/pdf1414535https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/1/pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf6c84168b29e0ec8d745ccf942f8bd149MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52TEXTpedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.txtpedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.txtExtracted texttext/plain225995https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/3/pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.txt67f61d5841c0a8f2e7b5da66fefe7971MD53ufjf/17502019-11-07 11:40:45.96oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:40:45Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
title |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
spellingShingle |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais Abreu, Pedro Henrique Benevides de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Games Educação Jogos eletrônicos Nativos digitais Aprendizagem Games Education Digital natives Learning |
title_short |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
title_full |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
title_fullStr |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
title_full_unstemmed |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
title_sort |
Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais |
author |
Abreu, Pedro Henrique Benevides de |
author_facet |
Abreu, Pedro Henrique Benevides de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bruno, Adriana Rocha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borges, Eliane Medeiros |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mattar Neto, João Augusto |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180853J2 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456404D6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Pedro Henrique Benevides de |
contributor_str_mv |
Bruno, Adriana Rocha Borges, Eliane Medeiros Mattar Neto, João Augusto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Games Educação Jogos eletrônicos Nativos digitais Aprendizagem Games Education Digital natives Learning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Games Educação Jogos eletrônicos Nativos digitais Aprendizagem Games Education Digital natives Learning |
description |
Este trabalho busca compreender as aprendizagens que surgem da utilização de videogames de entretenimento por nativos digitais. Deste modo, a problemática anunciada se constitui em compreender as aprendizagens que emergem aos nativos digitais em sua relação com os videogames. Por meio do estudo teórico sobre nativos digitais e aprendizagens, acompanhado de questionários abertos com os sujeitos de pesquisa – a saber, jovens alunos de cursos de pós-graduação brasileiros e alunos do Ensino Médio de uma escola pública –, a pesquisa discutiu a temática proposta. A empiria, que neste contexto assumiu-se como ilustrativa, elucidou e desenvolveu um plano de fundo sobre as realidades de aprendizagens em nativos digitais e a forma como aprendem. Compreendem-se como nativos digitais não somente aqueles indivíduos que nasceram e se desenvolveram rodeados por tecnologias digitais, como também pessoas que lançam mão desses elementos nas mais variadas facetas de suas vidas. De forma a direcionar o olhar para esses indivíduos e suas apropriações do mundo dos jogos eletrônicos, utilizamos algumas pistas por meio dos estudos realizados pelo psicólogo americano David Kolb acerca de aprendizagem experiencial, aliados aos do estudioso americano Marc Prensky e suas formulações sobre a aprendizagem de nativos digitais. As pistas encontradas revelaram que esses indivíduos se relacionam de maneira peculiar com os games. De fato, para os nativos digitais, jogar, estudar e trabalhar se misturam em um amálgama produtivo, no qual todas essas etapas se confundem e geram conhecimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-08T13:24:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-07 2016-07-08T13:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/4/pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/1/pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/2/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1750/3/pedrohenriquebenevidesdeabreu.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfba0663cbeef784e97c1432e7a4d3ed 6c84168b29e0ec8d745ccf942f8bd149 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 67f61d5841c0a8f2e7b5da66fefe7971 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193998660009984 |