Territorialidade e resistência: a congada no município de Carandaí-MG
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14782 |
Resumo: | A congada é uma manifestação cultural e religiosa, presente em algumas regiões do Brasil, mas, foi em Minas Gerais que esta manifestação se difundiu. Sob a égide de Nossa Senhora do Rosário, a congada surge no interior das Irmandades de Homens Pretos, ainda no período colonial, atravessou o tempo, se transformou e, na atualidade, está presente em muitas cidades mineiras. Com o objetivo de compreender a territorialidade da congada e a corporeidade dos congadeiros nos espaços que ocupam em períodos de festejos, mais especificadamente, durante a Festa do Reinado, em que são coroados o rei e a rainha da festa, é que esta pesquisa se estabeleceu. Para tal estudo, a manifestação da Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia, no município mineiro de Carandaí, apresenta-se como nosso objeto de estudo. Sendo assim, utilizamos, em nossa pesquisa, a fenomenologia, enquanto método analítico, e a etnografia, como método de levantamento de dados. A pesquisa se desdobrou tendo o arcabouço teórico da geografia cultural e humanista como suporte, assim como os trabalhos de campo, os quais aconteceram de acordo com os eventos em que a Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia se apresentou, entre os anos de 2018 e 2019. |
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Com o objetivo de compreender a territorialidade da congada e a corporeidade dos congadeiros nos espaços que ocupam em períodos de festejos, mais especificadamente, durante a Festa do Reinado, em que são coroados o rei e a rainha da festa, é que esta pesquisa se estabeleceu. Para tal estudo, a manifestação da Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia, no município mineiro de Carandaí, apresenta-se como nosso objeto de estudo. Sendo assim, utilizamos, em nossa pesquisa, a fenomenologia, enquanto método analítico, e a etnografia, como método de levantamento de dados. A pesquisa se desdobrou tendo o arcabouço teórico da geografia cultural e humanista como suporte, assim como os trabalhos de campo, os quais aconteceram de acordo com os eventos em que a Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia se apresentou, entre os anos de 2018 e 2019.Congada is a cultural and religious manifestation present in some regions of Brazil, but it was in Minas Gerais that this manifestation spread. Under the auspices of Nossa Senhora do Rosário, the congada appears inside the Brotherhoods of Black Men if still in the colonial period, it crossed time, transformed itself, and today it is present in many mining towns. This research aims to understand the territoriality and corporeality of congada and congadeiros in the spaces they occupy during periods of festivities, more specifically, during the Reign Festival, in which the king and queen of the party are crowned. Settles down. For this study, the Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia in the mining municipality of Carandaí, presents itself as our object of study. Using phenomenology, as an analytical method and ethnography, as a method of data collection. The research unfolded in a theoretical study, with the theoretical framework of cultural and humanist geography as support and fieldwork, which took place according to the events in which the Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia participated between the years 2018 and 2019.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em GeografiaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIACongadaTerritorialidadeCorporeidadeGeografia culturalCongadaTerritorialityCorporealityCultural geographyTerritorialidade e resistência: a congada no município de Carandaí-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14782/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52ORIGINALelisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdfelisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdfapplication/pdf3016026https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14782/1/elisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdfde239c32d0fb133827b4b97b6b520a40MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14782/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTelisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf.txtelisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain251472https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14782/4/elisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf.txt3916437f56ac21a42dbe825d50b08ae6MD54THUMBNAILelisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf.jpgelisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14782/5/elisangelaaparecidadamascenoalmeida.pdf.jpgcc126540d4d9b83c69137f0a5ce52c9bMD55ufjf/147822023-01-03 04:16:15.939oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-01-03T06:16:15Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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A congada é uma manifestação cultural e religiosa, presente em algumas regiões do Brasil, mas, foi em Minas Gerais que esta manifestação se difundiu. Sob a égide de Nossa Senhora do Rosário, a congada surge no interior das Irmandades de Homens Pretos, ainda no período colonial, atravessou o tempo, se transformou e, na atualidade, está presente em muitas cidades mineiras. Com o objetivo de compreender a territorialidade da congada e a corporeidade dos congadeiros nos espaços que ocupam em períodos de festejos, mais especificadamente, durante a Festa do Reinado, em que são coroados o rei e a rainha da festa, é que esta pesquisa se estabeleceu. Para tal estudo, a manifestação da Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia, no município mineiro de Carandaí, apresenta-se como nosso objeto de estudo. Sendo assim, utilizamos, em nossa pesquisa, a fenomenologia, enquanto método analítico, e a etnografia, como método de levantamento de dados. A pesquisa se desdobrou tendo o arcabouço teórico da geografia cultural e humanista como suporte, assim como os trabalhos de campo, os quais aconteceram de acordo com os eventos em que a Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia se apresentou, entre os anos de 2018 e 2019. |
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