O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00387 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13783 |
Resumo: | As circunstâncias atuais, de financeirização da cultura e difusão do corporativismo nas artes, provocaram o esmaecimento ainda mais acentuado das fronteiras entre arte e economia. Sob essas condições, os papeis artísticos e empresariais se interpenetram e se institui a figura do “artista empreendedor”, que aproxima suas estratégias de reconhecimento e o discurso de suas obras de arte de técnicas empresariais. A partir do estudo de caso de Damien Hirst como figura paradigmática, a presente pesquisa pretende investigar o advento do artista empreendedor e suas estratégias artísticas e de mercado por meio da análise de dois megaeventos decisivos em sua trajetória: Beautiful Inside My Head Forever (2008) e Treasures from the Wreck of the Unbelievable (2017). Assim, pretende-se responder: o que caracteriza o artista empreendedor? Como surge esse novo paradigma? Como este ator pode produzir seu reconhecimento e sustentar sua reputação? Em contrapartida, será abordada a figura do colecionador como árbitro do gosto e mecenas, com base na análise das atuações de Charles Saatchi e François Pinault no mundo da arte, os quais assumem tal capital simbólico que são capazes disputar o monopólio discursivo do campo e criar eventos históricos em suas instituições. |
id |
UFJF_e7d083ec5badb1e6e6367caaf0c86af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13783 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, Maria Luciahttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806Silva, Elisabeth Murilho dahttp://lattes.cnpq.br/7877894686460721Fialho, Ana Leticiahttp://lattes.cnpq.brRibeiro, Maria Izabel Brancohttp://lattes.cnpq.br/9474379903398229http://lattes.cnpq.br/4961401527961841Restivo, Giovanna Marques Guisard2022-02-15T12:35:25Z2022-02-142022-02-15T12:35:25Z2021-09-28https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00387https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13783As circunstâncias atuais, de financeirização da cultura e difusão do corporativismo nas artes, provocaram o esmaecimento ainda mais acentuado das fronteiras entre arte e economia. Sob essas condições, os papeis artísticos e empresariais se interpenetram e se institui a figura do “artista empreendedor”, que aproxima suas estratégias de reconhecimento e o discurso de suas obras de arte de técnicas empresariais. A partir do estudo de caso de Damien Hirst como figura paradigmática, a presente pesquisa pretende investigar o advento do artista empreendedor e suas estratégias artísticas e de mercado por meio da análise de dois megaeventos decisivos em sua trajetória: Beautiful Inside My Head Forever (2008) e Treasures from the Wreck of the Unbelievable (2017). Assim, pretende-se responder: o que caracteriza o artista empreendedor? Como surge esse novo paradigma? Como este ator pode produzir seu reconhecimento e sustentar sua reputação? Em contrapartida, será abordada a figura do colecionador como árbitro do gosto e mecenas, com base na análise das atuações de Charles Saatchi e François Pinault no mundo da arte, os quais assumem tal capital simbólico que são capazes disputar o monopólio discursivo do campo e criar eventos históricos em suas instituições.The current circumstances, of financialization of culture and dissemination of corporatism in the arts, caused an even more accentuated blurring of the boundaries between art and economy. Under these conditions, the artistic and entrepreneurial roles are intertwined and the figure of the “artist-entrepreneur” is instituted, who approximates his recognition strategies and the discourse of his works of art with entrepreneurial techniques. Based on the case study of Damien Hirst as a paradigmatic figure, this research intends to investigate the advent of the artist-entrepreneur and his artistic and market strategies through the analysis of two decisive mega-events in his trajectory: Beautiful Inside My Head Forever ( 2008) and Treasures from the Wreck of the Unbelievable (2017). Thus, it is intended to answer: what characterize the entrepreneurial artist? How does this new paradigm arise? How can this actor produce his recognition and sustain his reputation? On the other hand, the figure of the collector as an arbiter of taste will be addressed, based on the analysis of the behavior of Charles Saatchi and François Pinault in the art world, who assume such symbolic capital that are able to dispute the discursive monopoly of the field and create historical events in their institutions.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtista empreendedorDamien HirstMercado de arteFrançois PinaultCharles SaatchiArtist-entrepreneurArt marketO artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirstinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALgiovannamarquesguisardrestivo.pdfgiovannamarquesguisardrestivo.pdfPDF/Aapplication/pdf6505300https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/1/giovannamarquesguisardrestivo.pdfec233c78e3c50b5c509b8a1bc241207cMD51TEXTgiovannamarquesguisardrestivo.pdf.txtgiovannamarquesguisardrestivo.pdf.txtExtracted texttext/plain404036https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/4/giovannamarquesguisardrestivo.pdf.txt9aa618c297507fb39f20ae352af32b38MD54THUMBNAILgiovannamarquesguisardrestivo.pdf.jpggiovannamarquesguisardrestivo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/5/giovannamarquesguisardrestivo.pdf.jpgf032180f8d4c4143c7cc43f60a20159dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/137832022-11-01 11:28:30.641oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-01T13:28:30Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
title |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
spellingShingle |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst Restivo, Giovanna Marques Guisard CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Artista empreendedor Damien Hirst Mercado de arte François Pinault Charles Saatchi Artist-entrepreneur Art market |
title_short |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
title_full |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
title_fullStr |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
title_full_unstemmed |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
title_sort |
O artista empreendedor: um estudo de caso de Damien Hirst |
author |
Restivo, Giovanna Marques Guisard |
author_facet |
Restivo, Giovanna Marques Guisard |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Maria Lucia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9373853760102806 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Elisabeth Murilho da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7877894686460721 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fialho, Ana Leticia |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Izabel Branco |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9474379903398229 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4961401527961841 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Restivo, Giovanna Marques Guisard |
contributor_str_mv |
Bueno, Maria Lucia Silva, Elisabeth Murilho da Fialho, Ana Leticia Ribeiro, Maria Izabel Branco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Artista empreendedor Damien Hirst Mercado de arte François Pinault Charles Saatchi Artist-entrepreneur Art market |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artista empreendedor Damien Hirst Mercado de arte François Pinault Charles Saatchi Artist-entrepreneur Art market |
description |
As circunstâncias atuais, de financeirização da cultura e difusão do corporativismo nas artes, provocaram o esmaecimento ainda mais acentuado das fronteiras entre arte e economia. Sob essas condições, os papeis artísticos e empresariais se interpenetram e se institui a figura do “artista empreendedor”, que aproxima suas estratégias de reconhecimento e o discurso de suas obras de arte de técnicas empresariais. A partir do estudo de caso de Damien Hirst como figura paradigmática, a presente pesquisa pretende investigar o advento do artista empreendedor e suas estratégias artísticas e de mercado por meio da análise de dois megaeventos decisivos em sua trajetória: Beautiful Inside My Head Forever (2008) e Treasures from the Wreck of the Unbelievable (2017). Assim, pretende-se responder: o que caracteriza o artista empreendedor? Como surge esse novo paradigma? Como este ator pode produzir seu reconhecimento e sustentar sua reputação? Em contrapartida, será abordada a figura do colecionador como árbitro do gosto e mecenas, com base na análise das atuações de Charles Saatchi e François Pinault no mundo da arte, os quais assumem tal capital simbólico que são capazes disputar o monopólio discursivo do campo e criar eventos históricos em suas instituições. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T12:35:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-14 2022-02-15T12:35:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13783 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00387 |
url |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00387 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/1/giovannamarquesguisardrestivo.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/4/giovannamarquesguisardrestivo.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/5/giovannamarquesguisardrestivo.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13783/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec233c78e3c50b5c509b8a1bc241207c 9aa618c297507fb39f20ae352af32b38 f032180f8d4c4143c7cc43f60a20159d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193866501685248 |